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Gerenciamento de dados: uma solução para integrar o comércio físico e digital

Nos últimos anos, os comércios físico e digital têm se entrelaçado cada vez mais, criando um serviço único que oferece experiências integradas aos consumidores. Essa transformação não apenas fideliza os clientes, mas também antecipa algumas necessidades que as empresas podem não perceber ainda. Isso tudo está relacionado à crescente importância do gerenciamento de dados: mais do que nunca, é preciso controlar uma quantidade vasta e complexa de informações, que incluem dados operacionais, informações de clientes, tendências de vendas, entre uma infinidade de números.

Com o aumento da interconexão entre os canais físicos e digitais, as corporações enfrentam o desafio de gerenciar dados de maneira eficaz. Muitas ainda utilizam sistemas que não se integram, o que dificulta a extração de insights valiosos. A evolução promovida pela inteligência artificial (IA) generativa, embora promissora, pode se tornar um obstáculo se não for utilizada para facilitar o acesso a esses dados complexos.

Essa tem sido também uma das preocupações da Denodo, empresa líder no gerenciamento de dados, ao propor suas soluções para um segmento econômico tão dinâmico. Segundo Guilherme Duarte, Diretor Técnico para América Latina, “se aventurar na IA generativa e em modelos “LLM” é também enfrentar desafios relacionados à qualidade dos dados e conformidade ética”. Ou seja, sem uma gestão de dados sólida, até os projetos mais avançados correm o risco de produzir resultados inconsistentes.

Comércio Unificado

Uma tendência recente que vem se popularizando é a abordagem que ficou conhecida como o unified commerce, ou simplesmente “comércio unificado”. Seu conceito representa a integração de todos os canais de contato em um único sistema, permitindo que as empresas antecipem as expectativas dos consumidores ao longo de sua jornada de compra. Diferentemente da estratégia omnichannel, que busca uma experiência satisfatória em múltiplos canais, o comércio unificado garante que todos os canais compartilhem a mesma base de dados, promovendo uma experiência coesa.

O grande desafio dos varejistas se encontra nessa etapa: afinal, como reunir os dados mais estratégicos da companhia de forma rápida, facilitando a tomada de decisões e proporcionando uma jornada de compra totalmente integrada ao consumidor final?

À medida que os consumidores se afastam das compras físicas, a unificação dos canais torna-se não apenas uma vantagem competitiva, mas uma necessidade. De acordo com a Aberdeen – Strategy & Research, empresas que adotaram plataformas de comércio unificado registraram um aumento médio de 7,5% nas receitas anuais. Já a Grand View Research projeta que esse mercado deverá alcançar US$ 46,4 bilhões até 2028, impulsionado pela crescente demanda por soluções tecnológicas que ofereçam experiências integradas.

No Brasil, o comércio unificado já é uma realidade para 30% do varejo, segundo o Relatório do Varejo de 2024 da Ayden. A pesquisa revelou que 58% dos varejistas brasileiros que adotaram a estratégia observaram um aumento em suas vendas. Além disso, 33% dos entrevistados manifestaram interesse em investir em tecnologia para aprimorar a experiência de compra, incluindo novas formas de pagamento e soluções tecnológicas nas lojas.

IA em UX

Neste cenário em que a experiência do consumidor (UX) é crucial, a inteligência artificial se destaca como uma ferramenta indispensável. Uma pesquisa da PwC aponta que 73% dos consumidores consideram a experiência um fator decisivo na compra, e 76% ficam frustrados quando as sugestões personalizadas não são oferecidas. A IA não apenas facilita a jornada de compra do cliente final, mas também conecta todos os públicos do varejista — colaboradores, fornecedores e parceiros de negócios.

Para acompanhar a transformação do varejo, as empresas precisam abandonar métodos tradicionais de gestão de dados, como as cargas em lote, que já não atendem às demandas por insights em tempo real. Neste contexto, investir em uma gestão de dados rápida e eficiente permite acessar todo o potencial da IA generativa e outras tecnologias avançadas.

A nova versão da Plataforma Denodo exemplifica essa mudança, pois oferece inteligência artificial embarcada em consultas com linguagem natural e elimina a necessidade de conhecimentos técnicos como a linguagem SQL. Isso se traduz em uma capacidade para fornecer dados e relatórios em tempo real, de forma fácil e rápida a todas as pessoas, independente do seu nível de conhecimento.

“A união do comércio físico e digital representa uma oportunidade sem precedentes para os varejistas, mas também apresenta desafios significativos na gestão de dados. Com a crescente demanda por experiências integradas, é essencial que as empresas adotem uma abordagem proativa e inovadora em sua gestão, garantindo que possam não apenas acompanhar as mudanças do mercado, mas também liderá-las. Continuar com a mesma abordagem do passado não será suficiente para mantê-las no mercado”, reforça Guilherme Duarte.


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