Dia 29 de Agosto é o Dia Internacional do Gamer. Criado por revistas espanholas especializadas no tema, que notaram a enorme necessidade de se festejar um dia específico para os fãs e adeptos dos jogos digitais, a data comemora a prática que é muito mais que só diversão.
Segundo estudo feito pela INOV3 Games, empresa presidida por Danilo Muniz, que realiza eventos gamers e campeonatos de jogos eletrônicos pelo Brasil, 72% dos brasileiros costumam jogar games digitais, tornando o país, um dos que mais consomem esse tipo de produto. A nível mundial, o mercado movimenta cerca de 120 bilhões de reais por ano, e vem crescendo exponencialmente há anos.
Desde o início da pandemia, a busca pelo entretenimento cresceu de forma geral e isso alavancou ainda mais a indústria dos games. Prova disso é o aumento do faturamento do mercado e os números de uma pesquisa realizada pela PGB (Pesquisa Game Brasil), que revela que só no ano passado, 75,8% dos brasileiros afirmaram ter jogado mais desde o período de isolamento.
Esse novo cenário, traz perspectivas otimistas para o próximo ano. Danilo Muniz, CEO da Startup mineira INOV3 Games, revela suas expectativas: “Vi recentemente uma pesquisa da Newzoo, uma empresa que levanta dados sobre o mercado de jogos eletrônicos, que a comunidade gamer em 2023 vai corresponder a praticamente 40% da população mundial e movimentar cerca de 200 bilhões. E devido ao fácil acesso à celulares e jogos online, o segmento vem crescendo absurdamente.”
Com essa alta projeção de crescimento do mercado, Muniz estima ainda um crescimento de até 500% de sua startup, isso somente em solo brasileiro.
“Certamente vamos continuar buscando implementar a ‘gamificação’ em todos os setores que necessitam do estímulo, motivação e modificação de comportamentos, sempre visando agregar valores positivos junto ao público consumidor de games” – conclui.