Lenovo inaugura laboratório de P&D na fábrica de Indaiatuba

A Lenovo inaugurou seu novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na fábrica em Indaiatuba, em São Paulo. O novo laboratório reforça o compromisso da companhia com a inovação tecnológica e o desenvolvimento de soluções avançadas no Brasil, consolidando a atuação da empresa na indústria brasileira de tecnologia e na transformação digital.

O laboratório foi projetado para ser um hub de inovação, onde serão desenvolvidas soluções de ponta, com foco em inteligência artificial, automação e novas abordagens para o design dos produtos Lenovo. Equipado com uma infraestrutura de ponta para o desenvolvimento de hardware e software, o espaço tem capacidade para acomodar até 80 profissionais. Atualmente, a equipe conta com cerca de 79 colaboradores, incluindo Arquitetos de Software, Especialistas em Cybersegurança, Testes, Design, Desenvolvimento, Inovação e IA, além do time responsável pela gestão dos 41 projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da Lenovo no Brasil. Alguns dos softwares desenvolvidos no laboratório brasileiro já estão presentes em mais de 800 milhões de PCs Lenovo ao redor do mundo, atendendo à base global de clientes ativos da marca.

“O Brasil é um mercado estratégico para a Lenovo, não apenas pela sua dimensão, mas pela riqueza de talentos e mentes inovadoras que encontramos aqui. Com o novo Centro de P&D, queremos fortalecer ainda mais nossa presença no país, aproveitando essa criatividade e capacidade técnica para desenvolver soluções que farão a diferença globalmente”, ressalta Hildebrando Lima, diretor de P&D da Lenovo. “Estamos investindo em um ecossistema que coloca o Brasil no centro de grandes inovações tecnológicas, mostrando que daqui podem surgir as ideias que irão moldar o futuro da tecnologia em todo o mundo”.

Para a inauguração foi realizado um evento solene na própria fábrica em Indaiatuba, onde reuniu os executivos Ricardo Bloj, presidente da Lenovo Brasil, Lissandra Shiramizu, Diretora de Operações, Hildebrando Lima, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, e funcionários da empresa. Também estavam presentes os convidados especiais dos Governos Estadual, Federal e Prefeitura de São Paulo. Entre eles, o Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Vahan Agopyan; o Prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar; além do representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Guilherme Correa, Coordenador Geral de Tecnologias Digitais, e o diretor geral do Instituto Federal de São Paulo – Campos Salto, Edilson Bueno.

“A Lenovo é uma empresa que está, decididamente, investindo em desenvolvimento e inovação no Estado de São Paulo. Essa iniciativa é a consolidação de um trabalho que passou pela participação no IPT Open. Ter um centro de pesquisa e desenvolvimento de uma empresa de destaque como a Lenovo no nosso Estado é motivo de orgulho. E temos certeza de que, muito mais do que os empregos ofertados, o investimento em conhecimento fortalecerá o desenvolvimento econômico do Estado”, comemora o secretário Vahan Agopyan.

Para o prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar, “é muito satisfatório ver empresas do porte da Lenovo, que escolheram nossa cidade para se instalar, falar de investimentos, de tecnologia, de se preparar para o futuro. De certa forma, nos sentimos parte dessa história de sucesso que eles estão construindo, e isso é muito gratificante. Enquanto a companhia se desenvolver, se destacar no mercado, e oferecer emprego e renda para nosso município, saibam que a Administração Municipal trabalhará para retribuir com infraestrutura de serviços, com formação de mão de obra qualificada e qualidade de vida para os colaboradores da empresa que vivem aqui. Na verdade, a relação da Lenovo com o município pode ser definida como uma parceria, e é exatamente assim que nos colocamos à disposição dela.”, complementa.


Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.