Revelação do mundo dos jogos digitais, Marcio Santos Correa, mais conhecido como Jamela, irá representar o Brasil na South by Southwest (SXSW), maior feira de tecnologia, inovação, criatividade e cultura do mundo. O evento ocorre no Texas, nos Estados Unidos, entre os dias 8 e 16 de março. Jamela, de 26 anos, é embaixador e professor da ONG DiversiGames, que atua na promoção da inclusão social e digital entre jovens de comunidades de baixa renda no Rio de Janeiro. O jovem, que cresceu na comunidade Engenho da Rainha, se destacou no mundo dos e-games e se tornou um dos casters (locutores) mais conhecidos e amados pelos fãs de jogos eletrônicos.
Impactada pela trajetória de superação do gamer, a Remessa Online, uma das principais fintechs do País de transferências internacionais, decidiu patrocinar sua viagem para participar do evento. A companhia está comprometida em apoiar iniciativas que promovam a inclusão social e digital e acredita que a presença de Jamela na SXSW será uma oportunidade única de disseminar conhecimento e conscientização sobre a importância do acesso à tecnologia e aos jogos eletrônicos para jovens de comunidades de baixa renda.
“A Remessa Online se encantou com a história de vida e como Jamela inspira as pessoas. Nossa missão sempre foi tornar os brasileiros cidadãos globais, e vamos permitir a Jamela contar para o mundo a importância do trabalho dele e da DiversiGames para pessoas de todas as partes do mundo“, destaca Nina Hespanhol, Head de Marketing da Remessa Online.
No dia 12 de março, Jamela irá compartilhar sua experiência e os projetos desenvolvidos pela DiversiGames, mostrando como os jogos eletrônicos podem ser uma ferramenta poderosa para inclusão e transformação social. Sua apresentação promete inspirar e sensibilizar o público da SXSW sobre a importância da diversidade e da igualdade de oportunidades, especialmente no universo dos jogos digitais.
Considerado o maior hub de ESG e Games no Brasil, o DiversiGames possui centros de formação no Rio de Janeiro – em breve chegará a São Paulo – e oferece 170 vagas a crianças a partir de 7 anos até jovens 18 anos em oficinas de letramento digital, com cursos sobre jogos eletrônicos (Minecraft, Fortnite, League of Legends, Free Fire, entre outros), criação de conteúdo (Creator) e desenvolvimento e programação de jogos 2D (Scratch 3.0), além de aulas de inglês e reforço escolar. Os espaços são adaptados para Pessoas com Deficiência (PcD) e os cursos, com 10 meses de duração, possuem metodologia de ensino inclusiva para que todos possam participar.
“Estar no SXSW 2024 para falar sobre o DiversiGames, do qual me orgulho em participar, é relembrar a minha trajetória. Se hoje falo inglês e estou aqui me comunicando com o mundo, devo às aulas que tive no projeto. Foi por meio dele que me especializei em jogos eletrônicos, me tornando jogador profissional, e hoje dou aulas para pessoas pretas e periféricas como eu, transformando a vida delas também”, conta Jamela.
A participação de Jamela na SXSW representa um marco não apenas para ele e a DiversiGames, mas também para todos os jovens de comunidades de baixa renda que sonham em ter acesso às oportunidades proporcionadas pelo mundo dos e-games. Sua presença é uma prova de que a inclusão social e digital é possível e necessária, e que todos têm o direito de sonhar e alcançar o sucesso, independentemente de sua origem ou condição social.