Latam Retail Show reúne 6 mil profissionais para debater o futuro do setor varejista e de consumo

Para debater o futuro do setor varejista e hábitos de consumo no Brasil e no Mundo, 230 palestrantes nacionais e internacionais discutiram durante o mais importante evento de varejo e consumo B2B da América Latina, a 7ª edição do Latam Retail Show realizado entre os dias 13 e 15, no Expo Center Norte. Mais de seis mil pessoas puderam apreciar mais de 100 horas de conteúdo pagos e gratuitos, entre espaços de inovação, fóruns, palestras e painéis com especialistas, distribuídos em mais de 14.000m². Encerramento teve a premiação do NPS Awards – Edição Varejo e show do grupo Divazz Trio, as vocalistas do programa Altas Horas (de Serginho Groisman).

Nesta edição, além da programação diversificada, os participantes conseguiram assistir a transmissão de forma online, além de conhecerem os resultados de oito pesquisas inéditas. Temas como ecossistemas de negócio, comportamento do consumidor, e-commerce, metaverso, lojas físicas, unified commerce, liderança e tecnologia foram debatidas ao longo dos três dias.

“Reunir líderes que inspiram líderes do varejo com ideias, cases, visões e pesquisas é nossa maneira de continuarmos contribuindo para o desenvolvimento e profissionalismo dos setores que atuamos há 34 anos”, destaca o diretor-geral e fundador da Gouvêa Ecosystem, Marcos Gouvêa.

O espaço Expo trouxe 100 marcas que apresentaram o que há de mais tecnológico, atual e disruptivo no mercado, além do Foodbiz Summit, do Instituto Foodservice Brasil (IFB) e do 2º Fórum IDV Desenvolvendo o ESG no Varejo e no Consumo, do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), com a divulgação da pesquisa inédita: Impacto do ESG nas Decisões dos Consumidores.

Destaque também para o Restaurante do Futuro, um lugar para debater e conhecer as tendências e inovações voltadas para a área da alimentação, e o Espaço Campus Party, área focada em inovação, experiência e tecnologia aplicadas à realidade do varejo.

Palestras com nomes nacionais e internacionais

Um dos principais atrativos do Latam Retail Show foram as palestras com nomes nacionais e internacionais. Ao todo, foram 230 palestrantes, trazendo conteúdo de valor aos participantes.

Com a temática “o Brasil que temos e o Brasil que queremos”, o ministro da Economia Paulo Guedes afirmou que o PIB pode crescer até 3% neste ano. Sua palestra abordou projetos e iniciativas para alavancar a economia brasileira para os próximos anos.

Além dele, outros palestrantes destaques foram o presidente e CEO da NRF (maior entidade de varejo do mundo), Matthew Shay, o presidente e CEO do Wallmart México, Guilherme Loureiro; Steve Dennis, autor do best-seller “Remarkable Retail: How to Win & Keep Customers in the Age of Disruption” e considerado por várias organizações como um dos principais influenciadores de varejo global; Marcos Troyjo, presidente do BRICS; Ravi Bagal, head global de Indústria de Consumo da Amazon Web Services, a presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano; o CEO da Nestlé do Brasil, Marcelo Belchior, e Daniel Mendez, CEO da Sapore.

Pesquisas inéditas do setor

Os participantes do evento tiveram ainda o privilégio de conhecerem, em primeira mão, os rumos do mercado varejista nacional e mundial, com debates sobre os principais insights dos levantamentos realizados e reports na íntegra.

Ao todo, foram divulgadas oito pesquisas: O Consumidor do Amanhã no Admirável Mundo Novo (Mosaiclab e Offerwise), Impacto do ESG nas Decisões dos Consumidores (Mosaiclab e IDV – Instituto de Desenvolvimento do Varejo); A nova jornada de Compra Omnichannel (Globo); A visão dos líderes sobre o futuro do varejo e Transformação da realidade (Mosaiclab); O futuro das inovações – 2024 (WGSN); Plant Based: A revolução do Mercado de Alimentos & Bebidas (Toluna e Gouvêa Foodservice); Cases internacionais de Sustentabilidade no varejo (Ebeltof) e NPS Awards – Varejo (Solucx).

Além disso, a própria Mosaiclab ainda apresentou o resultado de um estudo dentro de seu painel, chamado Retail Tech Trends.

Novo modelo de restaurantes para o futuro

Iniciativa coordenada pela Gouvêa Foodservice, empresa especializada em consultoria em foodservice e membro da Gouvêa Ecosystem, o Restaurante do Futuro foi uma das apostas tecnológicas e novidades para o público. O espaço modelo proporciona uma experiência imersiva com cardápio interativo, câmera para leitura das expressões faciais, atendimento robotizado, mesa de jogos especial para crianças, dispositivos autônomos, jogo interativo para ampliar a diversão e experiência para adultos e muito mais.

Com relação a alimentação, o Restaurante do Futuro oferecerá produtos artesanais, autorais, de marcas renomadas, tradicionais ou plant based respondem a multiplicidade de desejos desse momento polarizado na vida dos consumidores.

Plataforma de impacto social

Com a missão de consolidar o varejo como ambiente pautado por boas práticas, a Gouvêa Ecosystem lançou, durante o Latam Retail Show, a TODOSIM, sua plataforma de impacto social, cujo propósito é reverter todo o resultado da operação a entidades que atuam com foco social.

A iniciativa conta com a parceria de instituições reconhecidas por seus trabalhos sociais, tais como Amigos do Bem, Gerando Falcões e PolvoLab, dando amplitude ao mix de produtos à disposição.

A TODOSIM será operacionalizada por meio de lojas convencionais, quiosques, lojas pop ups (todos franqueáveis) e e-commerce, com o intuito de dar escala a diferentes negócios que têm por finalidade reverter ganhos às populações mais expostas socialmente.

Prêmio Líder que Inspira Líderes

Após o último painel de debates do Latam Retail Show, Artur Grynbaum, vice-presidente do Conselho do Grupo Boticário, recebeu o prêmio “Líder que Inspira Líderes” das mãos da Luiza Helena Trajano, Presidente do Conselho de Administração Magazine Luiza. Todos os anos, o evento homenageia um executivo do varejo cuja carreira tenha sido de destaque e que promove o setor.

Premiação com categoria Varejo

Durante o evento, foi divulgado a premiação NPS AWARSDS 2022, que reconheceu as empresas com o melhor NPS do Brasil e neste ano teve a edição especial para o VAREJO. O levantamento realizado com os consumidores e contou com avaliações em 17 segmentos do varejo e consumo como “Food Service”, “Varejo Alimentar”, “Casa e Decoração”, “Beleza e Cosméticos”, “Malls”, entre outros.

Abaixo a lista completa de vencedores:

Aplicativos de Delivery – Zé Delivery

Artigos Esportivos – Decathlon

Atacado e Atacarejo – Assaí Atacadista

Beleza e Cosméticos – O Boticário

Cafeterias, Sorveterias e Sobremesas – Cacau Show

Calçados e Acessórios – Adidas Store

Conveniência e Mini Mercados – Americanas

Drogarias – Drogaria São Paulo

Eletro, Móveis e Decoração – Magazine Luiza

Marketplaces – Amazon

Materiais de Construção – Leroy Merlin

Óticas – Chilli Beans

Pet – Petlove

Restaurantes – Coco Bambu

Shoppings – Salvador Shopping (BA)

Supermercados – Supermercados Guanabara

Vestuário – Calvin Klein


Garanta já o FIFA 23

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.