A edição 2024 da CES – Consumer Electronics Show, maior feira de tecnologia do mundo, está prestes a começar em Las Vegas. A feira acontece de 9 a 12 de janeiro e conta com a participação das maiores empresas de tecnologia do mundo, como a NVIDIA, que antecipou suas principais novidades que serão apresentadas no evento. Confira abaixo os principais destaques da NVIDIA para a CES 2024.
NVIDIA Omniverse
Seja construindo um caminhão supercapacitado ou um carro esportivo dos sonhos, passar horas brincando com configuradores de carros online é fácil. Com especialistas da indústria automobilística prevendo que a maioria das compras de veículos novos acontecerá online até 2030, esses configuradores são mais do que apenas brinquedos, mas são cruciais para o futuro das montadoras do mundo – essenciais para mostrar o que sua marca é, aumentando os preços médios de venda e ajudando os clientes a selecionar e personalizar seus veículos.
O NVIDIA Omniverse é uma plataforma de software para desenvolver e implantar aplicativos e pipelines 3D avançados. Ele está sendo adotado por um crescente ecossistema de parceiros e clientes líderes da indústria automotiva para criar configuradores de carros mais interativos e realistas.
É também um caso de uso natural para os sofisticados recursos de simulação do NVIDIA Omniverse, que fornece a capacidade de visualizar instantaneamente mudanças na cor de um carro ou personalizar seu interior com acabamentos luxuosos.
Os configuradores de carros tradicionais, muitas vezes limitados por imagens pré-renderizadas, enfrentam dificuldades para alcançar a personalização e a representação dinâmica do ambiente. O Omniverse oferece uma série de recursos que ajudam a superar esses desafios, incluindo:
- Suporte para grandes cenas e gráficos fisicamente precisos: O Omniverse permite que os desenvolvedores criem experiências 3D realistas e imersivas que permitem aos clientes visualizar seus carros em detalhes.
- Unificação de dados: O Omniverse simplifica a integração de dados de design e engenharia, o que facilita para as montadoras criarem configuradores mais precisos e atualizados.
- Publicação em escala: O Omniverse Cloud permite que os configuradores sejam publicados em escala para um público mais amplo.
Estudos mostram que 80% dos compradores são atraídos por marcas que lhes dão um toque pessoal durante as compras, assim, visando atender a essas demandas dos clientes, um ecossistema crescente de parceiros e clientes está colocando em prática elementos do Omniverse, parceiros criativos e desenvolvedores como BITONE, Brickland, Configit, Katana Studio Ltd. (Craft Detroit), WPP e ZeroLight estão sendo pioneiros em configuradores baseados em Omniverse. E montadoras líderes como a Lotus estão adotando essas soluções avançadas.
O Omniverse está impulsionando uma nova era no design automotivo e na interação com o cliente, oferecendo experiências de compra online mais personalizadas e envolventes. Os principais benefícios do NVIDIA Omniverse para configuradores de carros são:
- Personalização e realismo: O Omniverse permite que os clientes visualizem seus carros em detalhes, personalizando a cor, o acabamento interno e outros recursos.
- Atualização e reutilização de dados: O Omniverse simplifica a atualização de configuradores e a reutilização de ativos, o que reduz custos e tempo.
- Publicação em escala: O Omniverse Cloud permite que os configuradores sejam publicados em escala para um público mais amplo.
Inteligência Artificial Generativa Potencializa Robôs Mais Inteligentes com a Plataforma NVIDIA Isaac
A inteligência artificial generativa está remodelando indústrias de trilhões de dólares, e a NVIDIA, líder em robótica inteligente, está aproveitando o momento. Deepu Talla, Vice-Presidente de Robótica e Edge Computing da NVIDIA, detalhou como a empresa e seus parceiros estão unindo a inteligência artificial generativa e a robótica.
É uma combinação natural, com uma crescente lista de parceiros, incluindo Boston Dynamics, Collaborative Robotics, Covariant, Sanctuary AI, Unitree Robotics e outros, adotando modelos de linguagem de grande escala acelerados por GPU para proporcionar níveis sem precedentes de inteligência e adaptabilidade a máquinas de todos os tipos. “Robôs autônomos alimentados por inteligência artificial estão sendo cada vez mais utilizados para melhorar a eficiência, reduzir custos e enfrentar a escassez de mão-de-obra”, disse Talla.
