Já dizia o ditado popular: “os amigos são a família que escolhemos”. Afinal, eles são as pessoas que, muitas vezes, nos sentimos mais à vontade para desabafar, pedir conselhos e confidenciar nossos segredos. Não é à toa que, frequentemente, esse laço de amizade acaba se transformando em algo mais forte, mais romântico, pelo menos para 72% dos usuários brasileiros do app de paquera happn, que afirmaram que já tiveram um amigo(a) que se transformou em Crush – desses, 27% foram amigos de infância, do colégio, que, com o tempo, se apaixonaram.
Mas o contrário (de um Crush se tornar um amigo/a) também acontece com facilidade: 80% dos brasileiros que usam o happn afirmaram que já vivenciaram isso, especialmente quando a química com o Crush acaba, mas a companhia e as conversas ainda fazem bem aos dois lados.
Amigos, amigos. Crushes à parte
Amizade é uma relação que envolve muita sinceridade de ambas as partes, correto? Talvez por isso que 63% dos brasileiros se sintam à vontade em dispensar um programa com o amigo para encontrar o Crush. Os demais 37% se dividem quase que igualmente entre unir os amigos e o Crush no mesmo ambiente (19%) e dispensar o Crush para curtir com os amigos (18%).
Dates com os amigos
Muitas vezes, sentimos aquele friozinho na barriga quando vamos nos encontrar com o Crush pela primeira vez, não é mesmo? Afinal, é uma pessoa que não conhecemos muito bem ainda, que estamos com certa expectativa e que não sabemos muito bem como reagir. Todas essas incertezas faz com que 40% dos brasileiros levem um amigo(a) a um date com o Crush, mesmo que de forma disfarçada (quando o amigo/a não fica junto ao casal, mas no mesmo ambiente do encontro).
A influência dos amigos
Para determinados assuntos amorosos a opinião dos amigos têm certo poder, vide que 48% dos brasileiros sonda com os amigos se o Crush vale à pena antes de ir a um date com ele. Por outro lado, quando o relacionamento com o Crush está prestes a ir a um outro nível, mais sério, a opinião dos amigos sobre o Crush se tornar um namorado(a) não tem peso para 41%.
“As relações de amizade fazem parte da essência do ser humano. É quase que impossível imaginar nossa vida sem amigos, sem um único amigo que seja. Por isso que não é incomum termos amigos que se transformam em namorados/maridos e nem o contrário, Crushes que se tornam amigos verdadeiros. Afinal de contas, para construir um relacionamento amoroso com alguém, é necessário que essa pessoa seja, acima de tudo, nossa amiga, que podemos confiar, confidenciar e dividir. E amizade é sobre isso“, conclui Marine Ravinet, diretora de tendências do happn.
Sobre o happn
O happn é um dos principais aplicativos internacionais de namoro, que se beneficia do conceito exclusivo de geolocalização em tempo real. Como tudo começa na vida real, o happn permite que os usuários encontrem as pessoas com quem cruzaram seu caminho. Ao andar pela rua, sentado em um bar, no trabalho ou durante uma noite fora, todos nós já tivemos a experiência de fazer contato visual com alguém que pode ter deixado uma impressão bacana e, com o happn, você pode se reencontrar com essa pessoa pelo app.
O happn atua como facilitador de encontros em uma época em que o ritmo de vida e os novos hábitos sociais podem dificultar a abordagem de estranhos que querem conhecer novas pessoas. Criado em Paris em 2014, o happn hoje tem mais de 100 milhões de usuários registrados em todo o mundo, com mais de 15 milhões de usuários registrados no Brasil. O happn está disponível para download na App Store e no Google Play.