A partir do dia 26 de maio de 2025, entra em vigor, de forma educativa e orientativa, a atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A nova versão exige que os fatores psicossociais – como estresse, assédio e sobrecarga de trabalho – sejam incorporados na análise de riscos ocupacionais. A obrigatoriedade está prevista para 2026, mas algumas empresas já vêm se antecipando às mudanças, como é o caso da Leega Consultoria.
Com mais de 20 anos de atuação em tecnologia e outsourcing, a Leega sempre colocou o cuidado com a saúde mental dos colaboradores como prioridade. A empresa, reconhecida por três anos consecutivos pelo Great Place to Work (GPTW) como uma das melhores empresas de TI para trabalhar, realiza ações contínuas para promover um ambiente saudável e equilibrado.
“Promover um espaço seguro, acolhedor e de escuta ativa não é apenas um diferencial, é um compromisso com a qualidade de vida de cada pessoa que faz parte do nosso time. Sabemos que emoções impactam diretamente a produtividade, a criatividade e, principalmente, as relações humanas. Por isso, investimos em iniciativas que incentivam o cuidado com a saúde mental, a empatia e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Cuidar das pessoas representa o caminho para construir um contexto mais humano e sustentável”, afirma Elaine Bernardes, diretora de Gente da Leega Consultoria.
Iniciativas que fazem a diferença
A Leega mantém parcerias com organizações especializadas em suporte psicológico e desenvolve programas voltados à qualidade de vida, além de promover atividades que fortalecem o vínculo entre os colaboradores e suas famílias. Um exemplo é o evento ‘Ride & Fun’, realizado em áreas verdes de São Paulo, que reúne caminhada e esportes sobre rodas como bicicleta, patins e skate, promovendo integração e bem-estar. Em outubro de 2024, a empresa também realizou o ‘Run & Fun’, com corrida e caminhada para incentivar a prática de atividades físicas.
Para Elaine Bernardes, o cuidado emocional não se limita às exigências legais, mas está alinhado ao propósito da empresa de construir um ambiente de trabalho mais humano. “Nosso compromisso não se limita a medidas pontuais. Nosso objetivo é evoluir constantemente, oferecendo programas e iniciativas que façam sentido na vida de cada colaborador, porque acreditamos que gente cuidando de gente é o que constrói uma cultura forte, saudável e sustentável”, reforça.