A palavra metaverso está cada vez mais presente na rotina das pessoas, principalmente após o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciar a transformação da rede social para a Meta. Segundo um estudo feito pela Gartner, cerca de 25% das pessoas passarão pelo menos uma hora do seu dia no metaverso até 2026, realizando atividades como aulas, comprando terrenos e assistindo a shows de diversos artistas. O que não percebemos é que estamos inseridos nesse contexto de realidade paralela há mais tempo do que imaginamos. O jogo Second Life, por exemplo, lançado em 2003, revolucionou o modo de levar a rotina, atividades e relacionamentos que se tem na vida real para o meio digital.
Separamos algumas curiosidades que você precisa saber sobre o metaverso e suas tendências.
Marcas como Microsoft, Disney, Nike, entre outras já possuem maneiras de criar experiências virtuais. No metaverso da Nikeland, os avatares dos usuários podem usar produtos da marca e interagir com outras pessoas em jogos esportivos.
O Rapper Snoop Dogg possui um terreno no The Sandbox onde pode realizar shows para fãs, inclusive já gravou clipe dentro de sua mansão virtual. Trata-se da música “House I Built”.
Além do cantor, existem diversas experiências criadas por marcas que podem ser acessadas pelos usuários no metaverso. Hoje, no Brasil, a BAYZ é a parceira oficial do The Sandbox e responsável por criar experiências novas para o usuário e aproximar marcas para expandir o ecossistema na região. É possível, por exemplo, visitar a vila dos Smurfs, sobreviver ao apocalipse zumbi de The Walking Dead, invadir o mundo do astro Elvis Presley, entre várias outras imersões.
Outro exemplo recente é do reality show com mais de 20 temporadas Hell’s Kitchen. Recentemente a The Sandbox anunciou que o famoso programa terá uma nova temporada no metaverso comandada pelo famoso chef e apresentador, Gordon Ramsay.
Os jogos NFTs estão ficando cada vez mais conhecidos. Nesse formato, os jogadores podem, enquanto se divertem, ganhar itens, personagens, skins que funcionam como um ativo que garante a posse de um bem exclusivo, que nenhuma outra pessoa tem.
A BAYZ tornou-se uma empresa referência e líder em jogos web3 na América Latina desde sua criação, em 2021, tendo já feito parcerias com jogos de play-and-earn, como MetaSoccer, Thetan Arena, Castle Crush, The Sandbox, entre outros.
Há algum tempo, marcas vêm criando seus influenciadores virtuais, como a Magalu com a influenciadora do metaverso Lu, a Casas Bahia com o CB e a Barbie com seu próprio canal no Youtube, que já tem mais de 10 milhões de inscritos. Essa tendência se expandiu de empresas para celebridades.
Recentemente, a apresentadora Sabrina Sato criou uma influenciadora que só existe de forma digital, a Satiko. A influenciadora Bianca Andrade também lançou sua personagem no metaverso, a Pink. O objetivo final é explorar os espaços que a realidade virtual possibilita, criando experiências e interações diversas.
A atriz e apresentadora Adriane Galisteu, em entrevista a um podcast, afirmou que para um artista é fundamental fugir das limitações e expandir o pensamento. O metaverso vem como mais uma forma de se comunicar com as pessoas com uma experiência totalmente nova.
É impossível prever as próximas mudanças da web3, mas é possível dizer que o metaverso e NFTs são palavras cada vez mais presentes na realidade dos consumidores.
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