Facebook Connect: Oculus Quest 2, novas parcerias e óculos de realidade aumentada

Hoje, na Facebook Connect, conferência anual de Realidade Aumentada e Realidade Virtual do Facebook, a empresa anunciou novidades interessantes, como o Oculus Quest 2: um headset de realidade virtual que promete o maior desempenho de todos os tempos. São novidades que vão de dispositivos de realidade virtual de última geração a óculos de realidade aumentada para uso diário. Confira alguns dos destaques do evento abaixo.

Apresentando o Quest 2

Introducing Oculus Quest 2

Oculus Quest 2 é a próxima geração de realidade virtual tudo-em-um do Facebook. O dispositivo tem uma maior resolução de tela, é mais leve que o Quest original e custa a partir de US$ 299. O processador é o Qualcomm Snapdragon XR2 Platform, tem 6 GB de memória para proporcionar experiências ainda mais imersivas, com controles redesenhados para melhor ergonomia e maior vida útil de bateria.

O Quest 2 é compatível com a biblioteca de conteúdo do Quest e pode rodar jogos da Plataforma Rift com Oculus Link para uma experiência de PC VR de alto nível. O dispositivo também oferece suporte a uma seleção de acessórios opcionais, incluindo elásticos para a cabeça personalizáveis ​​e interfaces faciais, que ajudam a encontrar o melhor ajuste para você.

A pré-venda abre hoje somente nos países onde o Quest 2 está disponível, o que infelizmente ainda não inclui o Brasil.

Disponibilidade geral do Oculus Link

Oculus Link | Oculus Connect 6

O Oculus Link já permite que as pessoas usem um PC gamer compatível para jogar títulos da Rift Platform em seus headsets Oculus Quest. O Oculus Link deixará de ser beta no próximo trimestre e, no futuro, terá suporte a 90 fps para melhorar a jogabilidade em PC VR. E, no próximo ano será apresentada uma nova interface que mostrará seus jogos da Plataforma Rift e títulos do Quest no mesmo lugar para facilitar a navegação na sua biblioteca de realidade virtual e permitir o acesso aos recursos nativos do Quest enquanto se usa o Link.

Novidades sobre conteúdo

De acordo com o Facebook, as pessoas já gastaram mais de US$ 150 milhões em conteúdo no Quest até o momento. E mais de 35 títulos geraram receitas em milhões desde seus lançamentos no Quest. Recentemente, o Five Nights at Freddy’s: Help Wanted atingiu a marca de US$ 1 milhão em pouco mais de uma semana, enquanto Onward atingiu a mesma marca em apenas quatro dias – um novo recorde para a plataforma.

Outro conteúdo disponibilizado pela empresa foi o IN PROTEST, uma série de vídeos em 360° de heróis anônimos que lutam contra as recentes injustiças raciais na América.

IN PROTEST: Minneapolis & St. Paul | Oculus TV

Voltando para o segmento dos games, também foi anunciado que duas das franquias AAA da Ubisoft estão vindo para a realidade virtual, com lançamentos em VR nos universos de Assassin’s Creed e de Splinter Cell. E, até o final deste ano, as pessoas poderão viajar até a Isla Nublar em Jurassic World Aftermath, produzido pelas equipes da Universal Games and Digital Platforms e Coatsink Games.

A conferência também trouxe novidades sobre a próxima atualização multiplayer de Beat Saber e TinyTAN x Beat Saber | BTS Music Pack, além da data de lançamento de Medal of Honor: Above and Beyond, em 11 de dezembro. 

Oculus Move, uma nova experiência fitness

Oculus Move

Cada dia mais a a realidade virtual é usada para se manter as atividades físicas em casa, então hoje foi apresentado o Oculus Move: um sistema de acompanhamento fitness que ajuda o usuário a controlar quantas calorias queima e há quanto tempo está praticando uma atividade física durante uma sessão de jogo em VR. O recurso permite selecionar objetivos de fitness de VR e os acompanhar em qualquer aplicativo, com estatísticas em tempo real e acesso durante o jogo. O Oculus Move será lançado para alguns usuários na Plataforma Quest ainda este ano.

