Empresas apostam na aprendizagem multimodal para manter a competitividade

Em um mercado de trabalho em constante transformação, o desenvolvimento profissional ágil e personalizado se tornou essencial para o sucesso das empresas. É nesse contexto que a aprendizagem multimodal tem ganhado destaque, ao combinar os formatos de aprendizado que melhor se encaixam aos objetivos do negócio e aos momentos das pessoas.

A pesquisa Educação Tech & Eficiência Operacional das Empresas, conduzida pela Alura Para Empresas em parceria com a FIAP, revela que 51% das empresas já apostam na combinação de diferentes métodos de aprendizagem para capacitar seus colaboradores. Também conhecida como blended learning, essa abordagem que integra vídeos, leituras, workshops, cursos online, MBAs, interações em tempo real e outros formatos, se mostra eficaz por impulsionar a retenção de conhecimento e preparar os profissionais para os desafios do mercado atual.

“A aprendizagem multimodal permite personalizar a jornada de desenvolvimento de cada colaborador, atendendo às suas necessidades específicas e ao ritmo de aprendizagem de cada um”, explica Tavane Gurdos, Diretora Geral da Alura Para Empresas. “Isso garante maior engajamento, resultados mais robustos e prepara os profissionais para atuarem em um cenário onde a atualização constante é fundamental”, completa.

Para a executiva, a flexibilidade é um dos principais benefícios desse modelo de aprendizagem, visto que as empresas podem oferecer treinamentos presenciais, aulas online ao vivo, cursos de curta e longa duração, MBA, conteúdos assíncronos e uma infinidade de outros formatos, para criar uma experiência completa e personalizada para cada colaborador.

Tecnologia a favor do desenvolvimento

Hoje, as empresas podem integrar diversas ferramentas às suas iniciativas de desenvolvimento de pessoas para implementar a aprendizagem multimodal de forma gradual e eficiente. Com o viés tecnológico, há exemplos de plataformas de gerenciamento e acompanhamento do progresso dos colaboradores em programas de capacitação, ou ainda aquelas que proporcionam momentos ao vivo para uma conexão e aprendizado conjunto e complementar ao ensino.

“A tecnologia permite criar experiências educacionais ainda mais imersivas e eficazes, principalmente no universo digital”, acrescenta Tavane. “Com os recursos certos, as empresas conseguem individualizar suas ações para formar talentos e alavancar carreiras. Assim, é possível unir as demandas de cada integrante dos times, dos mais iniciantes aos mais experientes, e da organização de maneira ágil e assertiva”, conclui.


Volta às Aulas: Ofertas nota 10

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.