Manter uma equipe de vendas engajada na comercialização de produtos não costuma ser uma tarefa fácil. Esse desafio é ainda maior quando uma empresa precisa engajar milhares de vendedores espalhados por centenas de canais varejistas multimarcas no país. Pensando em facilitar esse processo, a Incentive.me – startup de tecnologia para gestão de campanhas de incentivo de vendas – desenvolveu para a Oi o aplicativo “Incentivendas”. Com intuito de conectar vendedores do varejo à empresa, a plataforma promoveu diversas ativações de incentivo de comercialização dos produtos de telefonia móvel. Com isso, os profissionais puderam acumular pontos dentro de uma carteira digital e trocar por bonificações em dinheiro, gift-cards, cartão de débito e pagamento de boletos e faturas. Desde a sua criação, o programa de incentivo premiou mais de 20 mil vendedores espalhados em cerca de 4 mil PDVs no Brasil. Em 2022, o Incentivendas fará a migração de campanhas com o foco na comercialização de planos de fibra ótica.
Segundo Jansen Moreira, CEO e fundador da Incentive.me, com a centralização das campanhas de incentivo, o Incentivendas conseguiu aprimorar o modelo deativações nos PDVs. “Ao oferecer maior atenção e engajamento dos vendedores, a marca obteve resultados expressivos. Esse processo foi fundamental, por exemplo, para alavancar a venda dos planos controle da marca no período de quatro anos e complementar os esforços dos promotores de vendas”, argumenta. O executivo complementa afirmando que “graças ao trabalho realizado em conjunto com os executivos da Oi, que desde o começo acreditaram e se esforçaram para o projeto vingar, conseguimos extrair melhores índices de engajamento dos vendedores no varejo”, explica.
Para a Gerente de Varejo da Oi, Alice Colli, além de elevar as ativações, a plataforma facilitou a interação com os vendedores das redes varejistas que comercializam os produtos da empresa. “A chegada do Incentivendas trouxe maior praticidade, agilidade e segurança na disponibilidade das premiações. O programa despertou maior interesse dos profissionais, porque ao escolher vender os planos da Oi, eles visualizaram que a troca de prêmios era mais atrativa versus o que a concorrência oferecia”, informa.
A executiva enfatiza ainda que todas as ações de incentivo de vendas realizadas pela empresa de telefonia móvel passaram a ser mais seguras. “A plataforma também se adaptou em apresentar relatórios detalhados de cada transação de forma online. Isso permitiu fazer uma gestão financeira por usuário, trazendo mais transparência na utilização dos investimentos da Oi. Além disso, a plataforma eliminou possibilidade de erros comuns em processos manuais – pagamentos indevidos ou recompensas ineficazes”, esclarece.
Benefícios gerados
Criado para automatizar a experiência e trazer a oportunidade dos vendedores conferirem todas as campanhas da Oi em andamento, o app da Incentivendas está disponível nos sistemas Android e iOS.
Quando um plano da Oi é comercializado, o vendedor ganha pontos em sua carteira digital, que podem ser trocados por diversos produtos, por exemplo: vouchers de delivery, smartphones, vídeo-games e, até mesmo, automóveis e motocicletas.
Por meio do acúmulo de pontos na carteira digital – cada ponto equivale a R$ 1 – os vendedores podem realizar a qualquer momento, sempre com base nas diretrizes das campanhas.