No mundo pós-pandêmico, as vendas online cresceram vertiginosamente, conseguindo angariar perfis de consumidores diversos. Neste cenário, o Grupo HEINEKEN tem se reinventado e criou o ePICOS Awards, premiação que avalia a execução digital dos varejistas com o intuito de aperfeiçoar estratégias de e-commerce e ampliar a visibilidade dos produtos nos canais digitais.
A iniciativa tem como objetivo inserir o cliente e o consumidor no centro das tomadas de decisão do negócio, uma das prioridades da companhia, que dá continuidade ao movimento de aproximação do setor, visando sua consolidação como parceiro para alavancar vendas e promover maior efetividade para fluxos de comunicação delimitados.
O Grupo HEINEKEN vem trabalhando há anos com o trade físico e, a fim de criar a mesma experiência para o shopper no mundo digital, a companhia fornece todo o ferramental e apoio às lojas digitais, além de todo o reconhecimento a um time que muitas vezes é esquecido, mas que tem um papel fundamental nesse segmento: o time de cadastro de produto.
Lançado em 2022, o prêmio surgiu pela necessidade de dar mais ênfase para a Fotografia de Sucesso Digital — ePICOS significa Electronic Picture of Success —, indicador utilizado para medir a atratividade do produto ao consumidor. Na visão dos parceiros, esse é um critério essencial para incentivar a conclusão de uma compra. Segundo Matteo Silva, Diretor de Digital do Grupo HEINEKEN, esse parâmetro é crucial para a companhia. “Existe um certo distanciamento entre as indústrias e o varejo em serem co-criadores, responsáveis e premiados por uma execução digital exemplar, que é basicamente a máscara que o shopper digital do Grupo HEINEKEN vê e que, por trás, espelha todo o trabalho enquanto companhia”, explica o executivo.
A criação do ePICOS Awards promove um ambiente de competição saudável e torna a missão da companhia em ser focada no consumidor mais palpável, uma vez que o shopper ganha mais informações e dados relevantes sobre o produto que está sendo comprado por conta da movimentação dos varejistas para melhorar a execução das lojas digitais.
Com o aumento da visibilidade dos produtos e consolidação dos parceiros nos canais digitais, a iniciativa mostra que há chance de garantir impacto de forma mensurável nos negócios.
De acordo com Mariana Rodrigues, Gerente de Trade Marketing do Justo, o Grupo HEINEKEN é um dos principais parceiros de vendas e que ajuda na visão estratégica para trazer uma experiência melhor aos consumidores. “A partir da iniciativa, conquistamos uma melhora na exposição dos produtos em nosso site e aplicativo. Dessa forma, nossos consumidores sentem maior confiança para encontrar os produtos, o que também garante uma melhor experiência de navegação. Nossa análise está pautada no antes e depois da implementação: considerando o volume de produtos adicionados ao carrinho, constatamos que vimos uma melhora no resultado”, comenta a executiva.
Sendo um supermercado 100% digital, o Justo percebeu uma necessidade de ajustar o fluxo de comunicação com os clientes a partir do ePICOS Awards. “Para melhorar a experiência dos consumidores no portfólio de produtos, nós adicionamos informações como harmonizações, tabela nutricional e, principalmente, destaque para alérgicos. Com a execução das melhorias propostas, otimização e mensuração do portfólio, tivemos um aumento nas vendas da cerveja Craft, principalmente”, finaliza Mariana.
No último ano, o supermercado Zona Sul do Rio de Janeiro foi premiado na categoria Diamante, enquanto os hipermercados Muffato, Grupo Pão de Açúcar, Angeloni e Grupo Mateus conquistaram a posição Ouro. Para a mensuração, é utilizada uma plataforma que coleta os dados de execução como se fosse um promotor digital. Esse trabalho é estendido para uma consultoria de varejo, que avalia o desempenho das ativações online.
Para a próxima edição, a expectativa é de que mais varejistas tenham visibilidade e reconhecimento. “O engajamento na premiação é interessante pelo valor que agrega ao setor varejista como um todo. O indicador de Fotografia de Sucesso Digital é a prova de que a boa apresentação do produto nos canais virtuais faz com que haja maior conversão em vendas e aumenta o potencial de resultados das instituições”, finaliza Matteo.
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