A NVIDIA tem sido central na revolução da inteligência artificial generativa desde o início. Há uma década, o fundador e CEO da NVIDIA, Jensen Huang, entregou pessoalmente o primeiro supercomputador de inteligência artificial DGX da NVIDIA para a OpenAI. Agora, graças ao ChatGPT da OpenAI, a inteligência artificial generativa tornou-se uma das tecnologias de crescimento mais rápido de nosso tempo.
O impacto da inteligência artificial generativa irá além da geração de texto e imagem e adentrará lares e escritórios, fazendas e fábricas, hospitais e laboratórios, prevê Talla. A chave: LLMs, semelhantes a central de linguagem do cérebro, permitirão que os robôs compreendam e respondam de forma mais natural às instruções humanas. Tais máquinas serão capazes de aprender continuamente com humanos, entre si e do mundo ao seu redor. “Dadas essas características, a inteligência artificial generativa é bem adequada para a robótica”, disse Talla.
Como os Robôs Estão Usando a Inteligência Artificial Generativa
Agility Robotics, NTT e outros estão incorporando inteligência artificial generativa em seus robôs para ajudá-los a compreender comandos de texto ou voz. Os aspiradoras robôs da Dreame Technology estão sendo treinados em espaços simulados criados por modelos de inteligência artificial generativa. E a Electric Sheep está desenvolvendo um modelo de cortadores de grama autônomos.
As tecnologias da NVIDIA, como as plataformas NVIDIA Isaac e Jetson, que facilitam o desenvolvimento e implementação de robôs alimentados por inteligência artificial, já são utilizadas por mais de 1,2 milhão de desenvolvedores e 10.000 clientes e parceiros. Muitos deles estarão na CES esta semana, incluindo Analog Devices, Aurora Labs, Canonical, Dreame Innovation Technology, DriveU, e-con Systems, Ecotron, Enchanted Tools, GlüxKind, Hesai Technology, Leopard Imaging, Segway-Ninebot (Willand (Beijing) Technology Co., Ltd.), Nodar, Orbbec, QT Group, Robosense, Spartan Radar, TDK Corporation, Telit, Unitree Robotics, Voyant Photonics e ZVISION Technologies Co., Ltd.
Em sua palestra na CES, Talla mostrou o modelo de computador duplo essencial para implementar inteligência artificial na robótica, demonstrando a abordagem abrangente da NVIDIA para o desenvolvimento e aplicação de inteligência artificial. O primeiro computador, chamado de “fábrica de IA“, é central para a criação e melhoria contínua de modelos de IA. As fábricas de IA utilizam a infraestrutura de computação do centro de dados da NVIDIA, juntamente com suas plataformas de IA e NVIDIA Omniverse para a simulação e treinamento de modelos de IA.
Tradicionalmente, os robôs são projetados para tarefas específicas, e modificá-los para diferentes é um processo demorado. Mas avanços em LLMs e modelos de linguagem visual estão eliminando esse gargalo, permitindo interações mais intuitivas com robôs por meio de linguagem natural, explicou Talla. Tais máquinas – adaptáveis e conscientes do ambiente ao seu redor – em breve se espalharão pelo mundo.
Getty Images Lança IA Generativa da iStock Alimentada por NVIDIA Picasso
A Getty Images, criadora e marketplace global de conteúdo visual, está anunciando na CES a IA Generativa da iStock, um serviço acessível e comercialmente seguro de geração de imagens treinado na biblioteca criativa da empresa, composta por dados licenciados e proprietários. Construída sobre o NVIDIA Picasso, uma fundição para modelos de IA personalizados, a IA Generativa da iStock oferece a designers e empresas uma ferramenta de geração de texto para imagem, criando visuais prontos para licenciamento, com proteção legal e direitos de uso incluídos para as imagens geradas.
Junto com o lançamento do serviço no site da iStock, a Getty Images também está disponibilizando recursos avançados de inpainting e outpainting por meio de interfaces de programação de aplicativos, que serão lançadas em breve no iStock.com e Gettyimages.com. Os desenvolvedores podem integrar perfeitamente as novas APIs com aplicativos criativos para adicionar pessoas e objetos a imagens, substituir elementos específicos e expandir imagens em uma ampla variedade de proporções.
