A 14ª edição da Brasil Game Show foi marcada pela participação da Game Station, empresa no ramo de parques de diversão indoor com grande presença no Nordeste e que tem expandido sua atuação para a região Sudeste. Sob o patrocínio da Game Station, a área BGS Arcade se transformou em um verdadeiro oásis para os amantes de games de todas as idades e estilos. Eu tive a oportunidade de visitar o espaço e aproveitei para conversar com Poliana Lins, Coordenadora de Marketing da Game Station, para saber mais sobre empresa, os detalhes por trás da participação inovadora na BGS 2023 e os planos para a expansão da marca.
“Está sendo um grande prazer comunicar um pouco dessa marca tão querida, que conquistou o coração dos nordestinos, e agora nós estamos numa expansão para o Sul e Sudeste, já chegamos aqui em São Paulo com dezoito unidades, no Rio de Janeiro com três, em Porto Alegre com uma, somos hoje um total de 55 lojas, com a previsão de chegar a 60 até o fim do ano. E a BGS é o palco perfeito para apresentar a Game Station a um público diversificado e entusiasta, trazendo uma série de máquinas, arcades, fliperamas, realidade virtual que está sendo um grande lançamento aqui na feira também e outras iniciativas” afirmou Poliana Lins.
Fundada com a visão de oferecer diversão ininterrupta, a Game Station é pioneira no universo de parques de diversão indoor. Com uma trajetória consolidada na região Nordeste do Brasil, a empresa tem conquistado o coração de milhares de visitantes, oferecendo uma ampla gama de entretenimento interativo.
Ao adentrar o espaço patrocinado pela Game Station na BGS, os visitantes se deparavam com 100 opções de equipamentos de entretenimento. Desde os tradicionais arcades até uma linha de realidade virtual, como a emocionante experiência do simulador de montanha-russa, a diversidade de opções foi impressionante. Inclusive atrações nostálgicas que atraíram a atenção de pessoas de todas as idades, como as mesas do clássico jogo Pong e o divertido Space Invaders.
“Mais que uma rede com várias lojas temáticas de parque de diversões, a Game Station é hoje também a maior rede de importação do mercado de fliperamas aqui no Brasil, então é comum que a gente traga para o mercado brasileiro equipamentos inéditos, coisas que estamos trazendo já pensando, por exemplo, no verão, como uma máquina de dança com as mãos, já fica aí um spoiler pra vocês. Agora, aqui na BGS a gente tá vindo com a montanha russa virtual., que tem um design muito tecnológico e moderno, onde além dos óculos, dando uma experiência tridimensional, isso sem contar outras máquinas incríveis, com opções para toda a família. Queríamos oferecer algo especial para todos os gostos, dos jogadores nostálgicos aos entusiastas de alta tecnologia. A BGS Arcade se tornou um ponto de encontro para amantes de games de todas as gerações”, continuou Poliana.
O patrocínio da BGS Arcade pela Game Station acabou se confirmando como uma decisão estratégica muito acertada como parte do plano de expansão da marca, já que a edição de 2023 de Brasil Game Show estabeleceu um novo recorde geral de público, com 328.503 mil pessoas. “Os recordes batidos na edição de 2023 demonstram que a Brasil Game Show é um evento que, com a ajuda de todos os patrocinadores, parceiros e players da indústria, se fortalece e se reinventa a cada ano”, afirma o fundador e CEO da Brasil Game Show, Marcelo Tavares.
Isso falando apenas do público presente, ou seja, os visitantes, mas o evento também teve recorde de presença de jornalistas e influenciadores credenciados. Enquanto em 2022 foram 7.900 jornalistas e influenciadores, em 2023 a cobertura de imprensa foi realizada por mais de 2.350 jornalistas e 6.580 influenciadores, totalizando 8.930 participantes na cobertura do evento nos veículos de imprensa e redes sociais, proporcionando uma visibilidade muito mais ampla aos patrocinadores, como a Game Station.
Assim, público, jornalistas e influenciadores que passaram pela BGS Arena puderam conferir e compartilhar suas impressões a respeito da diversidade e da qualidade das máquinas. “A gente enxerga que a BGS é uma grande porta de visibilidade para o mercado dos gamers, principalmente aqui no Sudeste. Estar na BGS é a oportunidade de mostrar para o público a potência que é a Game Station, tanto em relação aos equipamentos disponíveis, serviços, atendimento, qualidade. A gente tem recebido um feedback muito positivo dos visitantes, que dizem que em todas as outras edições da BGS nunca houve uma estrutura como essa”, complementa a Coordenadora de Marketing.
Qualquer pessoa que já tenha visitado a BGS em outros anos pode confirmar esta afirmação, a BGS Arena nunca foi um espaço tão concorrido quanto neste ano. A Game Station apresentou uma renovação total na área, trazendo uma oferta de 100 opções de equipamentos de entretenimento. Poliana Lins inclusive disse que desses 100 equipamentos, apenas dois eram usados, ou seja, 98 foram tirados da caixa na BGS, visando mostrar para o público vários lançamentos que estarão disponíveis nas lojas pós BGS.
