Principal plataforma para campanhas de incentivo de vendas do Brasil, a Incentive.me prevê atingir um faturamento de R$ 15 milhões em 2023, o que representa mais do que dobrar o faturamento do ano passado. A retailtech, que fechou o ano passado com receita de R$ 7 milhões, projeta a expansão baseada na ampliação da carteira de clientes, que atualmente conta com nomes como Porto, Motorola, L’Oréal, Positivo, Ipiranga, GM, entre outras.
O crescimento deve ocorrer tanto pelo aumento da penetração de parceiros em setores consolidados, como eletroeletrônicos, automotivo e educação, quanto novos segmentos que a área comercial da startup está priorizando no atual momento, caso do farmacêutico, agronegócio e pet. Outra frente de crescimento que também representa um grande potencial é o canal de parcerias. Com acordos que vão desde agências de marketing a sistemas de gestão, a ideia é aproveitar as carteiras de clientes existentes e a força de distribuição em diversos setores complementares.
Cenário positivo
De acordo com Jansen Moreira, CEO e fundador da retailtech, o otimismo da companhia reflete o tamanho potencial do mercado. A última estatística disponível aponta para um total de R$ 14 bilhões investidos anualmente em Trade Marketing no Brasil, segundo a Ampro, sendo as campanhas de incentivo a principal estratégia do nicho.
O empreendedor explica que pelo fato das marcas ainda serem majoritariamente atendidas por agências de marketing tradicionais, em muitos casos prestando serviços de forma arcaica e com uma visão de atendimento por projeto, o setor tem tudo para evoluir rapidamente nos próximos anos. “A tecnologia transforma esses projetos em produto, permitindo conectar a indústria ou prestador de serviço a todos os vendedores em diversos canais espalhados pelo Brasil. A formação dessa rede de conexões possibilita a concentração da atenção dos vendedores, trazendo engajamento e aumento de vendas na ponta da cadeia”, relata. “A verdade é que estamos inovando a forma de se fazer Trade Marketing no Brasil, retirando a fricção de todo o processo, dando mais visibilidade para todos os participantes, assim como permitindo que a verba flua mais rápido e alcance mais vendedores”, acrescenta Moreira.
Ainda segundo o CEO da retailtech, com a concorrência cada vez mais acirrada no varejo, as indústrias precisam ficar de olho nas inovações disponíveis para alcançar melhores resultados e atingirem suas metas de crescimento. “Nesse contexto, o uso de tecnologia e a adoção de modelos de negócios inovadores como o que a Incentive.me propõe são fundamentais para as marcas solucionarem o desafio de se comunicar com os vendedores ao longo da cadeia num país de escala continental como o Brasil”, afirma.
A evolução e próximos passos do negócio
Para Moreira, o ano passado foi importante porque marcou o amadurecimento da estrutura organizacional da startup fundada em 2017, com a criação e consolidação da camada gerencial, com líderes das áreas de Vendas, Customer Success, Operações e Produto/Tecnologia. “Esse movimento foi importante para solidificar a operação. Agora, com esses profissionais consolidados em suas funções, o foco passa a ser em escalar as áreas, ocupando rapidamente os espaços identificados no mercado e explorando novas oportunidades que continuam surgindo”, destaca.
De acordo com o CEO da Incentive.me, a retailtech há alguns anos conseguiu atingir o breakeven, encontrando-se em uma situação financeira confortável para realizar os investimentos necessários para acelerar a sua operação. “O que estamos avaliando hoje são potenciais deals que agreguem oportunidades para o negócio, principalmente por nos inserir em ecossistemas que abram portas em determinados setores, alavancando nossa capacidade de distribuição e agregando dados relevantes para a operação”, conclui.