Fundada por ex-Nubank e Alice, IRRREAL inicia operação com 50 projetos em três continentes e geração de valor para negócios emergentes

Impulsionada pela alta global das agências de branding — que devem movimentar US$ 75,6 bilhões até 2033 — a IRRREAL oficializa sua operação no Brasil. Com DNA brasileiro e foco em design estratégico, o estúdio já acumula mais de 50 projetos em três continentes. Entre os clientes estão Picpay, FAAP, Grupo Ultra, Hotmart e Penguin Random House. Fundado por André Serante, a empresa será uma extensão da carreira de quase 20 anos em design e branding do profissional, que liderou as áreas criativas do Nubank e da healthtech Alice. Também atuou em agências atendendo clientes como Red Bull, MTV, Leroy Merlin, Pepsico, Santander, Yamaha e Ambev.

Luana Alahmar, consultora de estratégia; André Serante, fundador do estúdio e Luiza Formagin, designer e ilustradora (foto: acervo IRRREAL)

Há ótimos fornecedores de design e consultores de branding, mas achamos que havia um espaço vago para uma empresa com DNA brasileiro que fizesse muito bem as duas coisas. Além disso, acreditamos muito nesse formato enxuto, próximo ao cliente e de alta densidade de talentos que os grandes fornecedores hoje não conseguem entregar”, argumenta André Serante, fundador da IRRREAL.

A operação é conduzida de forma enxuta e colaborativa. O time conta com Luana Alahmar (consultora de estratégia, ex-FutureBrand, Interbrand e Caju Benefícios) e Luiza Formagin (designer e ilustradora, ex-Vice Brasil, Estúdio Barca e Alice). O estúdio conecta outros profissionais independentes, montando equipes sob medida, garantindo flexibilidade, especialização e qualidade em cada entrega.

Entre os projetos recentes, destaca-se o rebranding da Trela, supermercado online focado em curadoria de produtos e alimentação saudável. No ano passado, a nova identidade ajudou a empresa a se reposicionar em seu segmento e alcançar o crescimento de 600% nas vendas.

Nosso objetivo não é seguir tendências, mas criá-las do zero e influenciar como pessoas e marcas se relacionam. É muito enriquecedor ver os consumidores postando fotos das sacolas quando chega uma compra, as pessoas não fazem isso com um mercado convencional. Acho que esse é o maior indicador de que um projeto deu certo: quando a marca é admirada e vira parte simbólica da vida dos clientes — esse é o maior indicador de sucesso”, enfatiza André.

Além do branding, a IRRREAL atua em campanhas institucionais, identidades visuais de eventos, design editorial e plataformas digitais. Após o lançamento, o objetivo é expandir a carteira de clientes e consolidar sua posição como referência em design estratégico, unindo impacto cultural e resultados de negócio. 

Me tornei muito exigente tecnicamente nas agências em que trabalhei e aprofundei minha visão de negócio dentro das empresas. Esse combo de vivências nos traz um olhar muito valioso para construir marcas com finalidade”, finaliza Serante.

Globalmente, o branding vem sendo reposicionado como ativo estratégico cada vez mais conectado à performance e cultura — movimento chamado de brand growth, que também se consolida entre empresas brasileiras em busca de diferenciação e relevância cultural. No Brasil, segundo dados do Global INTAN-Invest, as empresas investiram US$ 61 bilhões em ações de marca em 2024, ficando entre as cinco primeiras no ranking e à frente de países como Itália e Espanha.

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