Huawei sem Android? | Confira posicionamento oficial da empresa chinesa sobre a suspensão do Google

EUA e China vivem recentemente uma nova guerra fria, por conta de uma disputa de poder que vai além do comercial e tecnológico. E na manhã desta segunda-feira acordamos com informações de uma nova vítima desta guerra, que mostram claramente como questões aparentemente políticas podem afetar não apenas áreas e segmentos aparentemente distantes, mas ter um impacto global. As relações comerciais entre China e EUA já estavam tensas desde que o presidente Americano Donald Trump endureceu as tarifações sanções e restrições ao comércio com a China, porém agora duas gigantes da tecnologia foram colocadas em rota de colisão.

De acordo com informações da Reuters, após a administração de Trump ter adicionado a Huawei Technologies Co Ltd a uma lista negra de comércio, aprovando imediatamente restrições que tornarão extremamente difícil para a empresa fazer negócios com os seus homólogos dos EUA, o Google suspendeu todos os negócios com a Huawei, incluindo a licença para uso e atualização do sistema operacional móvel Android e seus serviços, como Play Store e demais aplicativos. Com isso, a chinesa não terá mais acesso às atualizações de versão e de segurança do Android. Ainda de acordo com o veículo americano, excluísse da restrição apenas os serviços disponíveis publicamente por meio de licenciamento de código aberto, como por exemplo o Android Open Source Project (AOSP).

Ainda de acordo com as informações obtidas, os detentores dos atuais smartphones Huawei com os aplicativos do Google, no entanto, continuarão podendo usar e baixar as atualizações de aplicativos fornecidas pelo Google, disse um porta-voz do Google, que alega “Estamos cumprindo a ordem e analisando as implicações”, conforme informações obtidas de um porta-voz da gigante americana, que completou “Para os usuários de nossos serviços, o Google Play e as proteções de segurança do Google Play Protect continuarão funcionando nos dispositivos Huawei existentes”, sem fornecer mais detalhes.

Como eu disse, a suspensão pode prejudicar os negócios de smartphones da Huawei fora da China, já que a gigante da tecnologia perderá imediatamente o acesso a atualizações do sistema operacional Android, do Google não apenas no mercado chinês ou americano, mas em todo o mundo. Versões futuras dos smartphones Huawei que rodam no Android também perderão acesso a serviços populares, incluindo o Google Play Store, o Gmail e os aplicativos do YouTube.

Posicionamento Oficial da Huawei

A Huawei acaba de emitir (20/05/2019 | 11:03) o seguinte posicionamento oficial em relação a situação:

“A Huawei tem feito contribuições substanciais para o desenvolvimento e crescimento do Android em todo o mundo. Como um dos principais parceiros globais do Android, trabalhamos de perto com a plataforma de código aberto para desenvolver um ecossistema que tem beneficiado tanto usuários quanto o setor.

A Huawei continuará a fornecer atualizações de segurança e serviços de pós-venda para todos os produtos Huawei, cobrindo todos aqueles que já foram vendidos ou ainda estão em estoque. Continuaremos empenhados em construir um ecossistema de software seguro e sustentável, a fim de fornecer a melhor experiência para todos os nossos usuários globalmente.”

Não é difícil imaginar que esta situação, ainda que resolvida em breve num possível acordo comercial que dê fim a disputa entre China e EUA, já sirva de alerta para as grandes empresas de todo o mundo que dependem de tecnologias proprietárias de terceiros, como é o caso do Android. A própria nota da Huawei mostra um posicionamento de seguir na construção de um ecossistema de software próprio, assim como outras fabricantes já têm feito, que não as deixe a mercê de decisões políticas, econômicas ou estratégicas unilaterais como esta que pela qual a Huawei e outras empresas chinesas estão passando.

YRCamargo

Compartilhar
Publicado por
YRCamargo

Publicações Recentes

Roku chega a CCXP 2024 pelo terceiro ano consecutivo

O maior evento de cultura pop do mundo dá as boas-vindas, pelo terceiro ano consecutivo,…

38 minutos ago

CCXP24: Warner Bros. Pictures anuncia exibição exclusiva de O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim durante a Spoiler Night

Após exatos 10 anos da exibição de O Hobbit – A Batalha dos Cinco Exércitos…

55 minutos ago

3 dicas para discutir cibersegurança com os alunos

À medida que o mundo se torna cada vez mais conectado, situações antes restritas aos…

3 horas ago

Neo4j ultrapassa US$ 200 milhões em receita e acelera liderança em tecnologia de grafos orientada por GenAI

A Neo4j, referência em banco de dados e análise de grafos, anunciou que dobrou sua…

1 dia ago

[Artigo] Na borda da inovação: Cloud Edge e o futuro da infraestrutura digital

*Felipe Rossi, CEO da 4B Digital   Na última década, a computação em nuvem assumiu…

2 dias ago