O Brasil tem cerca de 132 milhões de gamers, segundo dados da Pesquisa Game Brasil 2022. Em horas jogadas, somos o quarto mercado no mundo. Dentro desse universo, os cartões-presente, ou gift cards, já são bem conhecidos e consumidos pelos jogadores. Uma pesquisa da NewZoo, de 2021, mostra que os gift cards são mais populares que dinheiro, Pix e boletos como meio de pagamento entre os gamers no Brasil. Gigantes do setor, como Nintendo, Roblox, PlayStation, Xbox, Activision Blizzard e Riot, já estão nesse mercado em ascensão. Dados da Blackhawk Network Brasil, líder do segmento no país, apontam que o faturamento com as vendas de cartões-presente de games cresceu 61% entre 2019 e 2021.
Os cartões-presente oferecem créditos para adquirir novos jogos, participar de clubes de benefícios e até para a compra de produtos dentro dos games, os chamados cosméticos, que incluem skins e outros acessórios amados pelos jogadores. A líder no segmento, Blackhawk Network Brasil, tem nos games os responsáveis por 35% de suas vendas. Só em 2021, foram mais de 21 milhões de cartões-presente de jogos vendidos no país. A categoria é a segunda mais popular, atrás apenas das lojas de apps, como Google Play e Apple Store, onde os créditos são frequentemente usados para comprar jogos também. Os consumidores têm até um apelido para os cartões virtuais de games: “codiguin”, em alusão aos códigos que permitem o resgate dos créditos nas plataformas.
Um dos grandes motivos para esse sucesso é a facilidade trazida pelos cartões: é possível encontrar os gift cards em lojas que vão de redes de moda a papelarias, além de supermercados, e-commerces e marketplaces de bancos como PicPay, Inter e Banco do Brasil. Para se ter uma ideia, só a Blackhawk Network Brasil está em mais de 150 mil pontos de venda no país todo, incluindo oito das dez maiores redes varejistas.
“Os cartões-presente permitem que os consumidores encontrem os produtos em mais jornadas de compra. Dá para ir à C&A ou à Kalunga e já sair com um game novo ou com créditos para comprar aquela skin. Isso traz mais facilidades de pagamento também. Muitas plataformas exigem o cadastro de cartões de crédito online e o pagamento, por vezes, tem de ser feito em dólar, o que dificulta o acesso de vários gamers”, explica Gabriel Mello, diretor comercial da Blackhawk Network Brasil.
Além disso, em um mercado no qual mais de 40% dos jogadores têm menos de 24 anos, o fato dos gift cards serem uma solução pré-paga faz muita diferença. Com eles, é possível controlar os gastos, já que a quantidade limitada de créditos funciona como um orçamento. A solução também evita compras indevidas, comuns com cartões de crédito e débito cadastrados nas plataformas, que crianças podem acabar usando sem autorização dos pais. Para quem não tem acesso a uma conta bancária, como é frequente nessa faixa etária, os cartões-presente possibilitam o acesso aos produtos por meio de outras formas de pagamento.
“Com os cartões-presente, é mais fácil conseguir aquele item que você quer, mas seu pai nem entende bem o que é. Fica mais fácil comprar tudo com a mesada, sem depender dos cartões dos pais. Mesmo para os mais velhos, não cadastrar o cartão de crédito online é vantajoso, pois pode evitar fraudes e ajuda a controlar os gastos”, conta Gabriel.
Para as empresas, estar mais presente no dia a dia do consumidor e garantir mais comodidade para ele são grandes vantagens. “90% dos consumidores gastam mais quando usam gift cards”, completa o executivo da Blackhawk.
Nos últimos anos, as opções de gift cards de games cresceram muito. Hoje, 13 gigantes do segmento oferecem seus produtos por meio do formato, totalizando 170 opções disponíveis. Até o final do ano, a Blackhawk Network Brasil prevê um aumento de 20% nesse número. Abaixo, listamos os principais cartões-presente de jogos do mercado:
No Brasil, os cartões-presente são a única mídia física vendida pela gigante japonesa. Presentes nos formatos físico e virtual, eles são vendidos nas modalidades Nintendo Cashcard, que se converte em créditos para a loja virtual, assinatura do Nintendo Switch Online, que dá acesso ao multiplayer e a benefícios exclusivos nos consoles da marca, e na forma de jogos específicos, como Switch Sports e Mario Strikers. Os valores variam de 50 a 300 reais.
O jogo, que é de graça, comercializa cartões que dão acesso a créditos para acessórios utilizados pelos jogadores. Os gift cards ainda vêm com acesso a um item exclusivo, escolhido de uma lista atualizada mensalmente. Os valores variam de 20 a 500 reais.
Com cartões físicos e virtuais, a Playstation vende opções que oferecem créditos para sua loja virtual e assinaturas do Playstation Plus, clube com benefícios exclusivos e acesso ao multiplayer do console. Os valores variam de 30 a 400 reais.
Assim como a Playstation, a Xbox vende cartões no formato físico e virtual, com créditos para a loja online e acesso à Xbox Live, seu equivalente ao Playstation Plus. Os valores variam de 50 a 200 reais.
Fabricante de sucessos como Overwatch, Call of Duty e Diablo, a empresa oferece cartões com créditos para compra de acessórios em seus jogos, além de opções que dão acesso a jogos para PC. Os valores variam de 50 a 179,90 reais.
A criadora de League of Legends e Valorant vende cartões com créditos para a loja virtual dos games, que são gratuitos e se tornaram emblemáticos no mercado de itens em jogos. Os valores variam de 50 a 100 reais.
A Samsung disponibiliza, nesta Black Friday 2024, dispositivos que integram recursos de AI para proporcionar…
O maior evento de cultura pop do mundo dá as boas-vindas, pelo terceiro ano consecutivo,…
Após exatos 10 anos da exibição de O Hobbit – A Batalha dos Cinco Exércitos…
À medida que o mundo se torna cada vez mais conectado, situações antes restritas aos…
A Paris Filmes, em parceria com a CCXP24, o maior festival de cultura pop do…
A Neo4j, referência em banco de dados e análise de grafos, anunciou que dobrou sua…