Dolby aponta o futuro sensorial da televisão e reforça seu papel na era do cinema em casa

A televisão sempre foi mais do que um dispositivo. Ela moldou rotinas, uniu gerações e transformou histórias em experiências compartilhadas ao longo de décadas. No Mês da Televisão, comemorado mundialmente em novembro, a Dolby usa a data como ponto de partida para discutir não apenas a trajetória desse meio, mas como som e luz vêm redefinindo a forma como vivemos o entretenimento em casa. Logo, é muito mais do que uma comemoração, mas perceber que, ao olhar para o passado, é possível entender o presente e projetar o futuro da experiência sensorial doméstica.

Da novela que reúne a família ao fim do dia ao filme que vira memória afetiva, a televisão impacta a forma como as pessoas sentem e compartilham histórias. Essa dimensão emocional é o ponto de partida da inovação sensorial: para ser relevante, a tecnologia precisa dialogar com a percepção humana — com aquilo que o corpo e o cérebro experimentam diante da tela.

A chegada da televisão aos lares mudou a forma como as pessoas se conectam ao mundo. E nós acompanhamos essa mudança desde o início, ajudando a transformar a experiência de assistir TV em algo mais profundo e envolvente”, afirma Daniel Martins, Country Manager da Dolby no Brasil. “Dos DVDs e home theaters dos anos 90 à atual era do streaming, nosso papel sempre foi o de intensificar a emoção por trás de cada história”, completa. 

Por isso, a evolução da experiência televisiva não depende apenas de telas maiores ou mais nítidas, mas de entender como o público percebe narrativas. E é nesse ponto que a Dolby baseia seu trabalho em princípios de neuroestética, passando por como o cérebro interpreta o movimento sonoro, o contraste, a cor e a profundidade emocional. 

Dolby Atmos não é apenas “som 3D”: é uma ferramenta narrativa que posiciona cada elemento sonoro com intenção, guiando a emoção do espectador. Já Dolby Vision vai além de brilho ou contraste: é uma linguagem da luz que revela texturas, tons e nuances que carregam significado dramático. Juntas, essas tecnologias criam fidelidade perceptiva, reproduzindo a intenção do autor/diretor de forma natural e imersiva.  

Nosso compromisso é aproximar as pessoas da intenção criativa por trás de cada obra. É por isso que tantas produções adotam essas tecnologias como ferramentas indispensáveis para traduzir a visão do criador na experiência do espectador. Quando som e luz são pensados para a percepção humana, o lar se torna um espaço legítimo para experiências cinematográficas tão profundas quanto as idealizadas no processo de criação”, explica Daniel. 

Dolby aposta em inovação contínua e na evolução da experiência do usuário para que as histórias sejam sentidas em toda a sua potência

Ao longo das últimas décadas, a Dolby se consolidou por lançar tendências globais ao transformar pesquisa perceptiva em tecnologias adotadas por estúdios, fabricantes e plataformas de streaming. Essa liderança em inovação e propriedade intelectual não apenas acelera a evolução de produtos, já que parte do princípio de orientar como o mercado define qualidade sensorial.

Neste cenário, o avanço das TVs, a expansão global do streaming e a elevação das expectativas do consumidor fazem do ambiente doméstico o novo epicentro da imersão audiovisual. Combinando ingredientes como ciência, criatividade e acessibilidade, a Dolby projeta um futuro em que mais pessoas poderão sentir histórias com toda sua potência emocional, independentemente da plataforma, da sala de estar ou do formato.

A TV continua sendo uma das janelas mais democráticas do mundo. O que fazemos é ampliar essa janela para que mais pessoas sintam as histórias em toda sua potência”, finaliza Daniel Martins, Country Manager da Dolby no Brasil.

Compartilhe:

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Junte-se à nossa comunidade!

Assine nossa Newsletter

Inscrição realizada com sucesso! Opa! Algo deu errado. Tente novamente.

Publicações recentes

  • All Post
  • games
  • geek
  • mercado
  • ofertas
  • tech
    •   Back
    • gadgets
    • inteligência artificial
    • apps e softwares
    • eventos tech
    • entrevistas tech
    • notícias tech
    • software
    • casa inteligente
    •   Back
    • casa inteligente
    •   Back
    • cinema e séries
    • eventos geek
    • entrevistas geek
    • música
    •   Back
    • eSports
    • reviews games
    • retro games
    • lançamentos games
    • eventos gamer

Yuri Rodrigo de Camargo

Produtor de Conteúdo

Produtor de Conteúdo Digital com mais de 14 anos de experiência em redação e produção de conteúdo de textos e vídeos informativos, coberturas de eventos de lançamentos de produtos e tecnologias diversas e análises de produtos, aplicativos e serviços para sites como Diário do Android (2011-2012), Mobile Xpert (2012-2016) e Tempo Integral (2016-2018).

Dedicado desde 2018 à criação e produção de conteúdo para o site e canal do YouTube Além do Click: Tech, Games & Geek.

Edit Template

Além do Click: tech, games & geek

Além do Click é uma plataforma de conteúdos sobre tecnologia, games e cultura geek, com um site e um canal no YouTube.

Aqui no site, você encontra notícias, artigos, análises de gadgets, games, serviços e cobertura de eventos.

© 2025 por Yuri Rodrigo de Camargo

plugins premium WordPress