Em 2021 foram roubados ou furtados 97 celulares por hora no Brasil. Este ano, apenas em janeiro e fevereiro e na cidade de São Paulo, 17.044 aparelhos foram parar nas mãos de criminosos. Os dados são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e justificam o medo da população, preocupada não apenas com a perda do dispositivo, mas também com o que os ladrões podem fazer com ele, como compras, empréstimos, transferências via Pix e pagamento de boletos. Para se livrar de eventuais prejuízos financeiros e também do estresse de ter fotos, documentos pessoais e redes sociais invadidas, as recomendações vão desde não usar o celular na rua até ter chip reserva. As dicas valem para usuários de todas as marcas, mas portadores de aparelhos da Infinix, marca global de celulares premium licenciada pela Positivo Tecnologia, contam com recursos que dão mais tranquilidade e são fáceis de ativar.
Cristiano Freitas, diretor de Negócios de Mobilidade da Positivo Tecnologia, explica que o XOS, sistema operacional baseado em Android desenvolvido pela Infinix, permite uma ampla gama de personalizações e oferece uma série de aplicativos utilitários para o usuário proteger seus dados, melhorar a velocidade e aprimorar sua experiência, entre outras facilidades. “A interface é muito intuitiva e qualquer usuário consegue manter a privacidade dos dados e ter segurança extra em locais públicos”.
Proteger aplicativos sensíveis com a função XHide
Para a proteção de dados, o usuário conta com o XHide, aplicativo que esconde os ícones de todos os apps que o usuário quer manter longe dos olhos e das mãos de terceiros, como os de banco e redes sociais, por exemplo. O XHide também pode ocultar pastas de documentos e fotos. Para usar o recurso, basta acessar o ícone “Phone Master” na seção Privacidade e Segurança” e selecionar a opção “Bloqueio de Aplicações”. Em seguida, o usuário deve definir uma senha e indicar os aplicativos e arquivos que deseja proteger. É como se o XHide fosse o cofre do celular. “O XHide dá total segurança para o usuário andar com seu aparelho com os aplicativos e conteúdos que quiser ter instalados, inclusive os confidenciais ou sigilosos. Com a função habilitada, não há realmente como acessar o que está oculto”, resume o diretor de Negócios de Mobilidade da Positivo Tecnologia,
Usar alertas de furto em locais públicos com o modo “Alerta de Furto”
Além do XHide e do bloqueio de senha/impressão digital/Face ID do sistema Android, usuários de smartphones Infinix também contam com a função Alerta de Furto, ideal para quem precisa carregar o celular em locais públicos e não pode ficar vigiando o aparelho durante a carga. Com essa função ativada, o aparelho precisará de senha para ser desconectado do carregador. Caso contrário, um alarme sonoro avisará que alguém está tentando tirá-lo sem autorização.