Está acontecendo na São Paulo Expo, até o dia 24 de maio, a Exposec, Feira Internacional de Segurança. O evento é a principal vitrine tecnológica da América Latina para o setor de segurança e traz em sua 21ª edição atualizações de produtos e serviços nos segmentos de Segurança Eletrônica, Privada, Pessoal, Pública, Patrimonial e Empresarial.
Alguns temas têm se destacado como fortes tendência, como a adoção da Internet das Coisas e Smart Home nas diversas soluções de tecnologias.
Estive presente no primeiro dia da feira e pude conferir de perto tudo o que está rolando por lá, além de conversar com representantes de algumas marcas, que me falaram sobre os principais destaques em exposição.
PPA Spirit
Uma solução que permite monitorar e controlar diversos componentes e sensores, que podem ser utilizados de formas diversas. Dentro de uma casa, por exemplo, podem automatizar a abertura e fechamento de portas, portões e janelas, acendimento automático de luzes e controle de circuitos elétricos, que permite ligar e desligar aparelhos, como TV, sistemas de áudio e outros.
Tudo é conectado sem fio a um módulo central, que funciona conectada via wi-fi ou através de um módulo GSM. Além da automação, é possível monitorar eventos, receber notificações, quando, por exemplo, um portão ficar aberto por mais tempo do que o necessário, e até enviar um alerta de pânico para usuários cadastrados.
Tudo é facilmente gerenciado por um smartphone ou tablet, através de um aplicativo disponível para Android e iOS e a gestão dos acessos pode ser configurada via transmissor, biometria, tag e cartão de proximidade, entre outros.
Soluções Telit
A Telit, empresa especializada em Internet das Coisas (IoT), está presente subsidiando diversas soluções presentes na feira, como a própria PPA Spirit, por exemplo. Para Ricardo Simon, Diretor Geral e Head de Vendas LATAM da Telit, a participação na feira é parte importante da estratégia da empresa no Brasil. “O evento é uma ótima oportunidade de apresentarmos para o mercado as soluções que podem auxiliar os profissionais da área de uma maneira mais fácil e segura”, afirma. Ao todo, seis importantes marcas do segmento de segurança estão com módulos IoT da Telit na Exposec.
A empresa é considerada a líder global na área da Internet das Coisas (IoT), oferecendo à indústria um amplo portfólio de produtos e serviços integrados para aplicação IoT end-to-end, incluindo módulo de comunicação celular, GNSS, Wi-Fi, módulo sem fio de curto a longo alcance, planos de conectividade e plataforma de serviços IoT. Através do Portal IoT, a Telit reduz o risco, tempo de mercado, custos e complexidade para o rastreamento de ativos, controle e monitoramento remoto, telemática e automação industrial, disponível nas verticais de negócio globalmente.
Pro Security Intelligent Service
O Pro Security Intelligent Service é um serviço direcionado para condomínios comerciais e residenciais com baixo fluxo, que permite o gerenciamento de todo o sistema de controle e segurança por portaria digital integrada. O produto informatiza e automatiza todo o condomínio permitindo que operadores amplamente treinados e dedicados façam atendimento ao interfone e telefone, liberação de entrada de condôminos, visitantes e prestadores de serviços, supervisão e monitoramento com o diferencial exclusivo da telepresença, ou seja, mantém todas as características de uma portaria convencional com maior segurança e menor custo.
WDC Networks destaca soluções IoT
No Espaço WDC, os visitantes têm acesso às novidades dos parceiros e, também, à tendências e novidades em soluções baseadas em IoT (Internet das Coisas) e soluções integradas para o mercado enterprise. A WDC conta também com um lounge dedicado aos clientes Distribuidores Regionais e Canais Hikvision. Neste espaço a WDC divulga as novidades da marca, oferecendo promoções para os distribuidores.
Soluções de monitoramento IP, alarmes, controles de acesso, sonorização, telefonia e conferência IP e Wi-fi corporativo, isso é só um pouco das novidades que a WDC Networks está apresentando. “Vamos mostrar a evolução do nosso portfólio, que foi trabalhado para atender a 100% das demandas de projetos”, diz Vanderlei Rigatieri, presidente da WDC Networks.
Entre os principais destaques, estão a central de alarme da Bosch, que além de monitorar alarmes executa o trabalho de controladora de acesso com integração de vídeo; as catracas Vault, com design e tecnologia de ponta para grandes e médios projetos; os sistemas de controle de acesso da HID, dotados da tecnologia mais segura de criptografia de identificação; e as soluções Alexia e Google Home integradas aos produtos de gerenciamento, monitoramento e segurança inteligente para empresas e residências. “Nossa participação nesse evento é estratégica, dada a sua relevância para o mercado internacional de segurança. Vamos apresentar o nosso portfólio e divulgar o serviço de aluguel de equipamentos (Security as a service), levando soluções completas para os clientes. A meta é captar novos integradores, alcançar novos leads e gerar oportunidades de negócios”, afirma Junior Carrara, diretor de vendas e marketing da WDC Networks.
Western Digital Purple microSD
Depois da aparição do vídeo 4K Ultra HD, as aplicações e análises de inteligência artificial (IA) impulsionam o rápido crescimento e evolução dos dados na área de vigilância. A Western Digital Corp. está lançando na Exposec 2018 o cartão Western Digital Purple micro SD, projetado especificamente para a demanda de dados complexos e dinâmicos de câmeras de vigilância e sistemas mais modernos.
