IBPT oferece aplicativo para ajudar população nas contas dedutíveis da declaração de IR

O prazo final para a entrega das declarações do Imposto de Renda de Pessoa Física e Jurídica está se aproximando e, um dos questionamentos que todo declarante tem, é em que lugar guardou os recibos médicos e outros gastos que precisam ser dedutíveis para anexar ao cálculo. Pensando nisso, o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) criou o aplicativo “Citizen IBPT” voltado aos usuários que controlam suas finanças pessoais através da plataforma, auxiliando também o contribuinte no controle de contas para o IR.

Os usuários do aplicativo Citizen IBPT podem gerar um relatório apenas com as despesas que são efetivamente dedutíveis no Imposto de Renda, de forma resumida para serem informadas na declaração. As contas dedutíveis, que foram cadastradas durante o ano, trazem a informação do profissional, seu CPF/CNPJ e a data. Com um simples relatório, todos os dados de gastos registrados aparecem, até mesmo os esquecidos pelo usuário.

O Gerente de Projetos do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), Alcyr de Castro, estima que mais de 100 mil usuários já baixaram o aplicativo, que está disponível tanto para Android quanto para iOS, nas suas respectivas lojas de aplicativos. “Neste momento de preenchimento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, muitos contribuintes brasileiros se deparam com uma situação típica de recorrer à própria memória para lembrar de despesas que podem ser deduzidas no documento. Isso faz com que muitos caiam em “malha fina” por falta de precisão no levantamento dessas informações”, alerta.

Atenção

A Receita Federal realiza diversos cruzamentos entre diferentes bases de dados, onde são identificadas inconsistências de valores, isto é, pagamentos divergentes dos informados. No caso de despesas médicas, por exemplo, o profissional prestador faz a Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (DMED), informando para quais CPFs ele prestou serviços, anexando valores e as datas atendidas. Automaticamente, os dados são comparados, as eventuais divergências são apontadas e podem resultar em “malha fina”.

“Nós temos um exemplo em que uma usuária agrupou despesas referentes aos gastos efetuados com profissionais no ano passado, sem separar as despesas entre médicos, anestesistas, instrumentador e hospital. Quando realizou o envio da sua declaração, imediatamente foi informada que havia inconsistências nos informes. Ao investigar, percebeu avisos da própria Receita Federal indicando divergência entre os valores declarados por ela versus os apresentados pelos próprios profissionais”, diz Castro.

Segundo a Receita Federal, foram entregues até 24 de abril, 17.337.749 de Declarações de Imposto de Renda de Pessoa Física, processo que foi iniciado desde o dia 15 de março. Esse resultado representa 40% do que é estimado até a data limite, já que a expectativa do órgão é que 43 milhões de contribuintes prestem contas ao fisco.

“O fim do prazo é só em 31 de maio e já notamos grande intensidade de participação dos brasileiros desde o início. Por isso, se atentar na hora de coletar e cruzar os dados é muito importante e o aplicativo poderá ajudar muito bem nisso”, finaliza o Gerente de Projetos do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), Alcyr de Castro.

Para mais informações sobre o aplicativo Citizen IBPT, clique aqui.


Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.