Com o retorno gradativo ao trabalho presencial, a Intelbras, empresa brasileira desenvolvedora de tecnologias com 45 anos de história, preparou um ambiente exclusivo e inovador para oferecer bem-estar aos colaboradores. A iniciativa é uma das tendências do mercado de trabalho atual e contribui para a transformação das empresas, que necessitam de espaços integrados para melhorar a produtividade das equipes, trazendo mais dinâmica ao dia a dia.
O projeto, alinhado ao conceito de design organizacional, conta com espaços de descompressão, bancadas de trabalho com divisórias de vidro (em decorrência da pandemia da COVID-19), e móveis no estilo industrial. Além de utilizar uma paleta de cores quentes e iluminação adequada para incentivar a criatividade e a inovação, o ambiente também favorece os momentos para relaxar a mente quando necessário.
“Essa mudança vem do nosso desejo de continuar sendo um lugar incrível para se trabalhar. Com a entrega desse ambiente, nossos colaboradores podem realizar suas tarefas num local aconchegante e propício à inovação, que estimula o surgimento de novas ideias”, explica Dione Quadros, gerente de RH da Intelbras.
Atualmente, a Intelbras pratica a modalidade de trabalho híbrido. O novo ambiente está casado com esta iniciativa, e por conta disso haverá momentos em que o colaborador trabalhará em casa e momentos em que estará presente na empresa, podendo contar com um local acolhedor e confortável para suas interações e atividades em equipe.
O responsável pela transformação do espaço de 3.800 m² é o renomado arquiteto Guilherme Moki. O profissional aproveitou o ambiente já existente para fazer as adaptações necessárias, dando vida a um local amplo, que agora soma 750 lugares para colaboradores, duas copas, diversas salas de reuniões, entre elas uma de brainstorm e espaço de convivência com arquibancada para realização de eventos internos. “Optamos pelo Moki, pois é especialista em projetos corporativos e tem experiência com empresas de tecnologia”, diz Angélica Riedtmann, gestora de projetos da Intelbras.
Salas de reunião no estilo “quiet rooms”, que possibilitam bom isolamento acústico, também foram inseridas no projeto para proporcionar um ambiente mais silencioso aos colaboradores que precisam se concentrar para realizar determinada tarefa ou preferem ficar mais isolados.
“A ideia foi criar um espaço mais humano para estimular a criatividade e a interação entre as pessoas, e, ao mesmo tempo, levar a elas tudo o que há de atual e tecnológico. Como o ambiente é amplo, foi possível criar pontos extras para que os colaboradores possam realizar pequenas reuniões informais, tomar um café e conversar durante o período que estão por lá. Com os novos espaços, todos poderão se comunicar de maneira tranquila”, explica Guilherme Moki.
Para compor os espaços e deixá-los ainda mais atraentes aos colaboradores, bem como aos parceiros, clientes e fornecedores em eventuais visitas, a Intelbras convidou o grafiteiro e artista plástico Rodrigo Rizo para personalizar uma parede com arte exclusiva. “Inspirado em nosso DNA inovador, ele utiliza elementos de composição que transmitem que somos uma marca tecnológica, com grandes possibilidades para o futuro”, complementa Dione.
Rizo tem como assinatura um camaleão, que, no painel, simboliza a capacidade de adaptação da Intelbras a novas situações. “O animal é um habitante que tenta sobreviver às constantes mudanças das cidades e está sempre em transformação, sem nunca perder sua essência”, ressalta o artista plástico.
Toda a decoração do novo espaço foi inspirada na campanha “Intelbras é Mais”, que tem o objetivo de mostrar que, além de desenvolver produtos, nossa empresa é humanizada e procura colaborar para um mundo melhor. “Por isso, utilizamos as palavras: inovadora, inteligente, inclusiva, instrutiva e inspiradora para transmitir nossos valores”, destaca Dione.
Além disso, as paredes “instagramáveis” deixaram o espaço ainda mais interativo. “Nossa intenção era que os colaboradores se sentissem integrados aos ambientes. Para nossa felicidade, isso já vem acontecendo”, finaliza Dione Quadros.
Rafaela Fusieger, supervisora de marketing digital, mencionou que foi incrível entrar pela primeira vez no novo ambiente. “Tenho minha estação de trabalho, e em volta há locais coloridos, muito agradáveis para tomar um café, fazer uma reunião que demande mais inspiração ou trocar ideias com o time”, ressalta.
Para Emanuella de Oliveira, analista de trade marketing o projeto minimizou impactos e recursos. “Estou orgulhosa desse movimento da empresa, adorei meu espaço. Admiro o design pela ousadia de reestruturar e aproveitar um ambiente já existente”, diz.
O espaço também possibilitou aproximar áreas da empresa que antes ficavam alocadas em lugares distantes, como a Intelbras iTEC, nossa Academia do Conhecimento. “A vinda da iTEC para o novo ambiente foi muito positiva. Agora, estamos ao lado do nosso time de marketing e podemos trocar ideias sobre jobs, experiências e sorrisos em um local muito aconchegante. Renovou a energia de todos”, destaca Daniel Nobre, designer gráfico da Intelbras Itec.
As unidades de energia e energia solar foram outras das duas áreas da empresa que receberam novas instalações e passaram a integrar o local. “O novo espaço ficou lindo e propiciou maior integração entre colaboradores tanto da unidade de energia, quanto de outras áreas da empresa, que se adaptaram rapidamente a ele. O design moderno estimula o desenvolvimento de novas ideias, contribuindo para o processo de inovação da empresa”, diz Maria Helena Garcia, gerente do segmento de nobreaks.
O colaborador Marcus Batti, analista de produtos e negócios do segmento de energia solar off grid, salienta que a nova área é um marco para dias melhores, após um longo período de pandemia, no qual a empresa precisou se adaptar para garantir a segurança de todos os colaboradores. “Esses ambientes modernos e inovadores trazem mais energia e motivação. Tudo aqui tem a verdadeira cara da Intelbras”, conclui.
A Paris Filmes, em parceria com a CCXP24, o maior festival de cultura pop do…
A Neo4j, referência em banco de dados e análise de grafos, anunciou que dobrou sua…
*Felipe Rossi, CEO da 4B Digital Na última década, a computação em nuvem assumiu…
Uma iniciativa inédita no Brasil acaba de definir Negrete como o primeiro influenciador do país…
Quem está esperando para comprar geladeira, micro-ondas e lavadora já pode aproveitar as promoções da…
Depois de celebrar o Dia da Toalha, símbolo da cultura nerd e geek, em parceria…