As cidades de João Pessoa (PB) e de Recife (PE) têm se destacado pelos programas de robótica promovidos em suas escolas da rede municipal, e acabam de receber a visita de representantes da multinacional The LEGO Group, vindos da Dinamarca, para conhecer seus avanços nesse ramo da educação. A capital da Paraíba, inclusive, tem o maior projeto brasileiro da disciplina utilizando kits da LEGO Education, todos fornecidos pelo Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação, a área de negócios da Positivo Tecnologia que oferece serviços para o setor de educação.
A robótica educacional está fundamentada nos princípios da Educação Tecnológica, que fomenta a criatividade e a reflexão dos alunos por meio da prototipagem, análises e experimentações, valorizando o diálogo e a colaboração entre estudantes e professores. O objetivo do projeto com LEGO Education e consequente distribuição desses kits nas duas capitais é promover a educação seguindo a metodologia STEAM (sigla em inglês que se refere às disciplinas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), a partir de materiais que estimulam experiências de aprendizagem e descobertas sem a necessidade de hardware de programação.
“Este projeto destaca-se por sua estratégia inovadora e eficaz para promover o aprendizado lúdico e criativo. Mais do que estimular o raciocínio lógico e a resolução de problemas, o LEGO® Education cultiva habilidades socioemocionais essenciais para trajetória dos alunos”, afirma Martin Oyanguren, CEO do Educacional do Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação. “Os efeitos do uso de LEGO Education em João Pessoa, onde foram distribuídos 8.800 kits, já estão à mostra. Equipes de robótica da rede pública da cidade conquistaram os primeiros lugares na Olimpíada Brasileira de Robótica e mostraram que a tecnologia da LEGO Education impulsiona o potencial de seus estudantes”.
A presença do projeto em duas capitais do Nordeste é vista com grande entusiasmo pelo Educacional, que se orgulha da contribuição para o avanço da educação nos dois estados. Nesses programas, a formação de professores ganhou destaque por sua estrutura sólida que garante sucesso na aplicação dos projetos de robótica desenvolvidos.
A certificação internacional da LEGO Education teve um papel importante no sucesso dos projetos. Em João Pessoa, mais de 600 professores foram capacitados e certificados internacionalmente após participarem de treinamentos conduzidos por instrutores autorizados pela LEGO Education. Todos foram treinados para desenvolver os seus planos de aula utilizando a metodologia 5Es, adaptada da BSCS (Biological Sciences Curriculum Study).
Em João Pessoa, houve uma notável abrangência do projeto, com a participação de todos os alunos da região, uma vez que o município possui conjuntos LEGO® Education em todos os segmentos educacionais. “O ano de 2023 foi muito importante para a Educação do município, já que conseguimos implementar diferentes projetos tecnológicos em nossas unidades escolares”, diz Luciana Dias, secretária executiva de Educação de João Pessoa. “Mais do que aplicar conceitos de robótica, investimos em todo o conjunto e sua infraestrutura, com salas interativas e com salas maker, que estimulam a construção e a criatividade.”
Já Recife, que se tornou pioneira na iniciativa em 2018, existem atualmente 13 centros de tecnologia com uso de LEGO Education e outros projetos de grande impacto, como as mais de 800 Mesas Educacionais com foco na melhoria da alfabetização e letramento dos alunos da rede pública. Hoje, a capital pernambucana conta com mais de 90 mil estudantes matriculados em sua rede de ensino, o que trouxe um avanço para o município em termos de resultados do IDEB, independentemente da série do ensino fundamental. Além disso, em 2021 foi lançado o Educa Recife com objetivo de implementar o ensino híbrido e expandir a transformação digital na cidade, e mais de 60 mil equipamentos foram adquiridos no ano seguinte, de chromebooks a smart TVS.
“Acreditamos que a robótica educacional é um marco na nossa rede de ensino. Desde 2014, desenvolvemos um trabalho contínuo nas escolas e entendemos a importância de momentos como esse, pois colaboram com a disseminação e fortalecimento de uma política pública significativa para estudantes, professores e a comunidade escolar como um todo” afirma Priscilla Dutra, coordenadora de Programação e Robótica no projeto Robótica na Escola, presente nas escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife.