[Entrevista] Desvendando o Segredo do Sucesso no Universo Geek e Gamer Brasileiro

O mundo geek e gamer está em plena expansão no Brasil, com uma legião de apaixonados por jogos, cultura pop e tecnologia. Nesse cenário em constante crescimento, a Viper Pro Gamer se destaca como uma marca nacional que entende as necessidades e desejos desse público cada vez mais diverso e exigente. Assim, nesta entrevista exclusiva, exploraremos o universo geek e gamer em suas diversas nuances, desde o crescimento exponencial do mercado até as tendências que moldam o futuro desse segmento. Guilherme Kenji – Coordenador de Produtos da Viper Pro Gamer, compartilhará sua visão estratégica para conquistar o coração dos jogadores e consolidar a posição da marca como referência no mercado brasileiro.

Mergulhando no Universo Geek e Gamer

1. Como você avalia o crescimento do mercado geek e gamer no Brasil? Quais fatores contribuem para essa ascensão?

Guilherme Kenji: O Brasil é um dos maiores consumidores de produtos geek/gamer do mundo. Somos um povo apaixonado por jogos, esportes eletrônicos e cultura pop. Com o passar dos anos, a cultura geek foi ganhando cada vez mais espaço na mídia tradicional e deixou de ser um mercado nichado. Basta ver a popularidade de séries e filmes baseados em heróis de quadrinhos. Para os games, a história se repete. No setor de entretenimento, a indústria de jogos é disparada a mais popular, com uma receita maior do que a indústria cinematográfica e de música.

Vários fatores contribuem para ascensão de ambos mercados. Tanto o hobby considerado geek quanto o de jogar foram se popularizando na mídia tradicional, deixando de ser um estigma social. A facilidade de acesso a esses conteúdos em diversas mídias e plataformas, o amadurecimento da população que passou a infância consumindo jogos e a profissionalização da indústria são apenas alguns exemplos que explicam tal ascensão. Para acelerar esse crescimento, o período de distanciamento social provocado pela COVID-19 fomentou essas indústrias, visto que boa parte da população precisou ampliar suas formas de entretenimento em casa, inclusive, atraindo novos públicos que nunca haviam experimentado esse tipo de lazer antes.

2. Como você observa a participação do público feminino nesse mercado em crescimento?

Guilherme Kenji: O público feminino foi crucial para o crescimento que tivemos nesses mercados! Por anos as mulheres foram marginalizadas nesses tipos de entretenimento. Porém, com maior facilidade de acesso a jogos, hoje elas representam a maioria da população gamer! A popularização dos smartphones foi essencial para que as mulheres pudessem adotar o hábito de jogar sem se sentirem acuadas por julgamentos sociais, até mesmo de outras mulheres. Hoje elas são jogadoras profissionais, criadoras de conteúdo em plataformas e redes sociais gamers, consumidoras ativas de produtos e formadoras de opinião em tudo que diz respeito a esse universo!

3. Na sua visão, quais são as principais características e expectativas dos novos consumidores geek e gamer?

Guilherme Kenji: Sendo mercados cada vez menos nichados e mais amplos, a indústria precisa se atentar a novos tipos de perfis e demandas de novos consumidores geeks e gamers. Esses novos consumidores ainda não estão bem familiarizados com a indústria conceitos e características já estabelecidos em jogos, histórias, produtos, etc. As expectativas desses consumidores é de que a comunicação seja clara e acessível. Os produtos também devem exceder as expectativas em termos de desempenho e design. Além disso, abre-se uma nova tendência nesses mercados, que é a de oferecer produtos cada vez mais “híbridos”, que possa atender desde o novo consumidor até o mais entusiasta.

4. Como a busca por experiências personalizadas e autênticas se manifesta nesse público e como as empresas no geral podem se adaptar a essas exigências?

Guilherme Kenji: O público geek e gamer apesar de compartilharem grandes paixões e gostos, também são um dos mais exigentes em relação a customizações. Cada um decora seu quarto ou setup de uma maneira diferente, seja nos produtos, na iluminação nos objetos decorativos, etc. O desafio é esse, como atingir um público cada vez maior e mais diversificado de forma otimizada? As empresas precisam encontrar maneiras de oferecer opções customizáveis ao consumidor final, de maneira que o produto seja facilmente reconhecido ao mesmo tempo, único para quem o tem. Fazer o cliente se sentir abraçado ao adquirir um produto, também é importante, e isso tem início na experiência de unboxing e termina na avaliação final do produto.

5. Em sua experiência, quais são os principais desafios e oportunidades que o mercado geek e gamer brasileiro enfrenta atualmente?

Guilherme Kenji: Por se tratar de um mercado tão grande,, que continuará crescendo nos próximos anos, é normal que exista diversos desafios e oportunidades. Um dos maiores desafios é conseguir se diferenciar do mercado. Hoje existe uma oferta muito grande de produtos, alavancada principalmente pelo boom de consumo de produtos eletrônicos durante o COVID-19. Muitos desses produtos não são desenvolvidos de maneira pensada para o mercado brasileiro, seja na questão de características ou em preço, o que acaba saturando o mercado de produtos. Portanto, ao mesmo tempo em que a concorrência é acirrada, existe uma oportunidade grande para as marcas que estão comprometidas em oferecer produtos pensados para o nosso mercado.

