Idealizado pela Ploomes, maior empresa com foco em CRM da América Latina, em parceria com a Opinion Box, a 2ª edição do estudo “A maturidade digital nas empresas B2B” evidencia que o processo de digitalização do mercado nacional segue a todo vapor. Conforme o estudo, 78% das empresas utilizam soluções digitais dentro da sua rotina operacional em 2023. Tal número representa um crescimento de 5% em comparação com o resultado obtido na primeira edição da pesquisa, realizada no ano anterior. A pesquisa contou com a participação de 638 profissionais de companhias brasileiras B2B, de diferentes segmentos de atuação.
O levantamento indicou ainda que 75% das corporações do país se tornaram mais digitais em 2023, ano que marca de forma definitiva o fim da pandemia. O índice é 7% superior ao de 2022.
De acordo com Matheus Pagani, CEO e cofundador da Ploomes, os números apresentados pela nova edição do estudo confirmam que o movimento de digitalização corporativa realmente se consolidou.
“O que o mercado viveu entre 2020 e 2022 foi um período de enormes incertezas, mas a digitalização em si foi inevitável. As empresas se adaptaram em diversos aspectos e, para praticamente todas elas, a busca pelo digital foi o caminho natural. O que descobrimos agora é que tal dinâmica não ficou exclusiva a pandemia, mas se transformou numa verdadeira tendência”, explica.
A consequência desse movimento é um mercado B2B bem mais digitalizado. Conforme aponta ainda a pesquisa, 65% dos entrevistados consideram que o nível de maturidade digital da sua empresa é alto ou muito alto. Indo ainda mais além, 67% dos profissionais ouvidos relataram utilizar as ferramentas de forma diária. Já em relação ao futuro, 34% dos entrevistados ainda afirmam que em 2024 os negócios vão ficar melhores por conta da adoção de novos recursos digitais.
Marketing e vendas em destaque
Ainda segundo a pesquisa, o setor mais digital das empresas, obviamente, é a área de tecnologia, com 26% das indicações. Porém, na sequência, os departamentos apontados como os mais evoluídos digitalmente são os de marketing e vendas, com respectivamente 19% e 15%.
Pensando nas estratégias atribuídas a área comercial, Pagani destaca o dado de que cerca de 40% dos entrevistados informaram que ainda usam planilhas para realizar a gestão do time. “Essa é uma informação significativa visto que as planilhas podem ser limitadas em termos de automação das atividades e colaboração para o trabalho em equipe, o que pode indicar que algumas empresas ainda não avançaram muito na sua jornada de maturidade digital”, afirma. “Acredito que o uso de ferramentas que automatizam e, consequentemente, otimizam a dinâmica do comercial, como o CRM, são um indicativo claro das organizações que realmente amadureceram digitalmente das que ainda têm um caminho a percorrer”, completa.
Já em relação ao marketing, o estudo constatou que a comunicação direta por meio de mídias sociais e e-mail segue amplamente reconhecida como maneiras eficientes para atrair leads e clientes.
Outro dado que chama a atenção é a importância sobre a presença da empresa em eventos presenciais, apontada por 1 em cada 3 profissionais entrevistados. A estratégia sugere que as organizações ainda valorizam as interações físicas, mesmo em um cenário de crescente digitalização. Vale destacar ainda que os encontros foram considerados pelos participantes da pesquisa como a segunda atividade mais eficaz da área, perdendo apenas para social media.
“Isso tem muito a ver também com o momento em que vivemos. Passada a pandemia, os encontros presenciais foram valorizados e estão gerando muito mais valor para as companhias, independentemente do seu setor de atuação”, conclui o CEO da Ploomes.