Categorias: EducaçãoTech News

Já está disponível o kit para a temporada SUPERPOWERED do Torneio de Robótica FIRST LEGO League

De cada 100 casas que acendem suas luzes no planeta todos os dias, 38 usam a energia gerada pelo carvão mineral, apontado como um dos responsáveis pela intensificação do efeito estufa e pelo agravamento do aquecimento global. Como resolver essa dependência dos combustíveis fósseis e como aproveitar as fontes renováveis de energia? Essas questões estão nas pautas da maioria dos governos e na cabeça de crianças e adolescentes que estão participando da temporada SUPERPOWERED da FIRST LEGO League. São alunos da educação infantil (3 a 6 anos) que disputam o torneio de robótica na categoria Discover; crianças do ensino fundamental anos iniciais (6 a 10 anos) que disputam a categoria Explore, ambas operadas no Brasil pelo Educacional, e alunos de 9 a 16 anos que participam da categoria Challenge, operada pelo SESI.

“São três categorias, mas o desafio é o mesmo”, adianta Jonatan Alan, operador das categorias Discover e Explore, operadas pelo Educacional, área de negócios dedicada à educação da Positivo Tecnologia que é responsável pela distribuição e venda do kit e outros elementos LEGO necessários para participar do torneio e cumprir as missões. Segundo ele, este ano a FIRST LEGO League está focado no desenvolvimento de projetos ligados a energia e os participantes são estimulados a explorar de onde ela vem e como é distribuída, armazenada e usada. Além disso, os alunos precisam construir e programar robôs para cumprirem desafios ligados ao tema. “As equipes vão colocar sua criatividade ‘superpoderosa’ para pensar um futuro energético inovador”, diz Jonatan.

O kit específico para a temporada SUPERPOWERED já está disponível para todas as categorias, custa R$ 3.599 (à vista+ frete), pode ser compartilhado entre as equipes e é composto por um mapa temático impresso e outros elementos LEGO necessários para a construção das missões a serem cumpridas com um robô autônomo. A categoria Discover, por exemplo, precisa, além do Discover Set específico desta temporada, de ao menos um STEAM Park, enquanto a categoria Explore precisa ter um Explore Set e ao menos um robô (SPIKE Essential ou WeDo). Já os alunos de escolas do Serviço Social da Indústria ou de outras instituições que participam da categoria Challenge operada pelo SESI, precisam do Challenge Set, nome oficial dos famosos tapetes do FIRST LEGO League, e pelo menos um robô (SPIKE Prime, EV3, NXT ou RCX). Além do mapa impresso (tapete) e de outros materiais LEGO®, as equipes dos programas contam com apoio de adultos que respondem como técnicos e responsáveis, sendo um técnico para os programas Discover e Explore e dois para a categoria Challenge.

Criado pela Fundação FIRST para incentivar a educação e o ensino da robótica nas escolas públicas por meio de competições saudáveis e trabalho em equipe, o FIRST LEGO League é um dos maiores torneios de robótica do mundo. A cada ano, é definido um tema diferente para o desafio, baseado em problemas do mundo real vivenciados por cientistas, pesquisadores, engenheiros e outros profissionais. Após o lançamento do desafio, professores e alunos têm um tempo para formarem suas equipes e se prepararem para a temporada. Nesta fase da temporada SUPERPOWERED, por exemplo, as equipes já estão se encontrando, elaborando os projetos de inovação (pesquisa científica e desenvolvimento de soluções inovativas), conversando com outras equipes e traçando estratégias.

“Agora, com a disponibilidade do mapa temático com a arena de competições e as missões do desafio SUPERPOWERED, tanto as esquipes das categorias Discover e Explore, operadas pelo Educacional, como as equipes da categoria Challenge, operadas pelo SESI, podem dar um passo a mais na temporada, prevista para terminar em julho de 2023, em um evento internacional”, completa Jonatan.


YRCamargo

Compartilhar
Publicado por
YRCamargo

Publicações Recentes

FEBRABAN TECH 2024 recebe 55 mil visitas em três dias e tem recorde de público

O FEBRABAN TECH recebeu um público recorde em sua edição de 2024, com 55 mil…

6 horas ago

Campanha sustentável ‘Go Green with Taiwan’ oferece premiação de US$ 20 mil

Em um esforço para construir um futuro mais sustentável e próspero junto à comunidade global,…

8 horas ago

Brasil Game Show anuncia ator protagonista de Red Dead Redemption 2 como convidado internacional

O ator e dublador norte-americano Roger Clark, que dá vida e voz ao protagonista do…

12 horas ago

Primeira temporada de XDefiant é lançada mundialmente

A Ubisoft acaba de anunciar o lançamento da primeira temporada de XDefiant, novo FPS gratuito…

12 horas ago

Antes do Galaxy Unpacked 2024, Samsung apresenta a próxima fronteira do Galaxy AI em cidades do mundo todo

Antes do Galaxy Unpacked de 2024, a Samsung lança uma campanha global em outdoors, em…

12 horas ago

Nova família motorola razr apresenta smartphone flip com a maior e mais inteligente tela externa do mercado, design icônico e poderosos recursos de IA

Vinte anos após o lançamento do revolucionário RAZR V3, a Motorola mantém sua essência icônica,…

5 dias ago