Consolidação e Expansão
A Game Station é hoje a maior rede de parque indoors do país, com 55 unidades espalhadas por shoppings brasileiros. Pioneira na comercialização de parques de diversão indoor no Nordeste, surgiu em 1998 reformulando o conceito de parques compactos para shopping centers. Contam com uma proposta interessante, de resgatar o lúdico dos tradicionais parques de rua, como carrossel, pipoca e brinquedos que proporciona ao público um retorno à infância, sem deixar de lado toda a tecnologia dos melhores e mais modernos lançamentos de máquinas de lazer e entretenimento.
Atualmente a rede está em processo de expansão, presente em mais de 10 estados do Brasil. Só no Nordeste são mais de 30 unidades. A expansão para as regiões Sul e Sudeste começou em 2020 e hoje, como dito pela Poliana, já são mais de 20 lojas. “Já estamos com a abertura da próxima unidade programada agora para o início de 2024, no Shopping Pátio Paulista, em São Paulo”.
Inclusão e Acessibilidade
O slogan da edição deste ano da Brasil Game Show, “Viva o Game”, convidava os jogadores a terem experiências imersivas, fortalecendo a relação dos jogadores com tudo o que faz parte deste universo. Com uma orientação fundada na inclusão de todos os gamers, a Game Station levou um espaço exclusivo para atender às necessidades sensoriais e de saúde de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), um local que contava com área de massagem, assentos para descanso, máquinas de baixa luminosidade, cordões de identificação e outros mecanismos que mostram que a cultura gamer está disponível para todas as pessoas que desejam realmente viver o game.
“Essa iniciativa voltada para o público autista tem sido um cuidado que a marca tem tido para integrar as pessoas com Transtorno do Espectro Autista no universo gamer e de entretenimento, dentro das nossas operações. O índice de diagnóstico tem crescido muito, então nós pensamos, por que distanciar a criança que quer brincar? Porque não ter um local preparado para receber o pai ou a mãe, que já enfrentam tantas limitações, para poderem curtir com seus filhos. Entendendo isso, a gente hoje traça várias iniciativas além da configuração dos equipamentos. Mapeamos algumas das nossas atrações dentro do parque, com um mapa de sensorial, voltado para informar ao público autista sobre o tempo de espera, o nível de luminosidade do equipamento, nível de ruído, etc. Isso no caso dos brinquedos coletivos, como carrossel, kids play, que são aqueles circuitos com piscina de bolinhas, e outros. A gente sabe que dentro do espectro autista, nem todos se comportam da mesma forma, alguns são hipersensíveis na audição ou hipersensíveis na visão, então a gente busca adaptar a nossa comunicação para todas as pessoas. Isso é uma das coisas que a Game Station quer, integrar e conectar, e não dividir ou criar barreiras” explica Poliana.
Ernani Aluísio Azeka, presidente da Game Station, reforça este entendimento e ainda diz que a ideia é expandir os espaços para diversos públicos, inclusive indo em encontro aos pets: “Outro objetivo da marca é ter um olhar 360 para toda a família com o lançamento de parques com espaços dedicados aos pets e seus tutores”. Já Poliana Lins acrescenta “Acreditamos que todos devem ter a oportunidade de desfrutar do entretenimento sem barreiras. O espaço inclusivo na BGS é uma demonstração do pretendemos aos poucos implantar em nossas unidades, é um passo importante nessa direção, mas ainda temos muito o que fazer para proporcionar espaços inclusivos”.
Game Station, um marco na história da BGS, e vice-versa
Foi nítida a importância da participação da Game Station na BGS, tanto para a empresa quanto para o evento. Oferecer um espaço que atraísse todos os gamers, oferecendo diversão e entretenimento para um público diversificado, proporcionou uma perspectiva renovada para a empresa, que está em constante crescimento.
De certa forma, foi também um presente para os milhares de visitantes que experimentaram a inovação e a diversão proporcionadas pela marca, num espaço que acabou se tornando até uma espécie de área de descompressão dentro da correria que é a BGS, num ambiente lúdico e divertido. Poliana Lins afirma que é justamente esta a proposta da marca, que não pretende em momento algum concorrer com o mercado gamer.
“Uma das coisas que a Game Station busca promover é justamente um lugar onde as pessoas venham para se divertir e se relacionar. A gente sabe que o mercado gamer hoje é dominado pelos consoles e pelos PCs, mas nossa ideia não é concorrer com eles. Na verdade, nós entendemos que são nichos específicos. Assim, a Game Station visa criar um ambiente onde as pessoas possam se divertir, brincar, se relacionar, que as pessoas possam e queiram sair de casa para poder ter uma experiência diferente”.