Representantes das principais revendas do Brasil e de algumas das maiores fabricantes de tecnologia do mundo estiveram nesta quarta-feira (23) no Engage Experience 2022, encontro promovido em São Paulo pela Ingram Micro Brasil para discutir o futuro do setor e apresentar soluções de importantes empresas de TI. O evento contou com painéis comandados por grandes executivos do setor sobre temas como cybersecurity, IoT (internet das coisas), 5G e a importância da tecnologia nas formas de trabalho contemporâneo. Além disso, foi palco de um importante anúncio para a Ingram Micro Brasil e seus clientes: a plataforma digital integrada Ingram Micro Xvantage, que será lançada no país em 2023 e transformará a experiência entre as revendas e a distribuidora.
Entre vários diferenciais, a Ingram Micro Xvantage vai centralizar todos os canais de interface entre as empresas e seus revendedores em uma só plataforma. A inovação, totalmente automatizada, já foi implantada nos Estados Unidos, na Alemanha e no Canadá, e tem como proposta renovar e melhorar a forma como as revendas fazem negócios com a Ingram Micro, proporcionando muito mais autonomia aos parceiros e apresentando insights importantes para as tomadas de decisões.
“A plataforma Xvantage é um grande marco para a Ingram Micro. É o ponto alto em um processo de inovação e transformação que estamos levando para o mercado”, afirma Flávio Moraes Jr., VP & Brazil Chief Executive da distribuidora. “Trata-se de uma plataforma única que reúne toda a interação dos nossos revendedores, dos nossos fabricantes e dos nossos associados. O propósito é oferecer uma melhor experiência, novos insights de negócios e fazer com que todo esse processo de integração de produtos, de desenvolvimento e de soluções seja simplificado, automatizado e alçado a mercados que, até então, no modo tradicional, a gente não conseguiria”.
Na abertura do Engage Experience 2022, o executivo reforçou ainda que a missão da Ingram Micro é ajudar os parceiros a entenderem a mudança do comportamento do consumidor no pós-pandemia. “Houve uma transformação no mundo. O consumidor se tornou digital, e todos tiveram de se adaptar. As empresas tiveram de investir em tecnologia 43 vezes mais do que o esperado para enfrentar o processo de aceleração da digitalização”.
Segundo projeções do Gartner, a expectativa é de que, em 2020, cerca de 50 bilhões de dispositivos já estavam conectados na rede. Por isso, as companhias tiveram de enfrentar desafios, implantar tecnologias em nuvem, prevenir ataques cibernéticos e se preparar para crises no abastecimento de componentes e de mão de obra especializada, entre outros processos resultantes da transformação digital. “Também estão surgindo novas oportunidades para os canais e os novos consumidores digitais. O cliente busca mais empresas e soluções, sempre alinhadas ao modelo de consumo que ele tem em casa. As corporações devem adaptar seus negócios ao 5G e ao IoT, dentro do conceito de ter tudo conectado a plataformas inteligentes, e sem esquecer do ESG. Importante que as marcas e produtos estejam alinhados a valores e princípios que respeitem as outras pessoas e também o meio ambiente”, destacou.
Customer experience
Para Flávio, atualmente quando se pensa no cliente, a estratégia é o conceito de omnichannel. “Tudo o que ele quer, ele busca, primeiramente, nos canais digitais. Para isso, precisa ter a melhor experiência e ser empoderado por meio de plataformas inteligentes, que devem entender as suas necessidades. Cliente feliz é aquele que compra, que fica e continua nosso cliente”, sentenciou.
De acordo com o VP da Ingram Micro, o papel dos canais é ser agente de transformação por meio de parcerias estratégicas, buscando competências tecnológicas como numa grande orquestra. “O ecossistema de canais precisa ajudar quem quer se transformar ou quem já está se transformando para crescer nesse mundo inovador, entendendo as dores de cada vertical, seja na área da saúde, educação, indústria ou governo. Tudo deve acontecer de maneira harmônica e suave”.
Como parte integrante dessa “orquestra”, a Ingram Micro dispõe de quatro pontos para modelar o futuro: portifólio com mais de 100 fabricantes de todos os segmentos tecnológicos; prestação de serviços com soluções de logística avançada, incluindo a aquisição da BR Link em 2021 e plataformas de customer experience presentes em mais de 40 países.
A tecnologia recente exige capacidade dos líderes para fomentar inovação, novos negócios e ambiente inclusivo. “Exercitem a humildade. Ninguém tem respostas definitivas. Ofereçam oportunidades a seus colaboradores e aprendam com as experiências deles”, finalizou Flávio.
Temas em destaque
O Engage Experience 2022 teve cinco painéis. Em um deles, Tania Cosentino, presidente da Microsoft Brasil; Diego Puerta, Brazil general manager da Dell Technologies, e Ricardo Mucci, presidente da Cisco Brasil, discutiram as transformações provocadas pelo trabalho híbrido. Em outro, Marcelo Braga, presidente da IBM Brasil, Jose Duarte, presidente da VMware no Brasil, e Cleber Moraes, da AWS, falaram sobre as possibilidades das aplicações em cloud, já que a tendência mundial indica que 73% das corporações utilizam o trabalho em mais de uma nuvem. “A pergunta não é se vai para nuvem e sim quando vai para o ambiente de nuvem”, disse Moraes Jr., que mediou aquela conversa.
Outro painel trouxe Frederico Tostes da Silva, country Manager & VP Cloud Latam da Fortinet, Gustavo Leite, vice-presidente da Veritas para América Latina e Caribe, e Ricardo Emmerich, presidente da HPE (Hewlett Packard Enterprise), que conversaram sobre segurança virtual e destacaram o modelo “zero trust” (confiança zero, em tradução livre). No quarto painel do dia, Jairo Rozenblit, CEO da Logitech, Vanderlei Ferreira, SVP & GM da Zebra Brasil, Ricardo Kamel, diretor geral da HP Brasil, e Claudio Stopatto, general Manager da Lenovo ISG Brasil, salientaram o potencial da tecnologia 5G para a ampla conectividade. Na sequência, Guilherme Rela, da Algar Telecom, e Alex Vieira, CIO do hospital HCor e vice-presidente da ABCIS (Associação Brasileira de CIOs em Saúde), compartilharam casos de sucesso, oferecendo suas perspectivas sobre como a digitalização tem transformado as organizações dos segmentos de telecomunicações e saúde.
Todos os painéis do evento foram organizados sob uma dinâmica totalmente inclusiva e tecnológica, com tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais), quatro grandes telões e palco 360°. Welington Sousa, head de Marketing, CX e Business Intelligence da Ingram Micro, que liderou o planejamento e organização do evento para mais de mil presentes, destaca o sucesso do encontro e a preocupação com as pessoas “Cada detalhe do Engage Experience 2022 foi pensado para usar a tecnologia a favor da diversidade e conforto dos presentes. Além da infraestrutura para as apresentações, com múltiplas telas, palco circular e diversas referências tecnológicas simultâneas, o evento contou com 30 estandes acessíveis ocupados por alguns dos maiores fabricantes do mundo e uma área interativa exclusiva para a plataforma Xvantage. Há muito tempo aguardávamos uma oportunidade para usar tantos recursos e encerramos esse encontro com a sensação de dever cumprido”.
Para encerrar o evento, o professor Leandro Karnal deu uma palestra com reflexões sobre o papel da liderança no mundo contemporâneo.