[Exposec 2019] Confira as principais novidades da Feira Internacional de Segurança

Aconteceu na última semana, entre os dias 21 e 23 de maio, na São Paulo Expo, a Exposec, Feira Internacional de Segurança. O evento é a principal vitrine tecnológica da América Latina para o setor de segurança e trouxe em sua 22ª edição atualizações de produtos e serviços nos segmentos de Segurança Eletrônica, Privada, Pessoal, Pública, Patrimonial e Empresarial.

Alguns temas, como Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Smart Home seguem se destacando como fortes tendência nas diversas soluções de tecnologias aplicadas à segurança.

Estive presente no segundo dia da feira e pude conferir de perto um pouco do que rolou por lá, além de conversar com representantes de algumas marcas, que me falaram sobre os principais destaques em exposição.

● INSCREVA-SE NO CANAL AQUI ➜ http://tinyw.in/4oPn


 


No seu espaço na Exposec, pensado para representar uma casa conectada, a Elsys apresentou seu lançamento para streaming na TV, o Smarty. Um dispositivo, que apesar de lembrar muito um Chromecast, Fire Stick e outros dispositivos do gênero, possui muito mais funcionalidades, a começar com a adoção do sistema operacional Android TV, que não só dá acesso à inúmeros aplicativos multimídia como Netflix, YouTube e Globoplay, mas conta ainda com comando de voz no controle remoto e até suporte a conexão de joysticks, já que o Smarty permite o uso de aplicativos disponíveis na Play Store, incluindo jogos.

“A Google tem trabalhado com a ELSYS e outros parceiros nos últimos anos para lançar o primeiro set-top-box Android TV disponível para varejo no Brasil. Estamos animados em participar do lançamento do SMARTY Android TV com Google Assistente, que oferece uma experiência de uso simples e intuitiva”, afirma Mark Nelson, responsável pelo Android TV na América Latina.

Um dos aplicativos que podem ser acessados diretamente do dispositivo é o Smarty Home, uma plataforma que permite, dentre outras coisas, acesso às câmeras de segurança internas e externas, com conexão wi-fi da empresa. Os equipamentos geram imagens HD e Full HD, contam com visão noturna e também estavam em exposição no estande da Elsys na Exposec.

“Somos uma empresa que quer conectar pessoas e, por isso, estamos sempre ampliando nossas linhas de atuação para atender às diferentes necessidades. A Exposec é um excelente momento de apresentar as soluções que temos à disposição e como elas interagem com nossos novos produtos de segurança”,explica Claudio Blatt, diretor comercial da ELSYS.

Com tamanho compacto e preço altamente competitivo, o SMARTY da ELSYS chega ao mercado com o preço de R$ 399. Ele pode ser encontrado em toda a rede de mais de 30 mil lojistas que trabalham com a marca em todo o Brasil, e também na loja online.


A Western Digital também esteve presente em mais um ano de Exposec. Se no ano passado pudemos conferir o lançamento da linha WD Purple, com HDs e SDs voltados para equipamentos de segurança, neste ano a empresa, que estava expondo seus produtos em parceria com a Intelbras, apresentou a expensão de capacidade de armazenamento de sua linha, com novos cartões SDs e, o principal destaque, HDs que possuem a incrível capacidade de armazenamento de 12 TB, que apesar de parecer muito à primeira vista, é mais que necessário para equipamentos de segurança com gravação que hoje chegam à resolução 4 K e diversos outros recursos.

“Os sistemas de gravação de vídeo em rede estão ficando inteligentes”, disse Brendan Collins, vice-presidente de marketing de produtos da unidade de negócios de dispositivos da Western Digital. “NVRs habilitados para inteligência artificial (IA) estão sendo arquitetados para novas GPUs e CPUs para aprimorar a capacidade geral de deep learning e acelerar algoritmos relacionados ao reconhecimento de objetos e reconhecimento facial. Os NVRs exigem maior capacidade de armazenamento e processamento mais sofisticado, em comparação com câmeras individuais, para realizar análises mais avançadas, como a localização de uma imagem facial individual de semanas ou meses de vídeo armazenado ou a criação de tráfego de mapas de calor a partir de horas de vídeo-vigilância no varejo.”

