Educacional participa da Bett Brasil 2024 com demonstrações de soluções que usam a tecnologia para resolver desafios das escolas

O Educacional, unidade de negócios da Positivo Tecnologia voltada para a educação, vai participar da Bett Brasil, o maior evento de inovação e tecnologia para educação da América Latina. De 23 a 26 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo, o público terá a oportunidade de conferir as principais tendências e soluções do setor. Em seu estande, o Educacional vai demonstrar na prática o uso da inteligência artificial na educação a partir de soluções que exemplificam como as escolas podem lançar mão dessa tecnologia para resolver desafios e como o Educacional pode apoiá-las.

Há alguns anos, as escolas ainda demonstravam uma resistência à adoção de tecnologias”, recorda Martin Oyanguren, CEO do Educacional. “Hoje, a situação é diferente. As escolas usam tantas ferramentas digitais que acabam enfrentando dificuldades para gerenciar as soluções”. Nesse contexto, segundo o executivo, muitos alunos têm dificuldades com a vasta quantidade de senhas e logins, as edtechs geram dados que não se conectam e determinadas ferramentas dão mais trabalho do que antes. “É justamente aí onde o Educacional ajuda a resolver a questão”.

Uma solução para centralizar essas informações é o Hub Educacional, no qual o Educacional faz o diagnóstico dos principais problemas das escolas, recomenda as melhores edtechs e as integra dentro de uma plataforma. Dessa forma, simplifica-se a gestão dessas informações em um único contrato e consolida-se os dados das edtechs em relatórios integrados. Tal prática já foi adotada, por exemplo, pela Secretaria de Educação de Campo Mourão (PR), que desejava aumentar o uso das plataformas tecnológicas já implantadas. Com o auxílio do Educacional, foram diagnosticadas as melhores ferramentas digitais para potencializar o engajamento dos alunos. “Atualmente, 96% dos alunos utilizam a infraestrutura disponibilizada pela secretaria de educação. Já no Brasil, são mais de 44 mil alunos da iniciativa privada que utilizam a plataforma de maneira integrada”, destaca Martin.

Os visitantes da Bett 2024 poderão conferir de perto uma simulação de 30 minutos dessa solução durante o encontro “Inteligência Artificial na Prática”, que será realizado em um espaço especialmente projetado para oferecer uma experiência única.

Também no estande do Educacional, o público encontrará uma área da Lego Education, cujas soluções têm o objetivo principal de inspirar e desenvolver nos alunos habilidades criativas, críticas e colaborativas, preparando-os para os desafios do século XXI de forma prática e divertida. São diversos produtos, entre kits de construção simples até conjuntos avançados de robótica, todos projetados para serem integrados ao currículo escolar e aos padrões educacionais.

Outro destaque da participação do Educacional no evento é a oportunidade que os visitantes terão de se familiarizar com o Aprimora, a primeira plataforma brasileira focada em estudantes de língua portuguesa e matemática a utilizar inteligência artificial generativa. Isso ocorre a partir de uma interface totalmente repaginada, com uma experiência de aprendizagem gamificada e imersiva, e por meio de um chat integrado, com tecnologia GPT, batizado “MARIA” (Módulo de Assistência Remota com Inteligência Artificial). A assistente virtual foi desenvolvida com engenharia de prompt que limita as pesquisas e apenas direciona o estudante na busca pelo conhecimento, servindo de apoio aos alunos na resolução de questões, no esclarecimento de dúvidas e na personalização do conteúdo.

Participar da Bett é sempre uma excelente oportunidade de compartilhar as principais inovações do segmento e apresentar novidades do Educacional”, afirma Oyanguren. “Neste ano estaremos em um estande junto com a Positivo Tecnologia em modelo ‘espaço vip’ onde nosso time receberá representantes de escolas, municípios e revendas para momentos de imersões prática.”


Samsung. Patrocinado

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.