Entenda a importância do código de verificação como medida de segurança no delivery

Segundo pesquisa recente divulgada pela consultoria Kantar, da Inglaterra, o delivery de alimentos no Brasil saltou de 80% em 2020 para 89% em 2022 e, de acordo com o Instituto Foodservice Brasil (IFB), a expectativa é de que o delivery cresça em torno de 7,5% neste ano. A alta da demanda trouxe consigo uma maior incidência de pedidos que não são realizados com eficiência. Pensando nisso, o setor passou a implementar diferentes medidas de segurança de todos os envolvidos na entrega de um pedido. Uma delas é o código de verificação, que é uma sequência na maioria das vezes numérica e temporária, usada para validar aleatoriamente que os pedidos feitos a partir do aplicativo sejam entregues para o local e pessoa corretos.

Uma das empresas que utiliza o mecanismo é o Rappi Brasil, que ressalta que o impacto positivo da medida depende em grande parte de quem efetua os pedidos pelo aplicativo. Para isso, é necessário entender a razão da existência do código numérico e a forma correta de utilizá-lo.

Como regra geral, a recomendação para quando um pedido tiver código de verificação é não compartilhar essa sequência com ninguém até ter certeza de que o pedido foi conferido e entregue no endereço selecionado no aplicativo. Se por algum motivo o fornecedor do código na hora da entrega não for o consumidor final do pedido, o ideal é confirmar com essa pessoa se a entrega foi recebida corretamente antes de dar o código ao entregador.

Aqui vão 5 dicas do Rappi Brasil que podem ajudar no momento de receber/entregar o pedido:

  • O suporte nunca pedirá que você compartilhe o código. A equipe de suporte do Rappi nunca pedirá que você compartilhe o código de verificação. Caso isso aconteça, você pode entrar em contato com o suporte através do ícone que aparece na parte superior direita do aplicativo e informar que estão solicitando o código. A recomendação é aguardar a chegada do entregador no endereço selecionado no aplicativo e só então enviar o número do código de verificação ao entregador.
  • Nunca envie uma captura de tela do aplicativo onde o número do código possa ser visto. Se o entregador estiver com problemas para localizar o endereço de entrega do pedido e pedir para você enviar uma foto do mapa que aparece no aplicativo, certifique-se de que o código de verificação não apareça na captura de tela. Para isso, recorte a imagem ou risque a informação que o código possui para que ninguém tenha acesso a este número.
  • O sistema de pagamento NÃO exige o código de verificação para entregar o pedido ao entregador. Se o entregador informar que o parceiro está solicitando o código de verificação para entregar o pedido, entre em contato com o suporte dentro do aplicativo e não forneça o código.
  • O entregador não precisa do código de verificação para chegar ao local de entrega. A partir do momento em que o entregador aceita seu pedido, ele já sabe o endereço de entrega, portanto não exige o código de verificação para indicar que chegou ao destino. Apenas entregue o código quando receber a encomenda.
  • Não compartilhe o código por nenhum canal de contato. O entregador utiliza o chat do aplicativo como meio de comunicação com os usuários, por isso recomendamos que você não compartilhe seu telefone e sempre entre em contato com o entregador através do aplicativo. Você pode enviar o código de verificação diretamente pelo aplicativo ao receber os itens.

YRCamargo

Compartilhar
Publicado por
YRCamargo

Publicações Recentes

3 dicas para discutir cibersegurança com os alunos

À medida que o mundo se torna cada vez mais conectado, situações antes restritas aos…

30 minutos ago

Neo4j ultrapassa US$ 200 milhões em receita e acelera liderança em tecnologia de grafos orientada por GenAI

A Neo4j, referência em banco de dados e análise de grafos, anunciou que dobrou sua…

1 dia ago

[Artigo] Na borda da inovação: Cloud Edge e o futuro da infraestrutura digital

*Felipe Rossi, CEO da 4B Digital   Na última década, a computação em nuvem assumiu…

2 dias ago

Parceria entre Player1 e KONAMI define Negrete como o primeiro influenciador brasileiro embaixador do jogo eFootball

Uma iniciativa inédita no Brasil acaba de definir Negrete como o primeiro influenciador do país…

2 dias ago

Já é Black Friday no site da LG

Quem está esperando para comprar geladeira, micro-ondas e lavadora já pode aproveitar as promoções da…

2 dias ago