Os discos rígidos de vigilância Western Digital Purple 12 TB permitem maior capacidade de armazenamento para todos os sistemas de vídeo-vigilância compatíveis. Os Western Digital Purple 10 TB e 12 TB apresentam a exclusiva tecnologia AllFrame AI projetada especificamente para sistemas habilitados para Inteligência Artificial. Isso permite que as unidades suportem até o dobro de canais de AI (16 canais AI / 32 fluxos AI) do que a concorrência e estão preparados para futuros sistemas de última geração ainda mais capazes de forma a permitir a evolução contínua do deep learning e análise de vídeo no mercado de vigilância.


Já os visitantes do estande da SegurPro, empresa de segurança do Grupo Prosegur, num espaço duas vezes maior que o do ano anterior, puderam conhecer as Smart Solutions da empresa, que inclui diversas ferramentas, entre elas o Cloud Service – sistema de vídeo que permite acesso às gravações ou imagens em tempo real, e a Analítica Avançada – que identifica com precisão o perfil de clientes de uma loja ou determina quais são as áreas com maior atividade em uma região.

“Investimos alto em inovação e capacitação da nossa equipe para oferecer o melhor serviço para os nossos clientes. Hoje, atendemos mais de 2 mil clientes nos mais diversos setores e pretendemos ampliar ainda mais esse número”, afirma Bruno Jouan, diretor da SegurPro.

Além disso, a SegurPro destacou suas duas diferentes modalidades de drones – outdoor e anti-invasão –, que atendem às diferentes necessidades dos clientes, como rondas pontuais ou cobertura de grandes eventos. Estas e outras soluções são gerenciadas de forma centralizada por meio do Centro de Controle, que permite administrar de forma inteligente e integrada tudo o que for implementado em um cliente.

O sistema anti-invasão é uma tecnologia que eu particularmente achei muito interessante. se tratando basicamente de sistema Anti-Drone, que estava sendo demonstrado no evento. Trata-se de uma solução que vigia e detecta “drones espiões” ou não autorizados que estejam sobrevoando o local. O sistema, perfeito para empresas que precisam monitorar áreas consideradas de alto risco, conta com radares e análises de imagem, além de um bloqueio do controle do drone “espião”, que permite até mesmo desativar o dispositivo à distância, além de permitir a localização do piloto com base em geolocalização.

A WDC Networks é uma empresa que tem se tornado referência na distribuição de tecnologia de alto valor agregado, incluindo tecnologias de segurança. Assim, sua presença na feira é certa, sendo que neste ano, dentre as novidades, a empresa anunciou a assinatura de um acordo comercial com a líder global em identidade aumentada, IDEMIA, para oferecer suas soluções de ponta de biometria em território brasileiro. O acordo contempla a distribuição de terminais biométricos para leitura de impressão digital, facial e vascular no País.

Entre os produtos que passarão a ser comercializados pela WDC Networks, destaque para o MorphoWave Compact by IDEMIA, novidade que viabiliza acesso biométrico sem toque graças a tecnologia de impressão digital 3D sem contato patenteada pela IDEMIA. O produto consegue ler quatro dedos do usuário em 3D com máxima precisão, bastando apenas um simples movimento de mão sobre o sensor para autorizar ou não o acesso a áreas restritas.

“A operação ergonômica sem contato combina de forma inigualável segurança, conveniência e produtividade. Poder oferecer uma solução moderna e altamente responsiva como o MorphoWave faz parte do nosso compromisso em levar aos nossos clientes e ao mercado o que há de mais moderno e inovador em segurança física e automação”, afirma Junior Carrara, diretor da WDC Networks.

Segundo Ricardo Miralha, Regional Sales Manager da IDEMIA, o acordo com a WDC Networks representa mais um passo na ampliação da operação da companhia no Brasil. “Trata-se de uma decisão estratégica para nós, objetivando aumentar nossa presença regional. Em conjunto com a WDC, planejamos disponibilizar as soluções da IDEMIA para clientes dos mais diversos setores, como condomínios de alto padrão, universidades, aeroportos e instituições bancárias”, afirma.

