Eletrônicos e eletrodomésticos responderão por 56% das compras durante a Black Friday, diz pesquisa

Os equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos vão responder por mais da metade das vendas durante a Black Friday 2021, que ocorre nesta sexta-feira (26). Uma nova pesquisa realizada pela MindMiners e encomendada pela Samsung, revela que o foco do público para a data de compras será nas categorias de eletrônicos (34%), eletrodomésticos (22%), roupas e acessórios (17%), livros (10%), artigos de decoração (8%) e cosméticos/perfumaria (6%).

Dentro do universo dos eletrônicos, os produtos mais desejados são os smartphones (37%), seguido pelas TVs (19%) e notebooks (15%). Outro destaque no segmento vai para os wearables, como smartwatches e fones de ouvido, que aparecerão com 11% das menções.

Já em eletrodomésticos, os consumidores devem buscar pelos aparelhos de ar-condicionado (30%), seguido pelas geladeiras (21%) e máquinas lava e seca (14%).

Intenção de compra ultrapassa os 50%

O levantamento ajuda a entender melhor o comportamento do consumidor brasileiro durante a Black Friday: mais de 54% pretendem comprar na data este ano e os fatores mais relevantes para essa decisão são preço do produto (40%) e descontos (21%). Os dados também demonstram que os consumidores já planejam as compras com pelo menos uma semana de antecedência (60%) e, em relação ao canal, um número expressivo prefere o e-commerce (69%).

Decisão de compra na Black Friday

Outro dado importante da pesquisa encomendada pela Samsung, indica que 8 em cada 10 entrevistados farão pesquisas antes de tomar uma decisão de compra. Para isso, devem utilizar plataformas de comparação de preços (46%), visitando lojas online (35%) ou mesmo conferindo análises e reviews de produtos na imprensa e/ou com influenciadores (16%).

Entre os fatores que influenciam a compra dos produtos, entre os smartphones, a característica mais buscada é a inovação (53%), seguida pelo tamanho da tela (17%). Com relação aos notebooks, os processadores são os principais fatores de compra (57%). Quanto às TVs, mais de um quarto dos entrevistados (28%) consideram a conectividade como principal atributo, seguido pelo tamanho da tela (16%) e a qualidade da imagem (14%).

Para a maioria dos entrevistados, a conectividade dos equipamentos tecnológicos se tornou um fator importante (69%) em meio à pandemia, levando uma parte deles (59%) a buscar por produtos que possam ser integrados a diferentes dispositivos e que sejam capazes de realizar mais de uma tarefa.

Formas de pagamento na Black Friday

Mais de um terço dos entrevistados também afirmou estar disposto a gastar mais nesta Black Friday, se comparado a 2020. O valor médio que pretendem desembolsar durante a data é de R$ 1,6 mil. Aproximadamente 15%, porém, pretende gastar mais de R$ 2,5 mil. Especificamente no segmento de smartphones, mais da metade dos entrevistados (55%) afirmaram que estão dispostos a gastar até R$ 2 mil, enquanto que 10% pretende gastar R$ 4 mil ou mais.

Quanto à forma de pagamento, em geral, o consumidor continua mostrando preferência pelo parcelamento no cartão de crédito (48%), e a maioria não está contando com o 13º salário (57%) para realizar compras. Ao todo, mais de 300 pessoas foram entrevistadas em todas as regiões do Brasil, entre as datas de 5/11 e 8/11.


YRCamargo

Compartilhar
Publicado por
YRCamargo

Publicações Recentes

Escola DNC oferece 15 cursos gratuitos para quem busca transição de carreira

Um levantamento feito no início deste ano do LinkedIn mostrou que 60% dos profissionais brasileiros…

17 horas ago

Positivo aprimora experiência de usuários de tablets infantis com os novos modelos da linha Vision personalizados com Moana, Stitch e Mundo Bita

A Positivo, marca de computadores, smartphones e tablets da Positivo Tecnologia, acaba de lançar quatro…

20 horas ago

[Artigo] Os resultados do Ideb revelam como a tecnologia e a personalização podem ajudar a transformar realidades

Por Regina Silva A educação é, sem dúvida, o pilar fundamental para o desenvolvimento de…

21 horas ago

Brasil Game Show 2024 anuncia participação inédita da diretora criativa Ikumi Nakamura, fundadora do estúdio UNSEEN

A desenvolvedora de jogos e diretora criativa Ikumi Nakamura, que recentemente fundou o estúdio UNSEEN,…

23 horas ago

LG lança Monitor Gamer UltraGear OLED Curvo com tecnologia de ponta para jogadores de alto desempenho

Desenvolvido especialmente para os players e criadores de conteúdo que desejam alta performance e qualidade,…

24 horas ago

Ingram Micro Brasil passa a distribuir as soluções de segurança eletrônica, controle de acesso e biometria da Control iD

A Ingram Micro Brasil é a nova distribuidora da Control iD no mercado nacional. Com…

2 dias ago