As fintechs, empresas que oferecem inovações na área de serviços financeiros, são as startups mais desejadas pelo brasileiro para se trabalhar. A constatação vem do LinkedIn Top Startups, primeira edição do ranking do LinkedIn no país. Composta por 25 nomes, a lista é ocupada no primeiro lugar pelo banco digital Nubank, seguido pela startup de crédito Creditas e pelo aplicativo de finanças pessoais GuiaBolso.
A lista já é elaborada em outros países desde o ano passado e avalia as startups com base em quatro pilares na rede social: crescimento do número de funcionários, engajamento, interesse em empregos e atração de talentos.
Para ser elegível, a empresa deve ser independente, pertencer à iniciativa privada, ter 50 funcionários ou mais, ter no máximo sete anos de idade e ter sede no país em cuja lista aparece. Não fazem parte da lista empresas de recrutamento, think tanks, organizações sem fins lucrativos, aceleradoras e entidades governamentais.
Além das três primeiras empresas, as fintechs figuraram em mais dez lugares, incluindo nomes como Stone, ContaAzul e EBANX. Outro segmento em destaque é o de logística, com quatro empresas no ranking: CargoX, Loggi, Mandaê e MODERN Logistics.
“Analisamos quais empresas receberam mais atenção dos nossos usuários, incluindo a visualização de vagas. Medimos também quais startups estavam atraindo talentos das melhores empresas da nossa lista de Top Companies”, explica Rafael Kato, editor-chefe do LinkedIn para a América Latina.
Confira abaixo a lista das 25 LinkedIn Top Startups:
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Nubank
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Creditas
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GuiaBolso
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Docket
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Stone Pagamentos
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QuintoAndar
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CargoX
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Loggi
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Sky.One Cloud Solutions
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Hotmart
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MaxMilhas
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Zoop
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Mandaê
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Beblue
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MindMiners
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Mercado Bitcoin
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Vindi
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ContaAzul
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Nibo
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Rock Content
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Geru
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AMARO
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EBANX
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Contabilizei
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MODERN Logistics
Metodologia
Pensando nos quatro pilares da metodologia (crescimento do número de funcionários, engajamento, interesse em empregos e atração de talentos), há algumas considerações a serem feitas.
O crescimento do número de funcionários é medido pelo crescimento percentual dos colaboradores ao longo de um ano, que deve ser de no mínimo 15%.
Já o engajamento está relacionado com número de visualizações e de seguidores da página da empresa no LinkedIn por não-funcionários, bem como a quantidade de não-funcionários que estão visualizando profissionais daquela startup.
O interesse em empregos considera a taxa de pessoas que estão visualizando vagas naquela startup e se candidatando a elas, tanto para posições remuneradas quanto não-remuneradas.
Por fim, a atração dos melhores talentos mede quantos colaboradores recrutados pela startup são oriundos das empresas que compõem a lista “LinkedIn Top Companies”, como porcentagem da força de trabalho total da startup.
O período de seleção corresponde a 1º de julho de 2017 a 30 de junho de 2018.
Fonte: LinkedIn