O estande da WDC juntou também algumas das principais marcas parceiras, com um portfólio completo de soluções para um público especializado, com produtos de ponta para atender todas as necessidades dos visitantes. Aruba; Axis; Grandstream; HID; Idemia; ISS; LG; TP Link; Tyco DSD; Vault e Vertiv foram algumas empresas que apresentaram soluções focadas em segurança, tais como identificação biométrica, radares de vigilância, analíticos e big data, leitor de cartão inteligente, alarmes e switches de última geração, para atender empresas de todos os tamanhos e mercados.

Dentro do estande da WDC também foi montado um espaço dedicado à automação residencial, possibilitando ao visitante ter uma experiência ao vivo de uma casa conectada. Durante o evento, fechaduras, radares, câmeras, luzes e sensores podiam ser ligados e desligados apenas por comando voz. Também era possível realizar os comandos através de um aplicativo que mostra em tempo real a energia que está sendo usada e economizada quando você liga e desliga algum componente da casa.

“A WDC acredita que o futuro do conforto, segurança e eficiência energética para casas e apartamentos está na possibilidade do cliente usufruir de produtos relacionados à Internet das Coisas (IoT), como sensores, acionadores e controladores interligados via smartphones e assistentes pessoais, além de utensílios de uma residência, como iluminação, acionadores de cortinas, etc”, afirma Vanderlei Rigatieri, CEO da WDC Networks.

Ainda no estande da WDC Networks, outro parceiro que trouxe novidades bem interessantes para a Exposec foi a ISS, uma das principais empresas de desenvolvimento de sistemas de vigilância e vídeo analíticos.

A grande novidade que a ISS apresentou foi o ISS SecurOS Smart, um produto 100% desenvolvido no Brasil. Fruto de uma joint venture com a iControl, o ISS SecurOS Smart é um tracking de acesso totalmente integrado, que possibilita o rastreamento em tempo real e sincronização com as imagens gravadas.

“Trata-se de um solução modular, que dá a possibilidade de incorporar múltiplas autenticações, e com ela o usuário pode gerar relatórios para controle de informações de uma forma sem similares no mercado”, adianta Daniel Feitosa, diretor regional da ISS no Brasil.

Para o reconhecimento biométrico, a fabricante apresentará o ISS SecurOS FaceX, uma solução robusta desenvolvido para ambientes controlados e não controlados, internos e externos, que atua na captura e reconhecimento simultâneo de múltiplas faces. A aplicação permite a pesquisa inteligente (com busca avançada e geração de listas de acesso) e, também, conectividade de banco de dados, com importação e exportação ilimitada de detectores faciais e suporte SDK. A novidade desta versão é que ela vem com um custo mais acessível que o anterior, pois não haverá mais a cobrança pela licença da base de dados. Até a instalação do software é diferente. “Antigamente, um projeto custava, somente em licenças, cerca de US$ 60 mil. Com a atualização do software, esse valor caiu para US$ 15 mil e, dependendo do projeto, cai entre 15 e 20 vezes o valor anterior”, Detalha Feitosa.

E, por fim, tivemos o ISS SecurOS Auto, uma solução para monitoramento veicular que permite, entre suas diversas funções, o reconhecimento de veículos e a leitura de placas em alta velocidade (até 250 km/h), pesquisa inteligente (com geração rápida de relatórios e conectividade de banco de dados) e facilidade de conexão com BD externo e integração com equipamentos e dispositivos terceiros, com suporte SDK. “Com os softwares analíticos, reconhecimento de placas (LPR) e o VMS (video management system) desenvolvidos pela ISS, o usuário pode combinar e reunir dados fundamentais para o controle de incidentes, ou mesmo alimentar um BIG DATA”, afirma Daniel Feitosa, diretor regional da ISS no Brasil.