A IA Generativa da iStock é treinada com o NVIDIA Picasso na vasta biblioteca criativa da Getty Images, incluindo fotos exclusivas, ilustrações e vídeos, oferecendo aos usuários uma maneira comercialmente segura de gerar visuais. Os usuários podem inserir prompts de texto simples para gerar imagens de qualidade fotográfica com resolução de até 4K.
A fundição NVIDIA Picasso permite que desenvolvedores e provedores de serviços treinem, ajustem, otimizem e implementem facilmente modelos de IA generativa adaptados às suas necessidades de design visual. Os desenvolvedores podem usar seus próprios modelos de IA ou treinar novos usando a arquitetura de modelo NVIDIA Edify para gerar imagens, vídeos, ativos 3D, imagens em alta faixa dinâmica de 360 graus e materiais de renderização fisicamente baseados a partir de prompts de texto simples.
Usando o NVIDIA Picasso, a Getty Images treinou um gerador de imagens Edify exclusivo com base em seu catálogo de imagens e vídeos licenciados para alimentar o serviço IA Generativa da iStock. Os clientes já podem usar a IA Generativa da iStock online. Recursos avançados de edição estão disponíveis agora por meio de APIs e em breve no site da iStock.
NVIDIA Impulsiona Avanços em IA Automotiva Exibidos na CES
Em meio ao crescente interesse explosivo em IA generativa, a indústria automotiva está correndo para adotar o poder da IA em uma variedade de atividades críticas, desde o design, engenharia e fabricação de veículos até marketing e vendas. A tendência de IA generativa, juntamente com a crescente importância da computação definida por software, continuará a acelerar no mercado automotivo em 2024.
Basta ver, por exemplo, algumas novidades apresentadas por alguns dos parceiros automotivos da NVIDIA na CES nesta semana:
- A Mercedes-Benz iniciará a CES com uma coletiva de imprensa para anunciar uma variedade de recursos empolgantes impulsionados por software e os últimos desenvolvimentos na história da Mercedes-Benz MB.OS, cada um exibido em uma gama de carros, incluindo o Concept CLA Class, que utiliza o NVIDIA DRIVE Orin para a área de direção automatizada. A Mercedes-Benz também está utilizando gêmeos digitais para produção com a ajuda do NVIDIA Omniverse, uma plataforma para desenvolver aplicativos para projetar, colaborar, planejar e operar instalações de fabricação e montagem.
- A Ansys demonstrará como alavanca o NVIDIA Omniverse para acelerar o desenvolvimento de veículos autônomos. Ansys AVxcelerate Sensors será acessível dentro do NVIDIA DRIVE Sim.
- A Cerence está introduzindo o CaLLM, um modelo de linguagem grande específico para automóveis que serve como base para a plataforma de computação automotiva de próxima geração da empresa, rodando no NVIDIA DRIVE.
- A Cipia está exibindo uma versão pronta para produção do Cabin Sense, que inclui monitoramento tanto do motorista quanto da ocupação e espera-se que entre em produção serial ainda este ano.
- A Kodiak está exibindo um caminhão autônomo, que depende das GPUs da NVIDIA para computação de alto desempenho ao processar enormes quantidades de dados coletados por suas câmeras, radar e sensores lidar.
- A Lenovo está exibindo seu roteiro de computação veicular, apresentando novos produtos baseados no NVIDIA DRIVE Thor, incluindo: Lenovo XH1, uma unidade central de computação para sistemas avançados de assistência ao motorista e cockpit inteligente; Lenovo AH1, uma unidade de controle de domínio ADAS de nível 2++; e Lenovo AD1, uma unidade de controle de domínio de direção autônoma de nível 4.
- A Pebble, uma startup de veículos recreativos (RV), está exibindo seu produto principal, Pebble Flow, o trailer de viagem elétrico semi-autônomo alimentado pelo NVIDIA DRIVE Orin, com produção prevista antes do final de 2024.
- A Polestar está apresentando o Polestar 3, que é alimentado pelo computador central NVIDIA DRIVE Orin.