Categorias: Gadgets

Dois dias sem smartphone | Esta é proposta do novo reality show Desconectados – Um Desafio Motorola

Hoje estamos cada vez mais próximos, mais grudados, de nossos smartphones, que alguns usuários já revelaram até em pesquisas recentes, serem seus melhores amigos. Então, será que conseguiríamos ficar pelo menos dois dias sem nosso melhor amigo de bolso? O mais curioso é que justamente uma das maiores marcas de smartphones do mundo, a Motorola, em parceria com o Discovery, lançaram este desafio, num reality show que acompanhará três pessoas, uma argentina, um brasileiro e uma mexicana, que tentarão viver dois dias inteiros sem seus smartphones e qualquer conexão à internet. Este é o programa Desconectados – Um desafio Motorola, que vai ao ar no dia 27 de março, às 23h40, no Discovery.

Com meia-hora de duração, o reality acompanha dois dias da vida de Macarena Fuentes, uma bailarina argentina de 30 anos, que confessa usar bastante o celular para aulas de dança, como despertador, agenda, entretenimento e, ainda, se informar de futuras audições; Gema Kareh, uma wedding planner mexicana de 49 anos, o celular é importante no agendamento de reuniões com noivas que a contrata, fazer compras, solicitar e compartilhar orçamentos e, também, para mover-se pela cidade com o GPS; e do carioca Victor Cerqueira, de apenas 20 anos, que não sabe o que é viver sem conexão, o celular é usado em seu trabalho em uma produtora de audiovisual, durante o dia, além do estudo, e para falar com seus amigos e paqueras.

Também conta com a participação especial dos neurocientistas Andrés Rieznik e María Eugenia López, que no decorrer do programa, fazem análises e apontam conceitos que nos ajudam a compreender as reações dos participantes durante seus períodos de desconexão.

Mas porque uma marca de smartphones, justamente a Motorola, que lançou a pedra fundamental da telefonia celular, desenvolveu este desafio? De acordo com a empresa, isso surgiu como parte da campanha Phone-Life Balance, plataforma global da empresa que incentiva o uso inteligente e equilibrado do smartphone e da tecnologia. A iniciativa Phone-Life Balance foi lançada com um estudo mundial realizado a pedido da Motorola, em parceria com a Dra. Nancy Etcoff, especialista em Comportamento Mente-Cérebro e Ciência da Felicidade pela Universidade de Harvard, além de psicóloga do Departamento de Psiquiatria do Hospital Geral de Massachusetts. O objetivo foi investigar comportamentos e hábitos de utilização do celular de diferentes gerações para entender o impacto do smartphone nas relações do usuário com outras pessoas e com o ambiente físico e social.

“Como criadores do primeiro telefone celular da história, nos sentimos responsáveis por esta reflexão. Por meio do conceito Phone-Life Balance, queremos que os usuários usufruam dos benefícios desta tecnologia, sem que ele se torne o centro de suas vidas. Nossa proposta é que a partir de um uso mais equilibrado do smartphone, todos possam se reconectar com o que mais importa para cada um”, comenta Renata Altenfelder, diretora global de Brand marketing da Motorola.

Rieznik, que também é doutor em física, alerta: “Algo que se passa com todos nós quando usamos o celular é que deixamos de exercitar partes do cérebro que antes utilizávamos mais frequentemente, como por exemplo o senso de direção e navegação”. O neurocientista destaca que ainda há muitas coisas que atualmente podem ser feitas sem nosso celular: “Este experimento social também demonstra que o fato de estar desconectado nos permite nos reconectarmos com nosso entorno e as pessoas à nossa volta. A questão é chegar a um ponto razoável para não fugir dos benefícios do contato interpessoal”, completa Rieznik.


 

YRCamargo

Compartilhar
Publicado por
YRCamargo

Publicações Recentes

Neo4j ultrapassa US$ 200 milhões em receita e acelera liderança em tecnologia de grafos orientada por GenAI

A Neo4j, referência em banco de dados e análise de grafos, anunciou que dobrou sua…

1 dia ago

[Artigo] Na borda da inovação: Cloud Edge e o futuro da infraestrutura digital

*Felipe Rossi, CEO da 4B Digital   Na última década, a computação em nuvem assumiu…

2 dias ago

Parceria entre Player1 e KONAMI define Negrete como o primeiro influenciador brasileiro embaixador do jogo eFootball

Uma iniciativa inédita no Brasil acaba de definir Negrete como o primeiro influenciador do país…

2 dias ago

Já é Black Friday no site da LG

Quem está esperando para comprar geladeira, micro-ondas e lavadora já pode aproveitar as promoções da…

2 dias ago

Döhler entra no mundo gamer e cria ilha no Fortnite

Depois de celebrar o Dia da Toalha, símbolo da cultura nerd e geek, em parceria…

2 dias ago