Com um dos estandes mais badalados da feira, a Intelbras levou, entre os diversos lançamentos, três soluções de reconhecimento facial, produtos de alta tecnologia que incluem a câmera VIP 72100D Face, o DVR Multi-HD iMHDX 9008 e o NVR NVD 7116P IA, que vêm para complementar o já reconhecido portfólio da empresa de produtos e soluções ligados à segurança eletrônica.

“Dados tão importantes justificam o investimento da Intelbras em produtos inovadores como os que serão apresentados na Exposec”, afirma Henrique Fernandez, Diretor da unidade de Segurança eletrônica da Intelbras. “Inovação faz parte do DNA da empresa: alocamos 6% do nosso faturamento à pesquisa e desenvolvimento, o que demonstra nosso comprometimento com qualidade e com o impacto das nossas soluções e, consequentemente, com o crescimento econômico e social gerados por elas”, complementa o diretor.

Agora, o grande lançamento da Intelbras na feira foi o Sistema de Alarmes sem Fio, composto por central de alarme, sensor de movimento com câmera integrada, teclado, sirene e acessórios. O sistema é de longo alcance e permite monitorar até 16 ambientes de forma independente, possui sensor com fotoverificação de disparo, central de alarme com conexão por Wi-Fi, GPRS e linha telefônica. Com o lançamento, o instalador pode oferecer uma linha completa e de alta performance aos seus clientes, com um custo e tempo de instalação muito inferiores se comparado aos sistemas atuais com fio.

Por fim, gostaria de falar de um conjunto de lançamentos que me impressionou, tanto pela variedade, funcionamento e praticidade, quanto pelo custo acessível. Estou falando de uma série de serviços e produtos apresentados no estande da Giga Security, uma empresa do grupo Multilaser.

Foram mais de 60 lançamentos apresentados, num portfólio que totaliza 120 produtos. Mas quero destacar apenas alguns, que achei muito interessantes.

Os primeiros são os produtos da série Orion, desenvolvida para o consumidor residencial e pequenos estabelecimentos e é composta por câmeras e gravadores de vídeo híbrido, com opções de resolução de 720p, 1080p e 5 megapixels. Os equipamentos da série Orion utilizam inteligência artificial para detecção de seres humanos, evitando alarmes gerados por animais ou mesmo objetos em movimento.

Já o MIC PRO GS0072 é um microfone de alta performance específico para uso em sistemas de segurança que utilizem gravadores de vídeo para monitoramento de imagens (DVR, HVR e NVR), que possui um sistema eletrônico profissional de redução de ruído. Se destaca neste produto a capacidade de captura de áudio num raio de até 7 m.

“A Exposec é de extrema relevância para a Giga Security e para o mercado de segurança eletrônica, nos trazendo resultados muito positivos de vendas no último ano. Para 2019, nosso objetivo é superar esses marcos, trazendo para essa edição um estande maior, com um portfólio mais amplo de produtos, o aprimoramento dos serviços prestados aos nossos clientes e qualificação das equipes de atendimento comercial e técnica. A Exposec é uma excelente plataforma de negócios e um momento de aproximação com todos os participantes e potenciais parceiros”, explica Bruno Gouvêa, fundador e diretor-geral da Giga Security.

Um lançamento que impressionou foi a série Super Starvis, em parceria com a Sony. As novas câmeras possuem captura de imagens em alta resolução Full HD (1080p), Ultra Low Light (0,001 lux), recurso que permite capturar imagens coloridas em alta definição sob a condição de iluminação das estrelas ou quase no breu total em ambiente interno e o WDR (Wide Dynamic Range), que garante um equilíbrio em ambientes de alta variação de iluminação. No estande da Giga na Exposec foi possível realizar testes com as câmeras, entrando em um ambiente escuro e observando as imagens capturadas posteriormente, totalmente coloridas.

A Giga Security ainda conta com uma linha completa de CFTV IP Wi-Fi, com câmeras, tanto interna quanto externas, lâmpada com câmera, alarmes e até dispositivos para Smart Home, como uma tomada Wi-Fi, que basta conectar na tomada comum para ter acesso pela internet a qualquer dispositivo da casa, podendo tanto controlar o mesmo à distância, como saber dados de consumo de energia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.