Otimizado para captura de vídeo de vigilância 24/7, o WD Purple microSD permite que os operadores do sistema de segurança suportem a carga de trabalho contínua. Graças ao seu desempenho superior, o cartão captura e preserva o vídeo em diferentes formatos de alta definição e próxima geração, incluindo vídeo 4K Ultra HD, e suporta a transferência ágil de dados para sistemas centrais para analisar e obter perspectivas de negócios de maneira rápida. “De Big Data e Fast Data, a aplicativos centrados em dados, como vigilância, volume, velocidade, variedade e valor de dados, continuam a crescer e se transformar exponencialmente. Com base em nossas capacidades comprovadas em inovação de cartões de memória industriais e de consumo, o cartão Western Digital Purple micro SD é a solução ideal para dados de vigilância comercial no extremo”, disse Alexandre Jannoni, Gerente Geral da Western Digital Brasil.
O novo cartão Western Digital Purple microSD oferece:
- Ampla resistência para gravação contínua: Suporta até 1.000 ciclos PE
- Funcionalidade de status de integridade para facilitar a manutenção da placa: em câmeras compatíveis, um monitor de status de integridade exclusivo oferece a capacidade de gerar relatórios que fornecem informações valiosas aos usuários e instaladores de sistemas, incluindo o estado de resistência e capacidade do cartão, o que permite a manutenção preventiva do cartão.
- Alto desempenho para a próxima geração de vídeo: oferece velocidades de até 80 MB/s em leitura sequencial e 50 MB/s em gravação sequencial, além de suportar Speed Class 10 e UHS Speed Class 1.
- Captura de vídeo confiável em várias condições climáticas: Projetado para uso em temperaturas que variam de -25 ° C a 85 ° C, permite captura de vídeo confiável em ambientes internos e externos.
- Alta capacidade de capturar e preservar vídeo se a conexão de rede for perdida: Disponível em capacidade de até 64 GB.
O novo cartão Western Digital WD MicroSD Purple estará disponível no Brasil a partir de junho deste ano e será distribuído pela Intelbras e seus revendedores autorizados nas capacidade de 32GB e 64GB.
Intelbras apresenta soluções de segurança ao alcance de todos
Com um estande dividido em duas áreas, que somadas chegam a 430 m², a Intelbras está com um portfólio bem completo na Exposec 2018, com demonstrações práticas e claras de suas principais novidades, que oferecem componentes de segurança em diversos níveis, para residências, comércios e indústrias, com baixo custo.
Exemplo, é a nova linha de videoporteiros e porteiros residenciais de baixo custo. Destaque para o TIS 5010, único porteiro sem fio do mercado nacional. Também se destacam o porteiro IPR 1010 e o videoporteiros IVR 1010, com fácil instalação, interface amigável e alimentação pelo módulo interno. “A preocupação com a proteção ao patrimônio é uma realidade para a maioria dos brasileiros, por isso temos dedicado esforços para desenvolver produtos que ajudem as pessoas a se sentirem mais seguras. O que torna esses lançamentos tão importante é o preço acessível. Além disso, são produtos genuinamente brasileiros, desenvolvidos e produzidos nacionalmente”, explica Luciano Madalosso, gerente do segmento de Controle de Acesso Home & Office da Intelbras.
Outra novidade é o Intelbras Guardian, que está sendo pré-lançado na feira. Trata-se de um aplicativo para smartphones e tablets, que funcionará nas plataformas Android e iOS, e unirá os sistemas de alarme e CFTV em um único software. Será possível, por exemplo, armar e desarmar o painel do sistema de alarme, visualizar as câmeras de diversos ambientes, acender lâmpadas e comunicar-se com os usuários.
A linha Mibo também tem novidades, com o lançamento da nova câmera IC7s, que permite ao usuário a vigilância do ambiente que está sendo monitorado e pode ser usada como central de alarme. A câmera é rotacional e grava imagem em FullHD (1920x1080p). O sistema possui um alarme integrado com sensor de abertura de porta ou janela e suporta até 32 dispositivos sem fios associados.
No estande da Intelbras também estão sendo apresentadas soluções de fechaduras digitais biométricas, ideais para residências e condomínios, com diferentes opções de abertura por senha, cartão de proximidade, chaves mecânicas e até impressão digital. Os destaques são os modelos FR 220, FR 330 e FR 400. O modelo FR 220 é a única fechadura digital de sobrepor com abertura por biometria no mercado. Com dois modos de abertura – senha e biometria – tem capacidade para cadastrar até quatro senha de 4 a 12 dígitos e 100 impressões digitais. A FR 330 é o modelo mais completo da linha, com quatro modos de abertura: senha, chaveiro de proximidade, chave física e biometria. Se somadas, as opções de abertura do modelo ultrapassam os 200 usuários.
Por fim, temos a FR 400, para aplicação em portas de vidro pivotantes de até 10 mm de espessura. O produto conta com três tipos de instalação: vidro x vidro, vidro x madeira e vidro x alvenaria. Possui dois modos de abertura, por senha numérica de 4 a 12 dígitos e por até 100 chaveiros de proximidade.
Serviço:
Exposec 2018 – 21ª Feira Internacional de Segurança
De 22 a 24 de maio de 2018
São Paulo Expo