IA na educação: como a tecnologia melhora a aprendizagem

De acordo com o estudo “Perfil e Desafios dos Professores da Educação Básica no Brasil”, do Instituto Semesp, quase 75% dos professores acreditam no potencial da inteligência artificial (IA) como recurso importante na educação. Dados como esse vêm se tornando mais comuns nos últimos anos, uma vez que a tecnologia se mostrou como uma aliada da aprendizagem.

“É uma ferramenta que ajuda os estudantes a desenvolver habilidades essenciais, como o aprimoramento do pensamento crítico e a resolução de problemas”, diz Guilherme Silveira, Chief Innovation Officer (CINO) e cofundador da Alura, maior ecossistema de educação em tecnologia do país.

Carolina Brant, Gerente Pedagógica da Geekie, principal plataforma de aprendizagem personalizada e ensino híbrido para o setor de educação básica baseada em inteligência de dados, reforça o raciocínio: “A IA é um grande complemento para o ambiente educacional, beneficiando tanto alunos quanto professores e famílias”.

Equidade e acessibilidade

Na prática, um dos principais benefícios da Inteligência Artificial para a educação é a sua capacidade de garantir um processo de aprendizado mais acessível. Especialmente no caso de IAs Generativas, como chatbots e assistentes virtuais, a tecnologia oferece suporte aos alunos a qualquer hora e em qualquer lugar, além da possibilidade de responder dúvidas dos estudantes em tempo real.

“A IA tem o potencial de facilitar a democratização do ensino, dando oportunidades iguais para todos acessarem conteúdos de aprendizagem em diferentes formatos e abordagens”, afirma Carolina.

Nesse sentido, outra vantagem do recurso é a possibilidade de ser combinado com recursos impressos. Plataformas como o próprio Geekie One, da Geekie, por exemplo, oferecem um material didático com esse viés.

“A união entre inovação e tradição é um equilíbrio poderoso”, destaca o CINO da Alura. “Enquanto o digital oferece interatividade, personalização e acesso a dados em instantes – possibilitando intervenções pedagógicas imediatas –, o impresso garante uma experiência tátil e de fácil consulta, reforçando a memorização e a compreensão profunda dos conteúdos”, completa.

Personalização do ensino

A IA também vem sendo incorporada aos planejamentos de diversas instituições de ensino por conseguir identificar padrões de aprendizagem, ajudando os professores a adaptar conteúdos às necessidades individuais dos estudantes. “Textos, vídeos, podcasts, há inúmeros formatos que podem ser alinhados ao desempenho e às preferências dos alunos, enriquecendo a experiência educacional e facilitando a retenção do conhecimento”, explica Silveira.

Apesar de contribuir com várias escolas, essa função também eleva o aumento da autonomia dos estudantes, que podem buscar diferentes abordagens para ampliar a visão crítica sobre os temas aprendidos. O cofundador da Alura cita um prompt eficiente dentro desse âmbito:

“Digite ‘me explique como se eu tivesse cinco anos de idade’. Dessa maneira, a IA não apenas fornece a resposta, mas também explica o passo a passo, usando analogias e simplificações para tornar o assunto mais claro e didático”, pontua.

Carolina também reforça esse benefício para a correção de redações e textos de alunos, já que, ao analisar conteúdos, a tecnologia pode oferecer sugestões sobre estrutura, coerência e gramática, ajudando no aprimoramento da escrita sem substituir a revisão humana. “Os jovens tornam-se mais independentes e preparados para desafios futuros, uma vez que desenvolvem habilidades de autogestão, autorregulação e autonomia a cada texto produzido”, ressalta.

Lembrete: responsabilidade pedagógica Apesar de ser uma grande inovação, é importante lembrar que a Inteligência Artificial não substitui a ação da criticidade humana no processo educacional, portanto, é fundamental que esteja alinhada às estratégias de cada instituição de ensino. “O papel dos educadores e das escolas é fundamental para garantir que a tecnologia seja aplicada com propósito e de maneira responsável”, lembra a gerente da Geekie.

Thais Pianucci, CEO da Start, maior escola on-line de tecnologia do Brasil, também reforça que a potencialização do uso das IAs está justamente no ensino do uso devido e responsável dessa ferramenta: “Ensinar letramento digital é condição inegociável para expandir o uso, tanto por professores quanto estudantes, fomentando e desenvolvendo a capacidade crítica de todos”.

Acelerar pesquisas, otimizar a produção e permitir que os humanos realizem menos tarefas repetitivas, focando mais em trabalhos intelectuais e criativos são apenas alguns dos benefícios do uso da IA de forma consciente.

“Letrar digitalmente antes do uso é importante para que esses estudantes não corram o risco de, ao delegar demais às máquinas, perderem sua capacidade de pensar de forma independente”, explica Panucci. “Aprender a usar as IAs de forma responsável e crítica libera a força do ser humano para aquilo em que ele é realmente bom: emoções, relações e novas criações. É letrar no digital — em seu espaço e cultura — para que vejamos esse impacto positivo no offline”, conclui.

Compartilhe:

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Junte-se à nossa comunidade!

Assine nossa Newsletter

Inscrição realizada com sucesso! Opa! Algo deu errado. Tente novamente.

Publicações recentes

  • All Post
  • além do click
  • games
  • geek
  • ofertas
  • tech
    •   Back
    • gadgets
    • inteligência artificial
    • casa inteligente
    • apps e softwares
    • eventos tech
    • entrevistas tech
    • artigos tech
    • notícias tech
    •   Back
    • cinema e séries
    • eventos geek
    • entrevistas geek
    •   Back
    • eSports
    • reviews games
    • retro games
    • lançamentos games
    • eventos gamer

Yuri Rodrigo de Camargo

Produtor de Conteúdo

Produtor de Conteúdo Digital com mais de 14 anos de experiência em redação e produção de conteúdo de textos e vídeos informativos, coberturas de eventos de lançamentos de produtos e tecnologias diversas e análises de produtos, aplicativos e serviços para sites como Diário do Android (2011-2012), Mobile Xpert (2012-2016) e Tempo Integral (2016-2018).

Dedicado desde 2018 à criação e produção de conteúdo para o site e canal do YouTube Além do Click: Tech, Games & Geek.

Edit Template

Além do Click: tech, games & geek

Além do Click é uma plataforma de conteúdos sobre tecnologia, games e cultura geek, com um site e um canal no YouTube.

Aqui no site, você encontra notícias, artigos, análises de gadgets, games, serviços e cobertura de eventos.

© 2025 por Yuri Rodrigo de Camargo