Os jogos mobile já se tornaram uma parte do dia a dia dos brasileiros e essa é uma tendência que vem crescendo até mesmo no pós-pandemia. Com a chegada do Dia Internacional do Gamer (29), a Adjust, plataforma de analytics de marketing mobile, revelou dados exclusivos que mostram que a instalação de aplicativos de games aumentou 24% no primeiro semestre de 2022, em comparação ao primeiro semestre de 2020, indicando que os usuários adotaram de vez essa forma de entretenimento.
Os brasileiros também passaram a juntar suas paixões quando o assunto envolve os games. Os jogos de música tiveram o maior crescimento de instalação no primeiro semestre de 2022, com aumento de 185% no número de downloads e de 109% das sessões, ou seja, o número de vezes que acessaram, neste primeiro semestre. Já os jogos de esportes também estiveram entre os preferidos, com destaque para os de corrida que atraíram a atenção dos usuários por mais vezes e garantiram o crescimento de 156% das sessões.
Os games de palavra, como cruzadinhas e caça-palavras, também se tornaram uma das principais opções de lazer para quem quer se distrair no celular, com alta de 94% no número de downloads. Esta é uma tendência que foi observada não só no Brasil, como também em outros países da América Latina. No México, por exemplo, as instalações de jogos de música cresceram em 477%, os jogos de caça-palavras em 111% e os de corrida em 108%, mostrando que as temáticas estão envolvendo cada vez mais os usuários da região.
Outro dado que chama a atenção é que janeiro de 2022 foi o mês com o maior número de instalações de aplicativos já registradas nos últimos dois anos, sendo um dos possíveis motivos para isso a época de férias escolares. Esse crescimento notável no número de instalações de aplicativos demonstra que, mesmo com a volta de opções de lazer em espaços físicos, os usuários não deixaram seus jogos preferidos de lado.
Um exemplo disso foi o jogo Garena Free Fire, que teve o Brasil como o segundo país com o maior número de downloads, aproximadamente 12% do total, enquanto a Índia lidera o ranking com 25,5%. No primeiro mês do ano, este foi o jogo mais baixado em todo o mundo, com 24 milhões de instalações.
A pesquisa da Adjust também indica que os jogadores baixaram 13% a mais de jogos em janeiro de 2022 do que em 2021 e o Brasil foi classificado como o terceiro maior mercado (atrás apenas da Índia e dos EUA), com 8,2% do total de instalações em todo o mundo. E as sessões nos aplicativos foram 15% superiores à média de todo o primeiro semestre de 2022.
Quando se trata dos tipos de jogos, em termos de share no mercado, os hipercasuais se tornaram os preferidos dos usuários, sendo opções simples de distração e sem níveis de dificuldade complexos, ao atrair, principalmente, pessoas que nunca jogaram antes. A categoria conta com 34% do total de instalações de jogos no Brasil, ficando à frente de jogos de ação (12%), quebra-cabeça (10%), simulação (10%) e casual (9%).
Outra opção que também não poderia faltar é o RPG. Sucesso nos anos 80, a categoria voltou a estar em alta, contando possivelmente com a influência trazida pela série Stranger Things. Nestes jogos, os usuários interpretam personagens e vão dando sequência a uma narrativa para atingir objetivos. Nas versões mobile, os jogadores costumam ficar por cerca de 46 minutos dentro dos aplicativos.
O Brasil é o sexto país do mundo com maior a média diária de tempo de jogo, sendo que 83% das pessoas consideram o smartphone como a melhor opção de dispositivo para jogar. Mais do que apontar o comportamento dos jogadores, os dados da pesquisa da Adjust mostram as principais tendências de mercado para o setor de games, que segue em crescimento exponencial e, cada vez mais, se consolida no Brasil.