A 15ª edição do Digitalks Expo, realizada nos dias 25 e 26 de setembro no São Paulo Expo, reafirmou sua importância como um dos maiores eventos de negócios digitais do Brasil. Com mais de 12.600 participantes, 150 empresas expositoras e patrocinadoras, o evento movimentou R$ 31 milhões na economia local e fechou cerca de R$ 180 milhões em negócios, tornando-se um motor não apenas para o mercado digital, mas também para a economia de São Paulo.
Inovações no Formato, Impacto Econômico e Parcerias Estratégicas
De acordo com Flávio Horta, fundador do Digitalks, a edição deste ano trouxe inovações tanto em conteúdo quanto em formato. “Os três grandes eventos que realizamos em parceria trouxeram um público diversificado, facilitando conexões e negócios entre diferentes mercados do setor digital”, afirma Horta. Esses eventos foram o Programmatic Day, focado em mídia programática, o Bossa Summit, que abordou inovação e Venture Capital, e o Influent Summit, direcionado à Creator Economy.
Além disso, o Digitalks Expo consolidou sua presença internacional, com a participação de representantes de nove países, e gerou grande movimentação financeira. Segundo dados da organização, o evento gerou negócios estimados em R$ 180 milhões e contribuiu com R$ 31 milhões para a economia de São Paulo, impulsionando o setor hoteleiro, gastronômico e de transportes, entre outros.
Para Gabriel Lopes, CEO do Equity Media Group, grupo que investiu e está direcionando a realização do Digitalks, o evento passa por um momento de reposicionamento que vem desde a atualização da proposta de valor para o público quanto a reorganização da própria gestão. “O Digitalks passa a resolver dores atuais de empreendedores, empresários e pessoas do mercado de marketing digital, trazendo conteúdo, ferramentas, acesso e muito networking como forma de aceleração e escala de negócio”, comenta.
Outra inovação no formato do evento foi o uso de palestras silenciosas, permitindo que os participantes escolhessem as apresentações de interesse sem interferências de outras atividades.
Anúncio de Parceria Internacional
No segundo dia do evento, foi anunciada uma parceria com a Comex Global Technology, organizadora da maior feira de tecnologia do Oriente Médio. Em setembro de 2025, o Digitalks terá um pavilhão exclusivo no evento em Omã, com a participação de aproximadamente 15 empresas de tecnologia brasileiras e latino-americanas dos setores de Edutech, Fintech, Martech, Inteligência Artificial (IA) e ERP. “Nosso foco será fomentar conexões de negócios nas áreas de Edutech, Fintech, Martech, IA e ERP. A venda de pacotes para empresas interessadas em expor no pavilhão começa em 1º de outubro”, destaca Horta.
Presença de Grandes Nomes e Conteúdo Relevante
Com aproximadamente 180 palestrantes, o evento contou com a presença de grandes nomes de diferentes setores, como Carol Paiffer (Shark Tank e CEO da Atom), Caito Maia (fundador da Chili Beans), Egídio Pelúcio (Vice-Presidente da Caixa), Luis Justo (CEO do Rock in Rio), João Kepler (CVO do Bossa Invest), Lauana Prado (cantora e empresária) e Whindersson Nunes (comediante e empresário), entre outros. A programação variada proporcionou insights profundos sobre tendências em ESG, Inteligência Artificial, Growth, E-commerce e Creator Economy, com discussões focadas em como essas áreas estão transformando o futuro dos negócios digitais.
O Programmatic Day, evento proprietário da ADSPLAY, por exemplo, foi um dos pontos altos do evento. O evento teve início com a inspiradora apresentação de Edu Sani, CEO da ADSPLAY.
O executivo abordou como a inteligência artificial está revolucionando a Mídia Programática, agilizando tarefas que, tradicionalmente, demandariam um tempo consideravelmente maior se realizadas manualmente. Sani exemplificou com uma campanha que envolvia 163 variáveis de segmentação e necessitava de cerca de 13 mil otimizações criativas. Enquanto uma pessoa levaria aproximadamente 221 horas para completar essa tarefa — o equivalente a 9 dias ininterruptos ou 27 dias em uma jornada de 8 horas diárias —, a inteligência artificial consegue realizar o mesmo trabalho em apenas 36 horas.
“A tecnologia sempre estará à frente, por isso precisamos utilizá-la a nosso favor”, enfatizou Sani. Além disso, Sani destacou algumas tendências emergentes na Mídia Programática que prometem transformar o cenário atual. Entre elas, a inclusão das TVs abertas como parte do inventário de mídia programática e a utilização de QR Codes no céu através de drones.
O Que Vem a Seguir?
Com o sucesso da edição de 2024, a expectativa para o Digitalks Expo 2025 é ainda maior. Os organizadores já confirmaram a realização do próximo evento, e a venda de ingressos deve começar em breve. O Digitalks Expo continuará a se posicionar como um hub essencial para o mercado digital, não apenas no Brasil, mas também no cenário internacional.