Representantes das maiores empresas do setor de tecnologia se reuniram no Engage Experience 2024 para apresentar projetos e debater perspectivas para o futuro do setor. A edição deste ano do encontro nacional sobre inovação, tecnologia e negócios em tecnologia, realizado em São Paulo pela Ingram Micro Brasil, reuniu 2.000 profissionais da área com o tema “A Inovação como Arte” e teve como assunto de destaque a inteligência artificial e a sua aplicação em diversos segmentos.
A programação de painéis, mediados pela jornalista Sheila Magalhães, contou com a fala de executivos de grandes empresas. Entre eles estiveram Marcelo Braga (CEO da IBM Brasil), Ricardo Mucci (presidente da Cisco Brasil), Ricardo Kamel (Managing Director da HP Inc Brazil), Diego Puerta (Brazil General Manager at Dell Technologies). Gustavo Rios (diretor de Canais e Alianças para América Latina VMware by Broadcom, Guilherme Carvalhal (General Manager for Channels Microsoft) e Rafael Cardoso (Chief Economist no Banco Daycoval), além de painéis com representantes da AWS, VMWare By Broadcom, Triple S, Enkel, Microsoft, HPE, Veeam, Palo Alto, Cisco e Veritas.
O painel Women IMPowered, dedicado às profissionais de tecnologia, mediado por Sheila Magalhães (diretora de Jornalismo da Band News FM), contou com as participações de Fabiana Schurhaus (diretora do Time Técnico de Tecnologia da IBM Brasil), Carla Santos (diretora de Cloud & Soluções Digitais da Ingram Micro Brasil), Larissa di Pietro (Marketing Director da Cisco) e Aline Aline Dantas (Head de Vendas da Veritas Brasil), que contaram suas experiências para conciliar a vida familiar, as carreiras bem-sucedidas e suas jornadas no mercado de TI.
O espaço de eventos também reuniu 40 estandes e um palco alternativo para apresentações dos parceiros. A segunda parte do evento foi marcada por palestras inspiradoras de nomes como Tiago Mattos, co-fundador da Aerolito, e Pedro Calabrez, neurocientista da NeuroVox.
Flavio Moraes Jr., VP & Brazil Chief Country Executive da Ingram Micro, traça um paralelo entre o tema do Engage Experience deste ano e o complexo setor de distribuição no qual a empresa atua. “Novas formas de consumo surgem a todo instante. O tema deste encontro é uma provocação para que a arte inspire a transformação do mercado”, diz ele.
“A necessidade é a mãe da inovação, disse Platão, e ela é um processo artístico. Por isso temos o desafio de nos reinventar todos os dias.”
Entre os destaques do evento, Moraes apontou as áreas de Software & Aplications, Nuvem e Cibersecurity e a IA (Inteligência Artificial) que, segundo levantamento do IDC (International Data Corporation), cresceram dois dígitos no pós-pandemia e seguirão crescendo nos próximos três anos. “Para 2025, cerca de 45,5% dos CIOs pretendem aumentar a produtividade de suas organizações, 32% deles irão criar ou aprimorar produtos e serviços, 30,3% vão se preparar para enfrentar os competidores e 29,3% pretendem melhorar a experiência do cliente.”
Sobre os temas que serão mais estratégicos para as empresas em 2025, o VP da Ingram Micro enfatizou que a GenAI (inteligência artificial generativa) deve imperar, com 45,5% de adesão. Soluções de IT/Cloud Security virão logo abaixo, terão 42,4% e a Artificial Intelligence/Machine Learning ocuparão 29,3% das oportunidades de negócio. “A inteligência artificial é uma realidade de mercado. Entregar e desenvolver IA é uma necessidade atual na pauta estratégica para atender os clientes”, aconselhou aos participantes na plateia atenta.
Moraes também fez um balanço dos negócios da Ingram Micro nos últimos anos. “Adquirimos a BRLink, nosso braço de serviços em ambiente cloud, que trabalha a jornada completa para a nuvem com boa eficiência e custo. Temos 55 revendas conectadas oferecendo as possibilidades das nuvens públicas e híbridas. Além disso, ampliamos nosso modelo de cobertura para fomentar os negócios nas revendas, com a contratação de representantes na região Norte, em Belém, e na região Sul para atender o setor público e seguimos com foco nas grandes corporações.” O executivo também relacionou os portais digitais de integração com as revendas: o IM Innovation Hub (IMNova) e o IM Xvantage que estarão disponíveis em 2025.
De acordo com VP, paralelamente, as oportunidades estão no reaproveitamento dos equipamentos seminovos. “Investimos em ITAD (IT Asset Disposition), com serviços logísticos avançados nos processos de gerenciamento seguro e sustentável de equipamentos de tecnologia da informação que chegaram ao fim de sua vida útil, como computadores, servidores, smartphones e tablets. A Ingram Micro compra equipamentos usados, colaborando assim para a renovação do parque tecnológico e incentivando o descarte responsável. Essas máquinas passam por um processo confiável de preparação em nossos laboratórios e retornam, sem nenhum risco, às revendas na classe de usados.”
Como nas edições anteriores, o Engage Experience 2024 adotou práticas de sustentabilidade em sua organização, e cada apresentação teve tradução para Libras (Língua Brasileira de Sinais). Responsável pela organização, Welington Sousa, diretor de Marketing, B.I. e CX da Ingram Micro Brasil, explica que o processo de inovação é semelhante ao artístico, envolvendo experimentação, falhas e iterações, valorizando a jornada criativa e a busca por soluções únicas. “A inovação, muitas vezes, surge da intersecção de diferentes disciplinas, assim como a arte, e colaborar com profissionais de diversas áreas pode levar a soluções inovadoras e criativas. Foi essa temática que procuramos explorar”. O evento foi encerrado com um show do ator e cantor Thiago Abravanel.