O Looker é uma plataforma robusta de Business Intelligence (BI) desenvolvida pela Google, que permite que empresas e usuários explorem, analisem e compartilhem dados de maneira eficiente. A Leega, empresa brasileira de consultoria e outsourcing de tecnologia com mais de 20 anos de experiência, apresenta a relevância e o impacto deste software para no mercado durante o 14° episódio do ‘Deu Leega’, videocast voltado a profissionais da área de TI, entusiastas de tecnologia e gestores de negócios.
No “Deu Leega. Ep14 – Como dados e insights impulsionam a competitividade com Google Cloud ”, Ivan Vemado, Head of Machine Learning, Data Science & Analytics na Leega, recebe Guilherme Fighera, Data & Analytics Sales do Google. No programa, os especialistas abordam as principais funcionalidades e usabilidades da família de produtos Looker: Looker Studio, Looker Pro e Looker Platform ou Looker Enterprise.
Entre os assuntos abordados estão algumas funções do Looker Platform, como a tecnologia de banco de dados, que oferece grande robustez à arquitetura; o modelo semântico, que facilita a democratização dos dados, e a extensão de APIs para criar produtos de dados complexos. Além disso, a inteligência artificial Gemini do Google, que já está integrada em toda a família Looker. “A plataforma melhora o desempenho, elimina basicamente a necessidade de transferir grandes volumes de dados, trafegando para a ponta e para o BI, então reduz a latência e acelera as consultas”, explica Fighera.
O especialista também destaca várias vantagens do Looker: a facilidade de criação de dashboards e relatórios interativos para visualizar dados de diversas fontes; utilização da linguagem LookML para organizar e dar sentido aos dados, permitindo análises complexas; integração com outros produtos do Google, como Google Ads, Analytics e YouTube, e suporte a mais de 800 fontes de dados.
O Looker também oferece recursos avançados de análise, incluindo aprendizado de máquina e inteligência artificial generativa (GenAI), para obter insights mais inteligentes e realizar análises complexas e permite que os usuários compartilhem insights e colaborem em tempo real, facilitando a tomada de decisões baseada em dados.
“Grande parte das organizações tem uma dificuldade muito grande porque, em geral, os colaboradores não têm um conhecimento de SQL (Structured Query Language) e, em sua maioria, as ferramentas tradicionais precisam de conhecimento técnico em SQL. Com o Looker, o usuário consegue trabalhar e fazer o seu self-service sem a necessidade de um conhecimento técnico. Em resumo, ele simplifica o acesso das áreas de dados e torna tudo mais compreensível e útil para as áreas de negócio”, completa Fighera.
A Paris Filmes, em parceria com a CCXP24, o maior festival de cultura pop do…
A Neo4j, referência em banco de dados e análise de grafos, anunciou que dobrou sua…
*Felipe Rossi, CEO da 4B Digital Na última década, a computação em nuvem assumiu…
Uma iniciativa inédita no Brasil acaba de definir Negrete como o primeiro influenciador do país…
Quem está esperando para comprar geladeira, micro-ondas e lavadora já pode aproveitar as promoções da…
Depois de celebrar o Dia da Toalha, símbolo da cultura nerd e geek, em parceria…