A produção e o consumo de podcasts cresceu exponencialmente nos últimos anos, proporcionando a milhões de ouvintes de todo o mundo uma forma de entretenimento simples, prática e variada, que pode ser facilmente inserida na rotina. O sucesso do formato é tão grande que, segundo o estudo Podcast Insights 2021, atualmente, existem mais de 2 milhões de programas ativos e 48 milhões de episódios disponíveis nas diferentes plataformas. De olho neste segmento e com produtos que podem ser um grande diferencial de qualidade para os podcasters, a HyperX preparou um guia com dicas para quem deseja criar um programa com qualidade profissional.
O primeiro passo para oferecer um bom conteúdo é definir os objetivos do podcast, o público-alvo e o tipo de conteúdo / mensagem que se quer passar, e de que forma isso será feito. Manter esta missão em mente o tempo todo e criar uma identidade são pontos cruciais para que o podcast seja, de fato, atraente para seus potenciais ouvintes.
Embora já exista uma imensa variedade de gêneros entre os podcasts, sempre há espaço para novos conteúdos, e escolher o tema chave que pautará os episódios é essencial. A definição de um assunto principal, naturalmente, refletirá no público que o podcast irá atingir e criará uma identidade para que o programa seja, de fato, relevante para as pessoas que o acompanham.
Organizar as agendas, os dias de gravação, a edição e o horário de lançamento de cada novo episódio criam expectativa e vínculo com o público. É uma maneira simples e prática de fidelizar os ouvintes e manter o programa atualizado com novos conteúdos. Cada detalhe conta, e quanto mais os ouvintes entenderem a programação de postagens, melhor tende a ser o engajamento.
Ainda que o podcast tenha um perfil descontraído e dinâmica de bate-papo, um roteiro bem estruturado será um diferencial para manter a ordem e o controle dos pontos abordados a cada episódio, além de ajudar os participantes a falarem com mais naturalidade durante a gravação. Expressar as ideias com clareza, se aprofundar em determinados assuntos de maior interesse e não se perder com o tempo de gravação vão tornar o podcast uma experiência muito mais agradável para os ouvintes.
Um dos pontos mais importantes para produzir um podcast de qualidade é ter os equipamentos certos. Por melhores que sejam as discussões, conteúdo e histórias, ninguém quer ouvir uma hora de conversas com som de baixa qualidade. Investir em um microfone como o HyperX QuadCast, por exemplo, é uma maneira de oferecer aos ouvintes a qualidade de áudio que eles esperam.
A Paris Filmes, em parceria com a CCXP24, o maior festival de cultura pop do…
A Neo4j, referência em banco de dados e análise de grafos, anunciou que dobrou sua…
*Felipe Rossi, CEO da 4B Digital Na última década, a computação em nuvem assumiu…
Uma iniciativa inédita no Brasil acaba de definir Negrete como o primeiro influenciador do país…
Quem está esperando para comprar geladeira, micro-ondas e lavadora já pode aproveitar as promoções da…
Depois de celebrar o Dia da Toalha, símbolo da cultura nerd e geek, em parceria…