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Eleições Americanas: USD 18.7 milhões foram gastos com mais de 2 mil anúncios em redes sociais, aponta pesquisa

A plataforma da Neo4j já apoiou demais projetos jornalísticos, como o Pandora, Panamá e Paradise Papers/Divulgação Neo4j

O Instituto de Democracia, Jornalismo e Cidadania (IDJC), da Universidade de Syracuse, nos Estados Unidos, disponibilizou um novo banco de dados pesquisável que permite que o público examine os grupos que veiculam anúncios nas mídias sociais que mencionam os candidatos à presidência dos Estados Unidos, incluindo páginas coordenadas secretamente e que compartilham vídeos ou mensagens idênticas.

O trabalho é o resultado de uma pesquisa abrangente do projeto ElectionGraph, da Universidade de Syracuse. Essa é a divulgação do segundo relatório da pesquisa, que busca identificar tendências de desinformação na eleição presidencial dos EUA e em outras disputas importantes de 2024. O projeto é apoiado pelo uso licenciado da plataforma de banco de dados grafos da Neo4j, líder em análise e banco de dados de grafos.

Juntamente com o novo painel de dados disponível publicamente, os pesquisadores do IDJC ElectionGraph divulgaram um relatório que constatou que cerca de 2.200 páginas veicularam anúncios no Facebook e no Instagram entre 1º de setembro de 2023 e 30 de abril de 2024. Os anúncios, que mencionavam os até então candidatos à presidência dos EUA, Joe Biden e Donald Trump, além de outros demais candidatos às primárias presidenciais, ultrapassaram coletivamente 1 bilhão de impressões e custaram USD 18.7 milhões.

Embora a maioria das páginas analisadas pareça estar vinculada a grupos legítimos, uma parte das páginas parece ser de “influenciadores não autênticos” que estão secretamente coordenando e executando vídeos ou mensagens idênticas. Vários desses grupos incluem informações falsas ou enganosas em seus anúncios, segundo o relatório.

A pesquisa também capturou evidências de um deepfake com áudio manipulado de figuras, incluindo Trump e o ex-apresentador da Fox News, Tucker Carlson. E as descobertas detalharam diferentes questões políticas nas quais as páginas conservadoras e de tendência progressista estão concentrando seus gastos com anúncios.

Para as páginas conservadoras, a imigração foi o principal assunto discutido, enquanto a economia foi o principal assunto para as páginas progressistas. Considerando todas as páginas analisadas, independentemente da inclinação política, os anúncios relacionados à economia receberam a maior parte do dinheiro direcionado para publicidade.

O Instituto de Democracia, Jornalismo e Cidadania é uma iniciativa universitária conjunta da Newhouse School of Public Communications e da Maxwell School of Citizenship and Public Affairs. Os esforços da equipe incluíram a identificação das origens das mensagens e o rastreamento da desinformação por meio da coleta e da classificação algorítmica de anúncios veiculados no Facebook e no Instagram, bem como de publicações em mídias sociais no Facebook e no X, anteriormente conhecido como Twitter.

A rede de atores autênticos e não autênticos identificados na pesquisa representa apenas uma fração de todas as páginas coordenadas relacionadas às eleições. A Meta, proprietária do Facebook e do Instagram, é o único grupo de mídia social que concede a organizações aprovadas acesso a dados de anúncios. Esses dados não precisam ser divulgados e não podem ser rastreados de forma semelhante no TikTok, Google, YouTube ou Snapchat, de acordo com o relatório.

O que essa pesquisa revela é o número surpreendente de atores sobre os quais sabemos muito pouco e que estão gastando dinheiro para atingir os eleitores com mensagens nas mídias sociais, onde há pouca transparência”, diz Jennifer Stromer-Galley, professora da School of Information Studies e pesquisadora principal do projeto. “Isso ressalta que as plataformas de tecnologia precisam fazer mais para permitir que acadêmicos e jornalistas tenham acesso aos dados da plataforma para que os atores políticos possam ser responsabilizados pelo público americano”.

Johanna Dunaway, diretora de pesquisa do IDJC e professora de ciência política na Maxwell School, diz que o que se destaca na análise é o lembrete de que o ambiente de informações eleitorais está mais confuso do que nunca. “Mesmo que algumas coisas permaneçam iguais – como a ênfase na economia e o foco maior na defesa e nos ataques do que nas questões -, as mensagens de grupos isolados aleatórios ou de redes ocultas complexas com motivos questionáveis tornam cada vez mais difícil identificar mensagens e fontes confiáveis de informações relacionadas à campanha”, diz Dunaway.

A prevalência de grupos não autênticos, golpes e vozes deepfake apenas dentro dos parâmetros da pesquisa mostra uma enorme quantidade de manipulação e desinformação direcionada aos americanos por meio das informações políticas consumidas on-line, diz Margaret Talev, Diretora Kramer do IDJC, professora de prática na Newhouse School e jornalista. “Essa é uma situação de ‘cuidado com o eleitor’, mas também de ‘cuidado com o consumidor’ porque, às vezes, o que parece ser uma oferta pelo seu voto pode, na verdade, ser uma oferta pela sua identidade ou pelas informações do seu cartão de crédito”, diz Talev.

Jim Webber, cientista-chefe da Neo4j, explica que as operações secretas de redes coordenadas em espaços cívicos digitais são uma perigosa realidade moderna – enquanto a tecnologia de grafos da empresa está permitindo que os pesquisadores do IDJC “descubram os padrões e as ações ocultas desses atores secretos” e identifiquem a desinformação e o conteúdo enganoso.

Como os grafos de conhecimento apoiam o jornalismo investigativo

Um grafo de conhecimento é uma camada de insight de dados interconectados enriquecidos com semântica, contexto e significado para obter resultados e tomadas de decisão precisos, transparentes e explicáveis. Os grafos de conhecimento da Neo4j conectam informações de várias fontes de dados, permitindo que jornalistas investigativos identifiquem e analisem padrões ocultos e descubram teias complexas de conexões. Os resultados permitem que os repórteres investigativos revelem atores, redes e padrões de comportamento incomuns, significativos e influentes de uma forma que não é possível com nenhuma outra tecnologia.

Em 2015, o Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) usou a plataforma da Neo4j para revelar um dos maiores escândalos de corrupção global de todos os tempos com os Panama Papers, o que rendeu ao ICIJ o Prêmio Pulitzer. As investigações subsequentes incluíram os Paradise Papers de 2017 e os Pandora Papers de 2021, entre outros. Além disso, a NBC usou o Neo4j para descobrir a interferência russa na eleição americana de 2016; e jornalistas computacionais usaram grafos de conhecimento da Neo4j para apoiar reportagens baseadas em fatos na eleição de 2020.

Nas eleições de 2024, o IDJC buscará insights que possam abordar questões como quem são as redes de atores mais influentes que disseminam informações em quais plataformas; quais temas estão circulando; quem são os criadores versus disseminadores; que desinformação pode ser propagada em estados decisivos, como e com que efeito; e até que ponto a desinformação gerada por IA está presente; entre outras questões.

O IDJC ElectionGraph da Universidade de Syracuse e suas descobertas são independentes e de propriedade da Universidade de Syracuse e do IDJC.

Clique aqui para ler o relatório completo e saber mais sobre o ElectionGraph do IDJC.


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