De acordo com a pesquisa 2021 World Robot Report, no Brasil existem nove robôs a cada dez mil trabalhadores do campo industrial, apesar de parecer um número pouco expressivo, é um crescimento de 3% desde 2015 e que leva o país a ser considerado emergente na América Latina no uso da tecnologia.
O crescimento da robótica corrobora com a dificuldade de diferenciação com o campo da automação. Os termos robótica e automação são usualmente usados como sinônimos. No entanto, apesar de sua semelhança, tem conceitos e práticas diferentes.
Elísio Alcântara, Diretor de Operações da Horus, empresa que fornece soluções tecnológicas para outras empresas, explica quais as principais diferenças entre as duas áreas.
Automação é tradicionalmente conhecida por explorar os campos de softwares, máquinas e ferramentas desenvolvidas para realizar tarefas humanas, como as plataformas de gestão de processos, criadas para melhorar processos internos. No campo de engenharia da automação acontece o desenvolvimento e design dos sistemas e máquinas. Nesse segmento são construídos equipamentos que executam tarefas de forma automática e sem intervenção humana.
O campo da robótica pode ser entendido como uma subcategoria da automação. É conhecida por tratar de agentes de software (ou robôs de software) com Inteligência Artificial e habilidades de Machine Learning que podem usar um software de computador como um humano poderia. Nesse segmento são desenvolvidas máquinas inteligentes que podem atuar com diferentes graus de autonomia. Na engenharia robótica os profissionais são responsáveis pelo desenvolvimento de aplicações dos softwares desenvolvidos na automação para robôs
“No mercado atual, as duas áreas estão intrinsecamente relacionadas, com equipamentos cada vez mais modernos e inteligentes, tudo acaba parecendo robótica, mas a forma como ele irá trabalhar determina se é um produto da automação ou da robótica. Saber diferenciá-las é importante até para os casos de manutenção, o campo de atuação do produto altera a forma como ele irá funcionar, um mesmo produto pode ter funções diferentes na robótica e na automação” finaliza o diretor.
O maior evento de cultura pop do mundo dá as boas-vindas, pelo terceiro ano consecutivo,…
Após exatos 10 anos da exibição de O Hobbit – A Batalha dos Cinco Exércitos…
À medida que o mundo se torna cada vez mais conectado, situações antes restritas aos…
A Paris Filmes, em parceria com a CCXP24, o maior festival de cultura pop do…
A Neo4j, referência em banco de dados e análise de grafos, anunciou que dobrou sua…
*Felipe Rossi, CEO da 4B Digital Na última década, a computação em nuvem assumiu…