Estão abertas as inscrições para a 12ª edição do Fórum RNP, que acontecerá de 29 a 31 de agosto no Hotel Royal Tulip, em Brasília. O evento vai reunir especialistas para debater assuntos como o impacto da inteligência artificial e das redes sociais na educação, na pesquisa e no futuro do planeta. Após três anos sendo realizado exclusivamente em formato online, o evento voltará a ser presencial, mas sem abrir mão da transmissão pela internet. Nesta modalidade, a inscrição é gratuita. Clique aqui para se inscrever.
“O Fórum RNP 2023 volta ao formato presencial, mantendo a experiência híbrida com a transmissão online. Os participantes terão uma excelente oportunidade de se atualizar e trocar conhecimentos. Será um reencontro para todos”, define o diretor de Serviços e Soluções da RNP e coordenador geral do Fórum RNP, Antônio Carlos F. Nunes.
Promovido anualmente com o objetivo de estimular o debate sobre os rumos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), o 12º Fórum RNP contará com palestras, painéis, workshops e flashtalks, além de uma área de exposição de soluções. O tema principal do evento são as aplicações emergentes na educação, ciência e cultura – tecnologias de grande potencial que já estão sendo utilizadas em diversos negócios e iniciativas, como no ensino à distância, mas que têm o potencial de evoluir ainda mais.
O professor Edgar Lyra, diretor do Departamento de Filosofia da PUC-Rio, será um dos keynote speakers. Em sua palestra, Lyra falará sobre a filosofia da tecnologia, propondo ao público uma reflexão sobre recentes avanços tecnológicos e como estes afetam o processo educacional. Para o professor, o assunto é particularmente importante neste momento de desenvolvimento acelerado de ferramentas como o ChatGPT.
“É impossível seguir encarando essas tecnologias como meros instrumentos ao nosso dispor, como um alicate sobre a bancada da oficina. Elas condicionam nossas existências em graus e formas que precisam ser criteriosamente pensados. Estamos sendo levados a nos perguntar sobre o futuro do mercado de trabalho, práticas políticas e jurídicas, relações entre meio ambiente e tecnologia e até sobre o futuro da programação”, explica o filósofo.
A temática ambiental estará ainda presente em outras atrações do Fórum, com um painel sobre a Amazônia e os próximos desafios para as políticas de ciência e tecnologia.
A programação do Fórum vai contemplar tanto debates mais reflexivos sobre grandes temas da atualidade quanto palestras mais práticas, que discutirão, por exemplo, usos da tecnologia para a divulgação científica em museus e centros de ciência ou o desenvolvimento de aplicativos para o desenvolvimento de capital humano e cultural das organizações. Clique aqui para saber mais sobre a programação!
“Temos grandes expectativas para esta edição, pois acreditamos que teremos um evento bastante enriquecedor e produtivo, com uma programação híbrida diversificada e palestrantes de alto nível, além da participação de grandes players do mercado de tecnologia, como as bigtechs, e também, pela primeira vez, um espaço destinado a startups”, destaca o diretor-adjunto de Soluções da RNP, Cláudio Fabrício.
A Paris Filmes, em parceria com a CCXP24, o maior festival de cultura pop do…
A Neo4j, referência em banco de dados e análise de grafos, anunciou que dobrou sua…
*Felipe Rossi, CEO da 4B Digital Na última década, a computação em nuvem assumiu…
Uma iniciativa inédita no Brasil acaba de definir Negrete como o primeiro influenciador do país…
Quem está esperando para comprar geladeira, micro-ondas e lavadora já pode aproveitar as promoções da…
Depois de celebrar o Dia da Toalha, símbolo da cultura nerd e geek, em parceria…