O Educacional vai apresentar grandes novidades na Bett Brasil 2025, a edição deste ano da maior feira de educação da América Latina, que ocorre entre 28 de abril e 1º de maio, em São Paulo. Os principais destaques são a nova versão da Mesa Educacional, a primeira solução tecnológica brasileira que integra hardware, software, material concreto e realidade aumentada, e o novo kit LEGO Education Ciências, formado por conjuntos de blocos de montar pensados para acompanhar o desenvolvimento dos estudantes de forma progressiva, com experiências adequadas a cada faixa etária.
A nova versão da Mesa Educacional, desenvolvida pelo próprio Educacional, conta com a integração de recursos que tornam o processo de alfabetização ainda mais lúdico, interativo e moderno. Entre as novidades estão o design atualizado, uma câmera para reconhecimento facial, um software dedicado e mudanças para facilitar o transporte.
A solução segue com capacidade para atender até quatro alunos simultaneamente e mantém o módulo e os blocos já conhecidos, mas agora integra rodinhas em suas bases, está menor e mais moderna. Os seus recursos tradicionais para inclusão, como regulagem de altura e realidade aumentada continuam presentes, agora com mais tecnologia envolvida. Além disso, a solução passa a ter um software dedicado, com um novo menu no formato carrossel proporciona uma melhora na experiência do usuário, e torna a navegação mais intuitiva e adequada a ambientes educacionais.
O público da Bett Brasil 2025 também poderá ver em primeira mão o novo kit LEGO Education Ciências, uma solução projetada para atender alunos do 1º ao 9º ano e que tem como objetivo transformar o ensino de ciências por meio de experiências práticas, que conectam tecnologia e experimentação em sala de aula. O Educacional, como distribuidor oficial da LEGO Education no Brasil, irá distribuir a solução a partir do segundo semestre deste ano.
Além disso, o Educacional apresenta novidades da Robotis, solução que une plataforma digital e conjuntos LEGO Education em um projeto completo de robótica educacional. A partir de conjuntos estruturados por etapa escolar, ele oferece formação continuada para professores, planos de aula e suporte técnico e pedagógico. A Robotis é baseado na metodologia “Learning Through Play” e no modelo de ensino 5E’s (Engajar, Explorar, Explicar, Elaborar e Avaliar), e promove o desenvolvimento de habilidades de programação, codificação, pensamento computacional e competências socioemocionais, para todo o Ensino Fundamental.
Outra solução do Educacional presente na feira é o Aprimora, a primeira plataforma brasileira focada em estudantes de língua portuguesa e matemática a utilizar inteligência artificial generativa. A experiência de aprendizagem gamificada e imersiva tem um chat integrado, com tecnologia GPT, batizado como “MARIA” (Módulo de Assistência Remota com Inteligência Artificial). Ela atua como uma assistente virtual dedicada a apoiar os alunos na resolução de questões diversas, no esclarecimento de dúvidas e na personalização do conteúdo.
“A Bett Brasil é um importante ponto de encontro da educação do país e uma oportunidade única de troca com educadores, gestores e especialistas que estão moldando o futuro da educação no Brasil”, diz Martin Oyanguren, CEO do Educacional. “Participar da feira nos possibilita entender os rumos e tendências do setor, apresentar nossas soluções e contribuições, além de construir parcerias estratégicas.”