A DE-CIX, líder global em Internet Exchange (IX), divulgou os resultados do ano fiscal de 2024, apontando crescimento significativo em diversas áreas. A receita global aumentou 8,3%, totalizando 68,6 milhões de euros. A empresa encerrou o ano com mais de 4.000 redes conectadas ao redor do mundo e 170 terabytes de capacidade de clientes conectados, um crescimento de 20% em comparação ao ano anterior.
O tráfego global de peering – que se refere à interconexão direta de redes – alcançou o pico de 25 Tbit/s, um avanço de 11% em relação a 2023. Além disso, a empresa expandiu sua atuação com a inauguração de dois novos pontos de interconexão no Brasil, localizados em São Paulo e no Rio de Janeiro, totalizando 60 mercados em cinco continentes.
“No ano do nosso 30º aniversário, chegou a hora de um novo estilo de peering para atender às necessidades da nova Internet. O peering será fundamental para criar uma infraestrutura pronta para IA para todos os casos de uso futuros”, afirmou Ivo Ivanov, CEO da DE-CIX. “Estamos trabalhando para concretizar essa visão e atender às necessidades do amanhã – prontos para os próximos 30 anos de inovação e excelência em peering”, conclui.
Expansão global e visão de futuro
Reconhecida por operar alguns dos maiores IXs do mundo, como o DE-CIX Frankfurt (maior da Europa) e o DE-CIX New York (maior do nordeste dos EUA), a DE-CIX reforça sua posição ao ampliar sua presença para o mercado brasileiro. A operadora também mantém uma infraestrutura estratégica em outros pontos globais, incluindo Índia e Oriente Médio.
A companhia planeja desenvolver infraestrutura pronta para IA no Deep Edge, alinhando-se às demandas da nova geração de serviços digitais. Para isso, aposta em um modelo de infraestrutura em camadas, que integra conectividade hiperlocal, regional, pan-regional e global, garantindo suporte a inferências multi-AI no futuro.
O Relatório Anual DE-CIX 2024 completo pode ser baixado aqui.
Comemoração de 30 anos
Em 26 de junho de 2025, a DE-CIX comemorará o 30º aniversário de seu primeiro Internet Exchange em Frankfurt. O evento contará com a Cúpula de Interconexão Global DE-CIX e o lançamento de um estudo sobre capitais digitais emergentes, reforçando o papel de Frankfurt como referência global.
