Implantação da cultura Data Driven apoia crescimento de base de filiados e expansão de franquias brasileiras

Desde 2019, o Grupo Cartão de TODOS, dono do maior cartão de descontos do Brasil, tem apresentado um crescimento anual recorde em números de novos filiados e também de franqueados, ampliando sua presença por todo o país. Esse cenário de crescimento gera, a cada minuto, um volume expressivo de novas informações, que podem ser utilizadas para tornar o processo de tomada de decisão mais assertivo, desde a camada estratégica até a camada operacional dentro do Grupo. Para potencializar ainda mais o atual cenário de expansão e acompanhar o movimento acelerado de transformação digital do mercado, em 2019 o Grupo Cartão de TODOS estabeleceu uma parceria com a Cognitivo, startup que implementa projetos de engenharia de dados e inteligência artificial (áreas das ciências de dados), permitindo a captação e a organização de informações para embasar planos de ação empresarial mais eficientes.

A parceria com a Cognitivo permitiu que o Grupo Cartão de TODOS consolidasse como sua principal estratégia a tomada de decisões orientada por dados, aplicando o que há de mais avançado em tecnologia atualmente para tratar grandes volumes de informações em nuvem. Antes da parceria com a Cognitivo, o Grupo Cartão de TODOS já possuía práticas consolidadas que auxiliavam na tomada de decisões a partir da análise de dados, no entanto, em conjunto com a startup, foi desenvolvido um projeto que expandiu o processo de coleta de dados entre as várias divisões de negócios da empresa (Cartão de Todos, AmorSaúde, MaisTODOS e Refuturiza) de maneira orquestrada, com um local de armazenamento único – data lake (DL) – e de fácil acesso para as principais áreas de negócio do Grupo, mediado por um processo de governança de dados, que garante autonomia, segurança e integridade.

Além do data lake, foi construído também um novo banco de dados – data warehouse (DW) –, para trazer informações detalhadas do filiado quanto ao relacionamento com o Cartão de TODOS e a rede de clínicas AmorSaúde. A visão detalhada através do data warehouse apoia o processo de prospecção de filiados (funil de conversão de vendas), assim como a análise comportamental – de utilização das clínicas médicas AmorSaúde –, e ainda em RFV (Recência, Frequência e Valor) dos serviços e produtos ofertados pelo Cartão de TODOS e utilizados pelos filiados.

Aquiles Vilar, vice-presidente global do Grupo Cartão de TODOS, ressalta que, a partir da implementação do Projeto DL/DW voltado à cultura data driven, a empresa passou a ter acesso às rotinas de seus stakeholders, com base nos contatos firmados, conseguindo prever e antecipar ações de consumo e necessidades, por exemplo. “A parceria entre o Cartão de TODOS e a Cognitivo permitiu o estabelecimento correto e seguro de circulação de dados, com efetiva disponibilidade e endereçamento de informações a favor das operações das nossas áreas de negócios e, sobretudo, com foco no filiado, ressaltando nossa política de ‘clientecentrismo’ baseado em inteligência digital”, explica Aquiles.

Jorge Yamaguti Jr., diretor de CRM/CX do Cartão TODOS, complementa: “o projeto DL/DW é fundamental na estratégia de relacionamento do Grupo Cartão de TODOS, pois entrega uma estrutura de informação e de dados que permite rápidas correções de rota, com base nos nano sinais das interações deixadas por leads e filiados. Com o apoio de inteligência artificial preditiva, geramos ações de relacionamento proativas, para garantir satisfação e fidelidade. Definitivamente, temos vantagem competitiva que poucos concorrentes têm e reforçamos nosso compromisso com a estratégia do ‘clientecentrismo’ ”.

De acordo com Felipe Lopes, head da Cognitivo, o projeto foi desenhado a partir de um comportamento investigativo e com maturidade por parte da prestadora de serviços de tecnologia, que se utilizou de estratégias e recursos robustos para garantir a visibilidade de informações para fácil consumo. “Estruturamos o projeto de modo a permitir análises mais profundas e assertivas para tomadas de decisões em diferentes cadeias, trazendo grande agilidade operacional. A parceria com o Cartão de TODOS foi, com certeza, uma das consultorias mais ‘hands-on’ que já desenvolvemos, transformando dores em soluções tangíveis e testáveis. Entregamos ao grupo todas as ferramentas para a implementação de uma cultura data driven contínua e escalável”, explica Lopes.


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