Categorias: Tech News

Divisão Enterprise da NVIDIA fornece tecnologia para o supercomputador Gaia

A divisão Enterprise da NVIDIA, empresa que redefiniu a computação gráfica e iniciou a era da IA moderna, foi uma das escolhidas para fornecer tecnologia que compõe o mais novo supercomputador da Petrobras: o Gaia. A máquina, que será instalada no Centro de Pesquisas Desenvolvimento e Inovação da empresa (Cenpes) no Rio de Janeiro (RJ), terá a capacidade de 7,7 petaflops e contará com mais de 700 GPUs A100 da companhia com 80GB de memória, a mais rápida do mundo, com mais de 2 terabytes por segundo (TB/s) para executar grandes modelos e conjuntos de dados.

Com um investimento de pouco mais de R$ 70 milhões, o supercomputador foi criado com o objetivo de desenvolver metodologias inovadoras de análise para atender às demandas de computação de alto desempenho da estatal e aperfeiçoará as ferramentas de processamento de imagens sísmicas – técnica que produz imagens tridimensionais do interior da terra. Exemplificando, o Gaia ajudará a Petrobras no desenvolvimento de novas análises tanto sobre os campos de pré-sal quanto a respeito das novas fronteiras exploratórias, como a Margem Equatorial, que poderão reduzir os custos do setor de Exploração e Produção (E&P).

A previsão é de que esteja operando ainda no primeiro semestre deste ano. “Esse é mais um projeto que temos orgulho em fazer parte. O alto desempenho fornecido pelas nossas GPUs traz ainda mais benefícios para os geofísicos e para todo o mercado brasileiro. Acreditamos ainda que ele passará também a integrar o TOP 500, ranking que lista os maiores supercomputadores do mundo”, comemora Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

Dell Technologies

O supercomputador, que foi fabricado e entregue pela Dell Technologies, pesa mais de 12 toneladas e tem poder de processamento de 7.7 petaflops, o que equivale a aproximadamente 40 mil notebooks. O equipamento é divido em 19 racks e ainda conta com 17km de cabeamento de rede no cluster, sendo esse comprimento maior do que a ponte Rio-Niterói.

O supercomputador, que será usado para o desenvolvimento de algoritmos de processamento de dados sísmicos da empresa, é um projeto de grande impacto para a área de supercomputação da Dell Technologies. Não temos dúvida de que o Gaia será uma poderosa ferramenta para ajudar a Petrobras na exploração de petróleo e gás de forma eficiente e ambientalmente responsável”, afirma Bruno Assaf, Diretor Nacional para Setor Público da Dell Technologies no Brasil.

A NVIDIA também está presente em outros dois supercomputadores da estatal: no Dragão, que conta com 2.176 GPUs V100 da empresa, e no Pégaso, que possui 2.016 GPUs A100 e recebeu o 1º lugar em computadores de alto desempenho e ecoeficiência da América Latina na última lista TOP 500.


YRCamargo

Compartilhar
Publicado por
YRCamargo

Publicações Recentes

Samsung inicia as vendas oficiais da Music Frame no Brasil

Anunciada durante o lançamento oficial das novas AI TVs da Samsung, a Music Frame, produto…

1 dia ago

[Video] Galaxy Unpacked Julho de 2024: desdobre sua história

Com o Galaxy Unpacked em 10 de julho se aproximando, a Samsung lança um novo…

1 dia ago

[Artigo] O profissional de mídia 4.0: entre algoritmos, prompts e criatividade

por Thiago Fernandes -Diretor Executivo de Canais e Audiências da iD\TBWA Os anos se passam…

2 dias ago

Deu Leega discute o impacto da Inteligência Artificial Generativa no futuro dos negócios

Uma conversa descontraída, informativa e esclarecedora sobre o impacto da inteligência artificial generativa no futuro…

2 dias ago

Positivo Tech Services lista vantagens para que empresas contratem serviços de assistência técnica para equipamentos de seus ambientes tecnológicos

À medida que a tecnologia avança e a complexidade dos sistemas computacionais aumenta, oferecer reparos…

2 dias ago

Motorola apresenta o g85, o primeiro aparelho da família moto g com borda infinita

A Motorola anuncia a chegada do moto g85 5G ao Brasil com venda exclusiva pelo…

2 dias ago