A Denodo, empresa de gerenciamento de dados, oferece soluções que unificam e simplificam a governança de informações por meio de sua plataforma inteligente. Em sua ampla cartela de clientes está o Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 8,5 milhões de associados e atuação em todo o Brasil, que passou a utilizar a Plataforma Denodo em 2020 e, desde então, viu transformações que resultaram em mais agilidade e autonomia às equipes na gestão de dados.
A estrutura do Sicredi é composta por 5 Centrais, mais de 100 cooperativas, mais de 2.800 agências e pelo Centro Administrativo com as demais empresas do Sistema que, juntas, possuem mais de 45 mil colaboradores. Esse cenário gera todos os dias um enorme fluxo de informações, com graus diversos de complexidade, o que traz a necessidade de uma ferramenta versátil e eficiente.
“O Sicredi possui um grande volume de dados e informações provenientes de diversas fontes corporativas. O desafio sempre foi a governança de toda a estrutura, possibilitar ao acesso simples e rápido aos usuários técnicos e sobretudo aos de negócios para propiciar agilidade na tomada de decisões. Os analistas necessitavam consolidar as informações para posterior análise. Este processo consumia muito tempo e requeria sistemas de armazenamento adicionais, o que não apenas aumentava os custos de TI, como também não gerava a eficiência necessária. Diante deste contexto, houve a necessidade da integração de dados, que tem sido crucial para a tomada de decisões estratégicas e a eficiência operacional da companhia”, relata Adriano Santos Silva, gerente de Planejamento Financeiro e BI do Sicredi.
Com uma história que remete a mais de 120 anos, o Sicredi disponibiliza mais de 300 produtos e serviços financeiros, incluindo cartões, crédito, investimentos, consórcios e seguros. “Para melhorar o fluxo em toda a organização, por meio da Plataforma Denodo, consolidamos dados em silos, disponibilizando uma visão unificada para que nossos analistas e outros consumidores pudessem economizar tempo na preparação e estratégia de negócios ao se concentrarem nas análises das informações. Ao introduzir o autosserviço de dados, a Denodo aprimorou muito a nossa governança de dados, reduzindo o tempo na entrega deles entre 50% e 70%”, conta Adriano Santos Silva, do Sicredi.
O Centro Administrativo Sicredi (CAS), entre outros atributos, provê serviços de tecnologia para as operações, tanto em benefício das centrais como das cooperativas. Nesta área de gestão do Sicredi, há uma variedade de sistemas que passaram a ser integrados pela Plataforma Denodo, como, por exemplo, data lakes, data warehouses, arquivos planos (CSV/XLS), serviços web (internos e externos), entre outras fontes.
“Desde o início do projeto, habilitamos mais de 260 desenvolvedores de datasets, que estão espalhados pelas diversas áreas do CAS, trabalhando com bases de dados específicos”, complementa Rafael Paz, Customer Success Manager da Denodo. Até o momento, já foram criados mais de 1.320 datasets, que estão disponíveis para consumo dos usuários do Sicredi. Por meio deste volume, já foram customizadas mais de 11.500 bases de dados, que podem ser consultadas na Plataforma Denodo.
Nas centrais e nas cooperativas, encontram-se os colaboradores que fazem análises para abastecer as agências. “Hoje, a Plataforma Denodo beneficia cerca de 9 mil usuários dentro do Sicredi. A maioria deles não é especialista em dados, mas usuários de negócios que fazem algum tipo de consulta na plataforma para uma determinada operação financeira. Vale ressaltar que apenas estes usuários, com seus acessos definidos e restritos, podem acessar a ferramenta, o que assegura conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e garante a segurança dos dados”, explica Rafael Paz.
De acordo com Customer Success Manager, a solução inovadora da Denodo cria uma camada lógica de dados que consolida informações de diversas fontes, permitindo que haja, além do acesso rápido aos dados, melhoria visível na eficiência operacional. Dessa forma, é possível eliminar armazenamento de arquivos replicados, mitigar erros e inconsistências e integrar dados de sistemas legados – incluindo bancos de dados modernos e fontes externas, criando uma visão consolidada. “O catálogo de dados da Denodo dá suporte ainda a outras ferramentas, como o Power BI, que é bastante utilizado nas agências do Sicredi, por exemplo. Além da facilidade e rapidez no acesso, a Plataforma Denodo se adapta a qualquer situação”, conta o gerente.
O Sicredi também está aproveitando o catálogo de dados da Plataforma Denodo para categorizar todos os dados com termos comuns de negócios, possibilitando que os usuários encontrem dados relevantes com autonomia. “Há profissionais que são pontos focais nas cooperativas para auxiliar na distribuição de informações para usuários self-services ou usuários de negócio. Hoje, há mais de 150 usuários multiplicadores da ferramenta nas cooperativas”, afirma Adriano Santos Silva.
O Google Cloud anunciou que expandiu a disponibilidade do Gemini no painel lateral do Google…
A Black Friday, fenômeno de compras global, gera expectativa em milhões de consumidores ao redor…
A CCXP 2024 promete ser um evento inesquecível para os fãs de cultura pop, e…
O Campeonato de eSports de São Paulo está com as inscrições gratuitas abertas até 1…
O último sábado, 23 de novembro, foi marcado por muita música e criatividade no Beco…
A HP está pronta para marcar presença na Black Friday 2024 com descontos exclusivos e…