A Databricks, empresa referência em dados e Inteligência Artificial, firmou um acordo para adquirir a MosaicML, plataforma líder de IA generativa. Juntas, as empresas tornarão a IA generativa acessível para diversas organizações, permitindo que elas criem, guardem e cuidem de modelos dessa tecnologia com dados próprios. A transação está avaliada em aproximadamente R$6.2 bilhões (US$ 1,3 bilhão) incluindo pacotes de retenção.
A MosaicML é conhecida por seus modelos de linguagem de última geração, ou LLMs (do inglês, Large Language Models), os chamados MPTs, que usam a Inteligência Artificial para criar textos, imagens e muito mais. Com mais de 3,3 milhões de downloads do produto MPT-7B da empresa e o recente lançamento do MPT-30B, a MosaicML mostrou como as organizações podem criar e treinar rapidamente seus próprios modelos de linguagem de última geração usando dados de forma econômica. Clientes como a AI2 (Allen Institute for AI), a Generally Intelligent, a Hippocratic AI, a Replit e a Scatter Labs hoje usam o MosaicML em uma ampla variedade de casos de uso de IA generativa.
“Toda organização deve poder se beneficiar da transformação da IA com mais controle sobre como seus dados são usados. Juntas, a Databricks e a MosaicML têm uma oportunidade incrível de democratizar a Inteligência Artificial e tornar a Lakehouse o melhor lugar para criar IA generativa e LLMs“, comemorou Ali Ghodsi, co-fundador e CEO da Databricks. “A visão compartilhada da Databricks e da MosaicML, pautada pela transparência e com um histórico de contribuições de código aberto, agregará valor aos nossos clientes enquanto eles navegam pela maior revolução da computação de nosso tempo”, completa o executivo.
Atualmente, muitas companhias estão explorando a melhor forma de usar a IA generativa e os LLMs. Consequentemente, líderes estão pensando em como aproveitar essas inovações e, ao mesmo tempo, manter o controle dos recursos mais preciosos: os dados. Tanto empresas quanto executivos querem ser capazes de criar, manter e proteger seus próprios modelos.
A plataforma Lakehouse da Databricks, combinada com a tecnologia da MosaicML, permitirá tudo isso sem altos investimentos. De acordo com a MosaicML, a otimização automática do treinamento de modelos de IA proporciona uma evolução de duas a sete vezes mais rápida em comparação com as abordagens padrão. Combinado com o escalonamento quase linear dos recursos, modelos de bilhões de parâmetros podem ser treinados em horas, em vez de dias. Por meio da união entre a Databricks e a MosaicML, esse treinamento e o uso de LLMs custarão milhares de dólares, e não milhões.
Espera-se que toda a equipe da MosaicML, incluindo o time de pesquisa, se junte à Databricks após a conclusão da transação. Os especialistas em Machine Learning e redes neurais da empresa adquirida hoje realizam pesquisas pioneiras em IA para melhorar a eficiência do treinamento de modelos generativos. A equipe está por trás de alguns dos modelos de código aberto mais populares e avançados da atualidade, como o MPT-30B, bem como dos algoritmos de treinamento que alimentam os produtos da MosaicML.
A plataforma da MosaicML será dimensionada e integrada ao longo do tempo para oferecer aos clientes uma solução unificada e contínua, na qual os usuários poderão desenvolver, gerenciar e proteger seus modelos de IA generativa. A Databricks e a MosaicML ainda darão aos clientes mais opções para criar seus próprios modelos, treiná-los com dados exclusivos e criar um IP diferenciado para os negócios.
“Na MosaicML, acreditamos em um mundo em que todos têm o poder de criar e treinar seus próprios modelos, incluindo opiniões próprias e diferentes pontos de vista – e unir forças com a Databricks nos ajudará a tornar esse ideal uma realidade”, comentou Naveen Rao, cofundador e CEO da MosaicML. “Criamos a MosaicML para resolver os mais difíceis problemas de engenharia e pesquisa necessários para tornar o treinamento de modelos em grande escala mais acessível a todos. Com a recente onda de IA generativa, essa missão passou a ser o centro da nossa atenção. Com a Databricks, faremos a balança pender a favor de muitos – e faremos isso como pesquisadores que se tornaram empreendedores compartilhando uma missão semelhante. Estamos ansiosos para continuar essa jornada junto com a comunidade de IA.”
A aquisição proposta está sujeita às condições habituais de fechamento, incluindo quaisquer autorizações regulatórias necessárias.
À medida que o mundo se torna cada vez mais conectado, situações antes restritas aos…
A Paris Filmes, em parceria com a CCXP24, o maior festival de cultura pop do…
A Neo4j, referência em banco de dados e análise de grafos, anunciou que dobrou sua…
*Felipe Rossi, CEO da 4B Digital Na última década, a computação em nuvem assumiu…
Uma iniciativa inédita no Brasil acaba de definir Negrete como o primeiro influenciador do país…
Quem está esperando para comprar geladeira, micro-ondas e lavadora já pode aproveitar as promoções da…