Epson declara guerra ao toner: campanha “Toner Free” ataca impacto ambiental da impressão a laser

Estivemos na fábrica da Epson, em São Paulo, para o lançamento daquela que a empresa classifica como sua maior iniciativa de marketing B2B no Brasil: a campanha “Toner Free”. O objetivo é claro e ambicioso: convencer o mercado corporativo de que o futuro da impressão não usa, e não deve usar, toner.

Durante o evento, Fábio Neves, vice-presidente de vendas e marketing da Epson para a América Latina, destacou o movimento da empresa para fortalecer sua posição no ramo corporativo, uma aposta que acompanha a demanda crescente por soluções responsáveis e eficientes. A nova campanha não é um lançamento de produto, mas uma tentativa de reeducar o mercado sobre o que realmente está dentro de um cartucho de toner.

Com 80 anos de história e presença marcante no Brasil, a Epson traz a filosofia “Sho Sho Sei” para seu desenvolvimento: soluções eficientes, compactas e precisas. Essa tradição inovadora inclui desde o mítico relógio Seiko, símbolo de precisão, até o pioneirismo na tecnologia de tanque de tinta, desenvolvida no país e aprimorada para atender o mercado global. O portfólio empresarial inclui impressoras jato de tinta WorkForce que aliam robustez, confiabilidade e eficiência.

O problema escondido no pó

A principal mensagem da Epson é direta: toner é plástico. A maioria dos usuários não associa o pó fino usado nas impressoras a laser ao plástico, mas é exatamente isso.

Segundo levantamento da Epson, a indústria global de impressão a laser consome anual mente plástico suficiente para fabricar 246 bilhões de canudos, 20 bilhões de sacolas ou 5 bilhões de garrafas — resíduos que, invariavelmente, acabam como lixo.

Em contrapartida ao calor e ao plástico do laser, a Epson aposta suas fichas na sua tecnologia de jato de tinta com o microchip de impressão PrecisionCore, também chamada de “impressão a frio“, que reduz esse impacto, além de proporcionar até 86% de economia de energia quando comparada a impressoras a laser equivalentes, segundo estudo da Keypoint Intelligence.

Toda impressora laser começa e termina como plástico e gera resíduos nocivos. Já o processo das impressoras Epson opera sem calor, o que reduz o consumo energético e a necessidade de manutenção. Menos espera, mais impressão; menos desperdício, mais economia: são pilares centrais defendidos na comunicação da nova campanha.

A campanha “Toner Free” visa expor o custo ambiental da impressão com toner, posicionando a tecnologia a laser como ultrapassada e prejudicial. “Entendemos que é preciso conscientizar as pessoas e empresas sobre o uso de impressoras a laser, que possuem componentes que são prejudiciais ao meio ambiente”, afirmou Cinthia Araújo, Head de Marketing da Epson para a América Latina. A campanha também evidencia a marca como a única do segmento corporativo sem uso de toner, com selo exclusivo “Toner Free” que reforça a impressão responsável.

Cinthia Araújo, Head de Marketing da Epson para a América Latina

Sustentabilidade como estratégia de negócio

A Epson é reconhecida como empresa mais sustentável do Japão pela Forbes e está alinhada com mais de 150 iniciativas de sustentabilidade, cobrindo as 17 metas de desenvolvimento sustentável da ONU. Em 2024, atingiu a meta de 100% de energia renovável em suas instalações, e projeta reduzir as emissões em linha com o cenário de aquecimento global de 1,5°C até 2030. Parcerias com Green Eletron garantem logística reversa e reciclagem responsável dos equipamentos e insumos

A maior campanha B2B da Epson no Brasil

Para levar a mensagem “Toner Free” ao mercado, a Epson preparou o que Cinthia Araújo chamou de “o maior investimento em mídia já trazido pela Epson para a área de B2B no Brasil“.

A campanha, que começa em novembro, terá como voz principal o jornalista e apresentador Tiago Leifert, que narrará o comercial de TV. A estratégia de mídia é massiva e multiplataforma, incluindo canais digitais como YouTube, TikTok, LinkedIn e Spotify, além de canais de streaming.

A comunicação também ocupará espaços físicos de grande circulação corporativa, como centros empresariais e aeroportos em cidades-chave como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e outras.

O objetivo final, segundo Araújo, é “movimentar o mercado”. A Epson é, hoje, a única grande marca no mercado de impressão corporativa que não utiliza toner em seu portfólio empresarial. Com a campanha “Toner Free“, a empresa não está apenas vendendo impressoras; está convidando o setor a repensar o impacto de cada página impressa.

O lançamento ocorre em sinergia com tendências do setor: 76% das empresas brasileiras já destacam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU em suas metas, conforme relatório global da KPMG, e o Brasil figura como referência na região pelo engajamento em sustentabilidade. Para organizações que buscam produtividade e responsabilidade ambiental, a transição para o modelo “Toner Free” surge como nova diretriz para o futuro da impressão corporativa.


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