A Viper Pro Gamer em Ação

6. Como a Viper Pro Gamer se posiciona nesse mercado em franca expansão?

Guilherme Kenji: A Viper Pro Gamer é uma marca desenvolvida por um time apaixonado por jogos e com objetivo de renovar a experiência de gameplay. Nosso foco é garantir que desde o iniciante até o maior entusiasta se sinta em casa com os nossos produtos, fornecendo as ferramentas para que os players possam focar apenas no seu próprio desempenho. Uma das nossas estratégias é justamente atingir um público amplo e com as necessidades que o brasileiro tem. Queremos democratizar o acesso aos jogos!

7. Quais são os diferenciais que a marca oferece aos consumidores geek e gamer?

Guilherme Kenji: Ao mesmo tempo em que queremos atingir o jogador casual e o entusiasta, sabemos que precisamos oferecer um produto que agrade a todos, mas que possua seus diferenciais. Um exemplo é nossa linha de headsets, focadas para uso multiplataforma, uma vez que o Brasil é um dos maiores mercados de jogos mobile do planeta, com um cenário profissional que movimenta milhões por ano. Seja para jogar no PC ou no smartphone, os headsets da Linha Viper Pro Gamer vão atender todas as necessidades. Além disso, incluímos um suporte dentro da caixa, oferecendo uma solução completa.

Toda nossa linha de teclados possui layout ABNT2, pensado e desenvolvido para o nosso mercado, que muitos teclados de marcas globais não oferecem. Nossos mouses possuem diferenciais como botão exclusivo de tiro duplo/contínuo, software para customização de iluminação e macro. Todas as linhas acima com 3 anos de garantia! Nossas cadeiras são pensadas para perfis diferentes, aqueles que usam de maneira híbrida para trabalhar e jogar, ou para aqueles que gostam de um design mais arrojado.

8. Como a empresa tem buscado construir uma comunidade engajada e fiel entre seus clientes?

Guilherme Kenji: A Viper Pro Gamer focou o desenvolvimento de seus produtos especificamente para o mercado brasileiro e de modo que abrace todos os novos públicos que estão chegando no mundo gamer. Seja um jogador casual, o trabalhador de home office que chega no fim do dia e quer relaxar, ou o aspirante a profissional, temos a solução ideal para todos. Tendo um bom mix de produtos com qualidade e preço adequado ao mercado brasileiro nos permite oferecer uma garantia de 3 anos para nossos clientes, que gera mais confiança e fidelidade.

9. A Viper Pro Gamer investe em parcerias estratégicas com influenciadores e marcas do universo geek e gamer?

Guilherme Kenji: A Viper Pro Gamer está cada dia mais engajada nas parcerias. Estamos trabalhando para ter grandes nomes dando força a nossa marca. Mas o mais importante, é que não estamos ignorando a grande parcela de pequenos e médios influenciadores e criadores de conteúdo geek/gamer. A ideia é dar suporte e desenvolver em conjunto a marca com potenciais influenciadores. Claro que estamos presentes em todas as feiras importantes do país e também buscando maneiras de contribuir para o cenário de esport.

Olhando para o Futuro

10. Quais são as expectativas para o futuro do mercado geek e gamer no Brasil?

Guilherme Kenji: O mercado está cada vez maior, com mais inovações, opções e players, e quem ganha com isso são os consumidores. Com a previsão do mercado global de jogos continuar crescendo por pelo menos mais 10 anos, e com a aceitação e fim do estigma social para esses hobbies, o potencial de crescimento do nosso mercado é animador, mesmo com tantos desafios.

11. Quais tecnologias e inovações devem moldar o setor nos próximos anos?

Guilherme Kenji: Em relação ao mercado, eu diria que existem duas grandes ondas por vir na indústria. A primeira que já está começando a se popularizar é o cloud gaming (jogar na nuvem). Com o país cada vez mais conectado, o cloud gaming tende a se popularizar rapidamente. A barreira para iniciar uma jornada no universo gamer será diminuída sem a necessidade de alto investimento em hardware como consoles ou computadores, facilitando a alocação de recursos em acessórios ou periféricos gamer.

A segunda onda seria o uso da realidade virtual para maior imersão nos jogos. São tantas possibilidades, tanto para os criadores de jogos quanto para inovações em produtos.

12. A Viper Pro Gamer oferece oportunidades de carreira para jovens talentosos e apaixonados pelo universo geek e gamer?

Guilherme Kenji: A Viper Pro Gamer é feita por gamers e geeks! Todo o nosso time, independente de área de atuação, são fascinados por esse universo! Está em nosso DNA. Nossa portas estão abertas a todos que sejam tão apaixonados e queiram fazer a diferença nesse mercado!


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