Novas experiências sociais

Foi anunciado que o Messenger chegará à Plataforma Quest nos próximos meses, tornando mais fácil combinar com os amigos para jogar juntos em VR. Também será possível bater um papo com seus contatos, sem tirar o headset, por qualquer lugar em que eles tenham o Messenger.

Além disso, foi anunciado também os novos Oculus Avatars, que se baseiam no estilo visual do Horizon and Venues (Acesso antecipado em Beta). Um novo SDK do Avatar será liberado para que os desenvolvedores possam usar o novo sistema, que eventualmente substituirá os atuais Oculus Avatars. A ideia é que com o tempo seja possível usar um Avatar em toda a família de aplicativos do Facebook.

Outro lançamento do dia foi o Desafios, que permite a criação de mini torneios para seus amigos e a comunidade de VR. Os desenvolvedores podem criar seus próprios desafios, começando com Beat Saber, Pistol Whip e Synth Riders. Eles terão novos desafios disponíveis semanalmente, permitindo a competição para ser o melhor dos melhores. Desafios começa a ser lançado no Quest hoje e estará disponível no Quest 2 quando o dispositivo for lançado, em outubro.

O futuro do trabalho e da produtividade no Quest

O Facebook também anunciou o Infinite Office – um pacote de novos recursos projetados para criar um escritório virtual que trará a sensação de um espaço mais produtivo e flexível.

Infinite Office

Os recursos incluem um amplo espaço de trabalho com várias telas personalizáveis ​​- sem a necessidade de monitores extras – enquanto o Oculus Browser oferece uma experiência Web para desktop. O Infinite Office se integrará ao seu ambiente real e será portátil e persistente, para que seja possível retomar facilmente as coisas de onde parou. Para aumentar o foco e a flexibilidade, será possível alternar entre uma experiência totalmente imersiva e uma combinação de telas virtuais com o recurso Passthrough para uma maior percepção do que está ao redor. Inclusive, numa parceria com a Logitech, estará disponível também um teclado físico para VR.

Spatial Passthrough Prototype

Os primeiros recursos do Infinite Office serão lançados como uma versão experimental para o Quest 2 nos próximos meses. O Facebook também compartilhou a intenção de abrir essas tecnologias-chave, incluindo o Passthrough, para os desenvolvedores e convidá-los a explorar como e onde habilitar a realidade mista em seus aplicativos. Já foram iniciados inclusive os primeiros testes com terceiros, incluindo o Spatial, que mostra como o Passthrough pode aprimorar uma reunião virtual co-localizada. 

Oculus for Business

Ainda no mundo do negócios, tanto administradores de pequenas ou médias empresa quanto quem trabalha em uma empresa listada na Fortune 500 poderá contar com o Oculus for Business para ajudar a trabalhar melhor. Além de lançar a nova edição empresarial do Quest 2, também estão sendo disponibilizados novos recursos para ajudar as empresas a começar e dar suporte aos desenvolvedores para atender a essa demanda crescente, incluindo um novo diretório de fornecedores e canais de negócios projetados especificamente para distribuição de aplicativos diretamente aos administradores. 

Além da realidade virtual

Também foram anunciadas novidades sobre óculos de realidade aumentada, que estão a caminho, assim como sobre o atual momento da plataforma para criadores Spark AR, e da nova parceria com a EssilorLuxottica. No próximo ano, vamos lançar o primeiro produto, um par de óculos inteligentes da marca Ray-Ban.

 

O Facebook apresentou sua visão para construir uma interface de óculos AR que promete mudar fundamentalmente a maneira como interagimos e experimentamos o mundo digital. Trata-se de uma interface que, pela primeira vez, nos coloca no centro de nossa tecnologia, em vez de exigir que nos adaptemos a ela. Como parte disso, foi mostrado o Projeto Aria – um dispositivo para pesquisa que ajudará a entender como construir o software e hardware necessários para realmente entregar a promessa de realidade aumentada. 

Fonte: Facebook


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